TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Profissional Enfermeiro No Processo Saúde E Doença

Por:   •  14/3/2023  •  Resenha  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2][pic 3]

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO NO PROCESSO SAÚDE E DOENÇA

Lisa Lopes Martines1

O processo saúde-doença é uma expressão utilizada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a sáude e a doença de um indivíduo. A saúde é um direito social, é o bem-estar físico, mental e social e a doença é um conjunto de sintomas e sinais que podem afetar o bem-estar do paciente.

Os enfermeiros são essenciais dentro do sistema de saúde, são eles que estão presentes durante todo o tratamento de pacientes: desde o momento da entrada até o de alta e muitas vezes também fora do ambiente hospitalar.

O papel do enfermeiro é reconhecido pela capacidade e habilidade de compreender o ser humano como um todo, pela integralidade da assistência à saúde, pela capacidade de acolher e identificar-se com as necessidades e expectativas dos indivíduos e famílias, pela capacidade de acolher e compreender as diferenças sociais, bem como, pela capacidade de promover a interação e a associação entre os usuários, a equipe de saúde da família e a comunidade. A enfermagem se aproxima, se identifica e procura criar uma relação efetiva com o usuário, independentemente das suas condições econômicas, culturais ou sociais, ou seja, busca otimizar as intervenções de cuidado em saúde de modo que integre e contemple tanto os saberes profissionais quanto os saberes dos usuários e da comunidade.

[pic 4]

1 Discente do curso de Enfermagem da Faculdade Santíssimo Sacramento (FSSS) apresenta uma contextualização como requisito de nota parcial da disciplina de Ética e Bioética para a Enfermagem, sob orientação da professora Karla Florence Palma de Oliveira Santos, no semestre 2023.1.

REFERÊNCIAS

https://www.scielosp.org/article/csc/2012.v17n1/223-230#:~:text=O%20papel%20do%20enfermeiro%20%C3%A9,acolher%20e%20compreender%20as%20diferen%C3%A7as 

https://zellosaude.app/voce-ja-ouviu-falar-em-processo-saude-doenca-saiba-como-ele-impacta-sua-vida/ 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com