TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Implantação hospital-modelo dentro da hotelaria hospitalar

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.751 Palavras (12 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Pólo Porto Alegre/ Cavalhada

Relatório

Tecnologia em GESTÃO HOSPITALAR (PROINTER I).

Tema: Implantação hospital-modelo dentro da hotelaria hospitalar

PROFESSOR EAD:

TUTOR PRESENCIAL:

TUTORA A DISTÂNCIA:

PORTO ALEGRE/RS

2014


 

SUMÁRIO[pic 2]

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO

 O tema deste trabalho refere-se à implantação hospital-modelo dentro da hotelaria hospitalar como um diferencial no setor de saúde.

A hotelaria hospitalar é uma nova tendência que agrega tecnologia, ciência, conforto e segurança na hospitalidade, oferecendo qualidade, valor e satisfação para o cliente.

A segmentação deste setor tem a função de contribuir no aprimoramento do sistema hospitalar.

Os hospitais são instituições que necessitam de uma boa estrutura física e humana menos traumática ao paciente, sendo acolhedora, confortável e hospitaleira com o intuito de reduzir o sofrimento da dor e fragilidade dos enfermos.

Mas para ter um serviço diferenciado nos hospitais é necessário implantar a hotelaria hospitalar, e cuidar com qualidade e eficiência.

A administração hospitalar tem seu foco em aprimorar e aperfeiçoas os itens descritos ao longo deste trabalho para mudar a mentalidade e o comportamento dos funcionários, colaboradores e terceirizados.

Investir em conforto, infraestrutura, serviços e nos treinamentos é humanizar. A hotelaria hospitalar é um conjunto de serviços e procedimentos, que visam aumentar o conforto do paciente e seus familiares, tanto na arquitetura, quanto em instalações, equipamentos e recursos humanos.

O objetivo deste trabalho é enfatizar a necessidade de atuar nessa área com foco no enfermo e em seus familiares, funcionários, profissionais de saúde, administradores e voluntários.


  1. DESENVOLVIMENTO

A Hotelaria Hospitalar tem por objetivo aumentar o conforto de pacientes e seus familiares, humanizando o atendimento prestado no hospital, para que o paciente tenha uma estada agradável, com uma equipe ávida a lhe servir e especializada.

Hospital não deve lembrar como um ambiente de frio, de dor e medo onde os pacientes tratam as doenças, mas sim um lugar onde os clientes são cuidados e atendidos pois estas pessoas estão fragilizadas precisam de atenção, conforto, comodidade e ser bem tratadas.

A competitividade das instituições de saúde necessita de uma prestação de serviços de qualidade, com ambientes acolhedores, decorados, com bom cheiro, limpeza impecável e cama bem estendidas.

Primeiramente entendemos o problema, logo após foi realizada a primeira etapa, a pesquisa bibliográfica embasada em BOERGER (2005). Com a pesquisa elaboramos o embasamento teórico com foco na estrutura, segurança, dieta de cada paciente, higienização.

A pesquisa bibliográfica teve como finalidade colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que há de publicações sobre o assunto investigado.

Em seu trabalho, BOERGER (2005) também apresenta definições e aspectos da importância dos serviços de hotelaria prestados por uma instituição hospitalar para o público atual. Aponta departamentos prováveis de serem incorporados à dinâmica da hotelaria hospitalar.

Utilizando o método qualitativo é possível alcançar uma compreensão sobre as questões abordadas a respeito da hotelaria hospitalar e entende-se que a melhor maneira de começar a implantação deste é projeto é através de estudos de caso com coleta de dados.

A história demonstra que “hotéis e hospitais originam-se do mesmo tipo de empreendimento: albergues que abrigavam viajantes e peregrinos que viajavam de povoado a povoado e recebiam também enfermos” (BOERGER, 2005, p.19).

Os hotéis e hospitais tem algumas características em comum são formas de hospedagens. Mas a nova tendência do mercado hospitaleiro requer a readequação dos conceitos e dos serviços oferecidos com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade serviços oferecidos nos hospitais e conforme Boerger (2005, p.24) a globalização e a responsável pela adequação:  

Com a globalização, as mudanças no comportamento e nos valores dos clientes constituíram um fator crítico para que eles se tornassem cada vez mais exigentes por possuírem mais experiência, serem mais independentes, difíceis de contentar e cada vez mais preocupados com a qualidade.

As mudanças fazem parte do gerenciamento das organizações, pois a competitividade necessita de uma nova realidade de mercado e para se manter competitivo é necessário oferecer produtos e serviços que atendam necessidades dos clientes.

As empresas não buscam apenas atender aos clientes mas principalmente garantir seu espaço no mercado de trabalho exigente, prestando serviços de qualidade, oferecendo ambientes agradáveis, confortáveis e funcionais no setor hotelaria hospitalar, aliado ao conhecimento técnico.

O paciente começou a questionar e sentir necessidade de que a empresa hospitalar lhe oferecesse não só a cura ou o tratamento, como também a segurança, o conforto e, principalmente, seu bem-estar, de sua família e seus visitantes (BOERGER, 2005, p. 24).

Devido a esta necessidade foi necessária a readequação:

Entende-se, aqui, hospitalidade como característica primordial para o sucesso de qualquer empreendimento hoteleiro haja vista que o conceito de hospitalidade denota o “ato ou efeito de hospedar, ou, ainda bom acolhimento, liberalidade, amabilidade e afabilidade no modo de receber os outros” (BOERGER, 2005, p. 54).

O Boerger (2005, p. 55) diz que a “hotelaria não é sinônimo de luxo, mas de conforto e qualidade acima de tudo”, já que os pacientes de um hospital irão se hospedar e cuidar da saúde e os hospitais a fim de se modernizar devem aplicar e adaptar os conceitos de hotelaria nos ambientes hospitalares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (41.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com