TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional I: Processos Gerenciais e Matemática

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.888 Palavras (12 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO JOINVILLE UNIDADE 1

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DESAFIO PROFISSIONAL

Processos Gerenciais e Matemática

TUTOR Presencial Estela Wernke

ROSANGELA C. BATISTA        RA 0192587696        nani.bat@gmail.com

ELAINE MIRIAM LORENZI        RA 1691327395        elaine.lorenzi@britania.com.br

PATRICIA BIANCA EGGERT        RA 1600420624        pa.ty.37@hotmail.com

JOINVILLE / SC

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        3
  2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        5
  3. PLANO DE CAPACITAÇÃO/DESENVOLVIMENTO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO E TÁTICO        7
  4. PLANO DE CAPACITAÇÃO/DESENVOLVIMENTO E MOTIVAÇÃO PARA O NÍVEL OPERACIONAL        10
  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        13
  6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho, chamado de Desafio Profissional, tem como objetivo gerar a oportunidade da aplicação dos conhecimentos das disciplinas norteadoras Gestão de Processos e Matemática, através da simulação de uma contratação para gestão administrativa da empresa Hoterdan Hipermercado.

O Desafio consiste em um cenário aonde, após uma análise de oito semanas, uma empresa de consultoria em gestão administrativa gerou um relatório de 180 páginas aonde entrevistaram todos os colaboradores, do presidente ao operacional, relatando uma das principais conclusões:

“Desde sua fundação, a empresa segue uma política de promoções internas, seguindo frequentemente indicações e ligações políticas. O principal critério aparentemente é a competência técnica, tanto nos níveis superiores como inferiores. Não é raro encontrar diretores e gerentes de nível intermediário nas áreas operacionais examinando e comentando problemas técnicos. Desta forma, infelizmente, sobra pouco tempo para gerenciar. Na realidade, as funções gerenciais como planejamento, organização e controle praticamente não recebem atenção. A empresa necessita de um influxo de pessoas externas para a administração, que deem menos atenção aos aspectos técnico e mais ao lado gerencial.”

A partir deste resultado e levando em consideração a necessidade de aumento de lucro, já que há quatro trimestres consecutivos, apesar das vendas terem sido boas os custos estavam fora de controle, o Hoterdan Hipermercado resolveu realizar processo seletivo para contratação de Diretor Administrativo e de Projetos.

O aluno como Diretor Administrativo e de projetos terá que elaborar um plano de ação baseado na ênfase, teoria e enfoque da TGA (Teoria Geral da Administração).

Alguns passos serão utilizados para desenvolver este desafio:

  • Definir uma estrutura organizacional condizente com a atividade econômica da empresa (varejo de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos).
  • Elaborar um plano de capacitação e desenvolvimento para os “Diretores e Gerentes”, visando melhor eficácia gerencial, desenvolvimento de líderes, capacitação de liderança situacional e construção e desenvolvimento de equipes de alto desempenho.
  • Elaboração de programa de capacitação/desenvolvimento e motivação para pessoal operacional.

Segundo Laura Santos, 2013 () o mundo passa por várias transformações e as empresas sofrem impactos em prol destas mudanças: aperfeiçoar, aprender, capacitar, treinar, planejar, organizar, dirigir, controlar, enfim, várias peculiaridades para o desempenho e resultados. A aplicação dos processos gerenciais faz toda a diferença. Geralmente uma nova reestruturação para aplicação dos processos gerenciais nem sempre é bem aceita num primeiro momento, mas quem não muda acaba sendo engolido pelo antigo.

Segundo Flávio Andrade, 2013, (http://www.administradores.com.br/artigos/academico/a-inovacao-empresarial-e-a-sustentabilidade-de-empresas-a-partir-das-mudancas-organizacionais/73487/ “Sem mudança não há inovação e sem inovação não há melhorias, essa é uma filosofia que tem que ser aprendida para que as empresas consigam se destacar no mercado em que concorrem.”

Esperamos com este trabalho melhorar o desempenho da empresa, gerar talentos intelectuais, otimizar lucros e caminhar para o sucesso dos objetivos.


  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Segundo Chiavenato, Editora Elsevier, 2011, o desenho organizacional é uma forma utilizada para alcance dos objetivos, um “retrato da estrutura da organização que define órgãos, níveis, atribuições, responsabilidades, recursos e competências necessárias à dinâmica organizacional”. Define o modo de funcionamento, aplicação e recursos.

        Conforme Endeavor Brasil, artigo, 5 dicas para ter uma estrutura organizacional de primeira, a estrutura organizacional nada mais é que a alocação de pessoas dentro da empresa. Divisão de cargos, setores e tarefas em diferentes níveis hierárquicos.

É totalmente saudável que uma organização tenha uma estrutura única, cabe à empresa desenvolver sua estrutura organizacional direcionada ao seu ramo de atividade alinhada à sua estratégia e objetivos almejados.

No Hoterdam Hipermercado optamos por uma estrutura vertical por Departamentalização funcional.

Como o Hipermercado não tem muitas variações de tarefas, as tomadas de decisões ficarão ligadas ao nível estratégico que possuem uma visão global da empresa.

Quando falamos em uma estrutura organizacional vertical, segundo a Endeavor Brasil, a recomendação é que não existam mais que três níveis hierárquicos, não afetando assim a comunicação interna, que é essencial para todo o funcionamento da empresa.

“Quanto mais longa a cadeia de comunicação, mais difícil será para a mensagem de um presidente chegar até as pessoas. E pior, pode chegar totalmente modificada, como se fosse um telefone sem fio. O caminho contrário também sofre nesse caso: imagine ser um CEO que não consegue receber da linha de frente da empresa as notícias, novidades e feedbacks dados pelos clientes.” Endeavor Brasil

Do segundo nível hierárquico para baixo foi feita uma estrutura por produto. Optar por uma estrutura organizacional não significa que não possa coexistir com outras formas de estrutura, como já descrito acima a organização deve levar em conta uma solução particular e única para abranger as suas necessidades. Levando em consideração a vontade de ampliação estadual do hipermercado, terá em determinado momento a alteração de sua estrutura incluindo a territorial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (215.3 Kb)   docx (69.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com