TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Educação Em Saúde No Trabalho Do Profissional De Enfermagem

Por:   •  19/1/2024  •  Projeto de pesquisa  •  2.431 Palavras (10 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Londrina

2021


 [pic 6]

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO TRABALHO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM

Projeto apresentado ao Curso de Enfermagem da Instituição Unopar.

Orientador:


Londrina

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        Erro! Indicador não definido.4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5 METODOLOGIA        12

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        13

REFERÊNCIAS        14

1 INTRODUÇÃO

Há diversos meios para que o profissional de enfermagem possa utilizar a prática educativa para melhorar seus conhecimentos na área em que atua e isto varia desde recursos audiovisuais até palestras e congressos, onde o mesmo possa adquirir novos conhecimentos, contudo, a efetividade dessa ação só depende da criatividade de cada um para sua execução.

Na prática, por meio de sua função, isso ocorre diariamente no atendimento aos indivíduos que procuram por seus serviços, onde a pessoa atendida expõe suas experiências e problemas realizando uma troca de conhecimentos com o profissional, onde cria uma interação maior entre o paciente e o enfermeiro (GONÇALVES E SOARES, 2010).

Para Ramos (2001), modificar a formação sem, concomitantemente, alterar as práticas de saúde, torna-se necessário a compreensão da natureza da tarefa em saúde e suas peculiaridades, a conformação dos diversos disposições tecnológicas submergidas em sua produção e os distintos compromissos políticos e éticos que estes aludem.

1.1 O PROBLEMA

Até que ponto o desenvolvimento da educação em saúde pode auxiliar o profissional de enfermagem no exercício de suas funções diárias?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Este artigo tem o objetivo geral de apresentar a importância do profissional de enfermagem laborando como educador de profissionais da área da saúde, que operam em dependências hospitalares, descrevendo necessidades, definições, assim como apresentando a educação no campo da saúde.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

 

  1. Apontar características do profissional de enfermagem e as características históricas da educação em saúde;
  2. Destacar a relevância do profissional de enfermagem como instrutor de saúde;
  3. Demonstrar como a educação em saúde na enfermagem pode auxiliar no atendimento junto à comunidade;

3 JUSTIFICATIVA

Há diversos meios para que o profissional de enfermagem possa utilizar a prática educativa para melhorar seus conhecimentos na área em que atua e isto varia desde recursos audiovisuais até palestras e congressos, onde o mesmo possa adquirir novos conhecimentos, contudo, a efetividade dessa ação só depende da criatividade de cada um para sua execução.

Esta pesquisa é justificada pela grande importância da inserção do profissional de enfermagem nas redes de saúde, onde, torna-se necessário à formação de profissionais com maior capacidade, aprimorando seu desempenho em ações educacionais designados à melhoria da saúde e qualidade de vida de seus usufrutuários.


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O trabalho do enfermeiro nas ações educativas referente aos cuidados com a saúde é um trabalho de grande importância para a comunidade em que está inserido; estas ações vão desde cuidados individuais, quanto coletivos, de prevenção ou de aspectos curativos. Contudo, faz-se necessário compreender alguns aspectos que embasam esta temática.

Smeke e Oliveira (2001) destaca que, em seu regime histórico, a educação em saúde, no Brasil, obteve momento primórdio no final dos séculos XIX e começo do XX. Ocorreu devido às necessidades de domínio sobre as epidemias da época como peste, varíola, tuberculose, febre amarela, dentre outras diversas, tendo em vista que estas ocasionavam grandes transtornos para a economia da agropecuária e exportadora. As práticas iniciais sistemáticas de educação em saúde se voltavam, sobretudo, para as categorias subalternas e destacavam-se pela característica de autoritarismo, com cominação de preceitos e de medidas de urbanização e saneamento com o amparo da cientificidade. Uma grande ocorrência deste momento foi a polícia sanitária, comandada por Osvaldo Cruz, que aplicou recursos como a vigilância sobre atitudes e moralidade dos pobres e vacinação compulsória com o intuito de controlar a disseminação de patologias.

A educação em saúde, para Buss (2000), se implanta no aspecto da atuação do profissional, como meio, para estabelecer um relacionamento dialógico-reflexivo entre o cliente e o profissional de enfermagem; onde o usuário procure conscientizar-se sobre sua situação de bem-estar/patologia e compreenda-se como sujeito principal de transformação de sua vida própria. Institui ferramenta para a promoção da qualidade de vida de pessoas, através da articulação de conhecimentos não só técnicos, mas também populares, de iniciativas públicas e privadas, de recursos institucionais e comunitários, excedendo a conceituação biomédica de assistência à saúde e envolvendo multideterminantes do processo qualidade de vida/doença/cuidado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (144 Kb)   docx (55.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com