TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INDICAÇÃO DE COLECISTECTOMIA POR COLELITÍASE

Por:   •  18/11/2022  •  Artigo  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 7

Página  de

INDICAÇÃO DE COLECISTECTOMIA POR COLELITÍASE - RELATO DE CASO

Ana Clara Barros de Oliveira, Anna Beatriz Gonçalves de Sena, Cinthia Caetano Marques, Danyelle Sabrinne de Sales Pereira, Dhully Ferreira Reis, Dienifer Alves de Araujo, Emanuela Dias da Silva, Hemelly Silva Peixoto, Jonas Vieira Costa, Marizelli Cardoso de Andrade, Marlucia Borges Gonçalves, Nicolle de Freitas Carvalho, Rubiana Iara José Firmino, Sandy Gabriela Pereira, Vitor Spencer Silva Costa, Vythória Isabelle Guimarães dos Reis

RESUMO

A colelitíase é a patologia mais frequente do trato biliar e demonstra maior incidência no sexo feminino. Se caracteriza pela formação de cálculos na vesícula biliar, que ocorrem quando há excesso de produção de colesterol e os sais biliares, podendo ter formas assintomática, sintomática, e complicada, muitas vezes necessitando de intervenção cirúrgica em seu tratamento. O procedimento de retirada da vesícula biliar é um método cirúrgico utilizado à mais de um século e vem recebendo grandes inovações tecnológicas nas últimas décadas, principalmente em função do acesso a via biliar principal. A operação pode ocorrer tanto por meio tradicional quanto por videolaparoscopia, método mais utilizado atualmente. O objetivo do presente estudo é fazer um breve levantamento sumarizando informações teóricas das principais bases e artigos publicados sobre a colelitíase, bem como analisar o quadro clínico de paciente em fase pré-operatória, em busca da compreensão do caso e indicação cirúrgica.

Palavras chave: colecistectomia, vesícula biliar, doenças biliares, pancreatite, colelitíase.

ABSTRACT[pic 1]

Cholelithiasis is the most frequent pathology of the biliary tract, and shows a higher incidence in females. It is characterized by the formation of stones in the gallbladder, which occur when there is excess production of cholesterol and bile salts, and may have asymptomatic, symptomatic, and complicated forms, often requiring surgical intervention in their treatment. The gallbladder removal procedure is a surgical method used for more than a century, and has been receiving great technological innovations in recent decades, mainly due to the access to the main bile duct. The operation can be performed either by traditional means or by video laparoscopy, the method most used today. The objective of the present study is to make a brief survey summarizing theoretical information from the main bases and published articles on cholelithiasis, as well as to analyze the clinical picture of a patient in the preoperative phase, in search of understanding the case and surgical indication.

Keywords: cholelithiasis, gallbladder, biliary diseases, pancreatitis, cholecystectomy.

1.INTRODUÇÃO

A colelitíase é caracterizada pela presença de cálculos internos na vesícula biliar, o que resulta em um processo inflamatório. De longe, é a patologia envolvendo cálculos e árvores biliares mais comum, dados de estudos epidemiológicos apontam incidência rara em crianças, lactantes e adolescentes, aumentando a frequência gradualmente a cada década de idade após os 40 anos. Tem ligeiro fator de prevalência em etnia caucasiana e asiática, sexo feminino, pessoas de meia idade ou idosos, gestantes e multíparas. (FANTIN, 1977; GOLDMAN L e AUSIELLO D, 2011; MARTINS MA, 2016).

Podem ser considerados fatores de risco importantes: a obesidade, onde o paciente pode relatar abrupta perca de peso; e outras agravantes como uso de anabolizantes; histórico de ocorrência familiar em primeiro grau; cirrose; diabetes, sedentarismo e outros (GOLDMAN L e AUSIELLO D, 2011; TOWSEND, 2010).

O quadro de colelitíase pode aparecer de três formas: sintomática, assintomática e complicada. Na forma assintomática muitas vezes é encontrada incidentalmente através da investigação de outra patologia, na sintomática frequentemente aparecem sinais como dor no quadrante abdominal superior direito e icterícia. Sintomas isolados como desconforto após refeições, flatulência e náusea, e dor que não seja no hipocôndrio D, não caracterizam colelitíase. Na forma complicada pode ocorrer colecistite aguda, íleo biliar, e até mesmo câncer de vesícula, necessitando de pronto atendimento devido ao risco de vida (SHERLOCK, 1998; DANI, 1998). 

As suspeitas de diagnóstico da colelitíase aparecem através da história clínica, que avalia a sintomatologia por meio de uma anamnese detalhada, realçando suspeita se existir cólica biliar; Exame físico por meio de palpação podendo ser encontrada contratura acompanhada de dor no Hipocôndrio D, dor intensa na região cística e arredores, entre outros sinais que podem estar associados ou não a colelitíase (GALVÃO, 1977; GIULIANO, 1988).

Por fim a confirmação do diagnóstico acontece através de exames laboratoriais de imagem, sendo a ultrassonografia (USG) abdominal o método mais utilizado com maior sensibilidade e especificidade > 90%. O único tratamento definitivo para colelitíase é a colecistectomia, sendo recomendada para maioria dos pacientes sintomáticos (SANTOS, 2008).

O objetivo desse estudo é relatar um caso de paciente acometido pela patologia, observar o quadro clínico do ponto de vista literário e discutir quanto as condutas realizadas em seu diagnóstico e tratamento.

2.METODOLOGIA

Trata-se de um relato de caso com embasamento da literatura publicada, na primeira etapa foram realizadas buscas norteadoras indicando a patologia nas bases de dados SciELO Brasil (Scientific Electronic Library Online), Os dados foram pesquisados na base de dados da BVS, LILACS (Literatura Latino - Americana e do Caribe em Ciência da Saúde), MEDLINE (Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica) e em periódicos internacionais, utilizando-se os seguintes descritores: colelitíase, vesícula biliar, doenças biliares, pancreatite, colecistectomia.

Na segunda etapa foram selecionados vários artigos utilizando os mesmos descritores e sintetizadas as informações para realização do trabalho, em seguida foram analisados os títulos, em seguida o resumo, e se pertinentes analisava-se o desenvolvimento completo.

Após a pesquisa de embasamento teórico, foi inserido o relato de caso, seguido de discussão fundamentada na pesquisa e conclusão.

3.RELATO DE CASO

L.R.A, 54 anos, sexo feminino, sem filhos, apresenta histórico de cólica biliar com início em 26/08, realizada USG em 26/08 que confirmou quadro de colelitíase. No dia 03/09 foi admitida no Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL), consciente, orientada, deambulando. Realizado procedimento Colangiopancreatografia (CPRE) no dia 09/09/22 após Tomografia confirmar que o cálculo estava no ducto. Paciente ictérica, diurese presente, eliminações fisiológicas presente, nega alergias. Edemas MMII e MMSE, aceita parcialmente a dieta, soroterapia em curso em MSE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com