TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL ANHANGUERA - PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Curso de Tecnologia em Marketing

THAYSSA APARECIDA SOUSA REIS

RA 2836306981

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E

PROCESSOS GERENCIAIS

TUTORA EAD PRISCILA CINTRA ZANGIROLAMI

Jacareí - SP

Setembro/2015

THAYSSA APARECIDA SOUSA REIS[pic 2]

PROCESSO GERENCIAL DO HOTERDAN HIPERMECADO

Atividade Desafio Profissional apresentada como requisito de avaliação nas disciplinas de Matemática e Processos Gerenciais, no Curso de Técnico em Telemarketing da Universidade Anhanguera-Uniderp, turma de Jacareí, sob a orientação do Prof.º Leandro Gomes.

Jacareí - SP

Setembro/2015

 SUMÁRIO[pic 3]

   

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        4

3.        PLANO DE CAPACITAÇÃO – DIRETORES E GERENTES        5

3.1 MELHORIAS NA EFICÁCIA GERENCIAL        6

3.2 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES        7

3.3 CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA SITUACIONAL        8

3.4 CONSTRUÇÃO E DESENVOLV. DE EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO        9

4.                PLANO DE CAPACITAÇÃO - PESSOAL OPERACIONAL.........................10

4.1 DESENVOLVIMENTO        11

4.2 MOTIVAÇÃO        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

ANEXOS        15


  1. INTRODUÇÃO

Após oito semanas de análises das operações internas foi elaborado um Plano de Ação que visa a capacitação e desenvolvimento para os diretores, gerentes e colaboradores do Hoterdan Hipermercados, que desde sua fundação há 20 anos segue uma política de promoções internas, seguindo frequentemente indicações e ligações políticas. O intuito do Plano de Ação é definir as funções de cada setor para melhorar e expandir seu desempenho e tornar-se uma rede com abrangência estadual, para isso, houve alterações na estrutura organizacional de forma a tornar mais eficiente o aproveitamento dos Recursos Humanos da empresa. Além disso, o quadro de funcionários foi modificado e foram feitos alguns remanejamentos internos de forma a agilizar e motivar o trabalho dos funcionários.

Inicialmente, o foco foi na capacitação dos diretores e gestores, através de cursos e remanejamentos de funções para juntos elaborarmos um Plano Organizacional mantendo as características da empresa. Posteriormente, no setor operacional, incluiremos cursos de capacitação e reciclagem par torna-lo mais eficaz e aumentar a produtividade de cada setor, além de promover a promoção interna com base motivacional.

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

[pic 4]

  1. PLANO DE CAPACITAÇÃO – DIRETORES E GERENTES

O plano de capacitação e desenvolvimento para a diretoria e gerências envolve algumas mudanças na estrutura organizacional, como: contratação de novos funcionários para apoio técnico, cursos de capacitação, criação de uma diretoria específica para cada setor visando aprimorar e melhor aproveitar os recursos humanos das empresas e também o remanejamento de funcionários com aproveitamento de talentos internos.

Inserimos a diretoria de Recursos Humanos e desenvolvimento Pessoal, que cuidará do capital humano da empresa, visando administrar tanto a parte burocrática de contratações e demissões, quanto a área de treinamento e desenvolvimento de pessoal, dessa forma, a empresa sempre contará com uma equipe empenhada no desenvolvimento dos funcionários antigos e no treinamento de novos funcionários. Essa equipe também será responsável por cursos de capacitação de gestores, focando sempre no desenvolvimento da competência interpessoal. A empresa conta agora com um Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas que dará apoio na execução do Plano de Ação.


  1. MELHORIAS NA EFICÁCIA GERENCIAL;

Em relação às mudanças na estrutura organizacional, alteramos as posições da diretoria, da seguinte forma: a empresa conta agora, com uma diretoria que cuida tanto da área comercial quanto da área financeira, diretoria de compras, diretoria de Operações e diretoria de RH e Gestão Pessoal. Também foram contratados supervisores setoriais com ênfase em apoiar e tornar mais eficaz e produtivo o gerenciamento, além disso, aumentamos o número de funcionários da área administrativa para dar suporte às diretorias e gerências.

Antes do Plano de Ação, as gerências estavam sobrecarregadas por necessidade de resolver problemas técnicos, com isso, decidimos fazer um processo seletivo interno para aproveitar talentos que já trabalhavam na empresa há algum tempo e continham ótimos conhecimentos técnicos, portanto, agora cada gerência conta com um supervisor que o auxiliará nos assuntos técnicos e no planejamento de novas estratégias e soluções de problemas interpessoais, dando assim, à gerência mais tempo para se dedicar ao gerenciamento, planejamento e organização de seu setor.


  1. DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES;

A estratégia do programa é fazer uma transição comportamental, buscando que cada diretor (líder) entenda e passe a valorizar seu papel como gestor. O programa é parte do autoconhecimento e da expansão da perspectiva da liderança para então, focar em táticas e obter o melhor desempenho da equipe. O líder é estimulado a explorar melhor o potencial da equipe, utilizando o planejamento a comunicação e os desafios como fatores de mobilização.

 Este treinamento propicia um reforço sobre o papel do líder de indivíduos, sobre as competências necessárias para deixar de atuar essencialmente como técnico e passar a atuar como um gestor de pessoas, além disso, estimula seu autoconhecimento e seu define seu perfil de liderança, como fortaleza e pontos de atenção, onde possa o diretor, agora líder, construir um plano de ação de seu perfil frente aos desafios de ser um líder de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (376.4 Kb)   docx (46.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com