TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL DE PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMATICA

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  13.866 Palavras (56 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 56

LISTA DE SIGLAS

QSL – Qualidade, Serviço rápido e cortez e Limpeza

TNS/Interscience – Taylor Nelson  Sofres Interscience

PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador

OMS – Organização Mundial de Saúde

EPI – Equipamento de Proteção Individual

PDF – Programa de Desenvolvimento de Funcionários

PDI – Programa de Desenvolvimento de Instrutores

PDC – Programa de Desenvolvimento de Coordenadores de Qualidade

PDG – Programa de Desenvolvimento de Gerentes

INCA – Instituto Nacional do Câncer

SOBOPE – Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica

CIOPE – Central Informatizada de Oncologia Pediátrica

IRM – Informações de Receituário Médico

PIB – Produto Interno Bruto

1 INTRODUÇÃO

Para esse trabalho integrador de pesquisa, a empresa McDonald´s, nos concedeu informações sobre a sua estrutura organizacional.

Esse trabalho foi elaborado com o que foi mostrado em sala de aula, e com a colaboração da empresa conseguimos atingir nossos objetivos.

O interesse pela empresa, surgiu pelo fato dessa ser líder no mercado alimentício em todo mundo.

O objetivo desse projeto e mostrar a Cultura Organizacional, o Clima Organizacional, como essa trata suas questões econômicas, seus projetos e suas causas sociais, o porquê de ser uma das melhores para se trabalhar, enfim tudo sobre a empresa McDonald´s.

Para a realização desse projeto fizemos uma revisão bibliográfica sobre os temas em estudo, em diversos livros e na internet e também fizemos, uma pesquisa de campo por meio de questionários e entrevistas com os funcionários da empresa em estudo.

2 HISTÓRIA DO McDONALD’S NO BRASIL

O McDonald's é líder no segmento de alimentação e, em vinte e oito anos de Brasil, conta atualmente com mil cento e quarenta e quatro pontos de venda, sendo quinhentos e quarenta e um restaurantes, quinhentos e cinqüenta e seis quiosques, quarenta e sete McCafés. A rede atende diariamente um virgula seis milhões de clientes e ocupa a oitava posição em vendas no ranking de países da corporação. A empresa investe cerca de vinte milhões de reais em treinamento por ano. O McDonald's Brasil faturou em 2006, dois virgula quatro bilhões de reais.

Com trinta e quatro mil funcionários, o McDonald's é um dos maiores formadores de mão-de-obra do país. Todos os anos, a empresa realiza o sonho do primeiro emprego de milhares de jovens. Atualmente, setenta por cento dos atendentes tiveram sua primeira oportunidade profissional no próprio McDonald's.

Do atual quadro de funcionários, noventa e um por cento têm menos de vinte e cinco anos de idade e cinqüenta e cinco por cento são do sexo feminino, o que consolida a imagem de grande gerador de postos de trabalho para jovens e mulheres.

O McDonald's é um dos cinco maiores empregadores do Brasil e o maior empregador de jovens. Aproximadamente noventa e oito por cento dos funcionários diretos da empresa têm entre dezesseis e trinta e cinco anos de idade. Também é orientação da empresa contratar mão-de-obra do entorno dos restaurantes.

Devido a essa vocação para ser porta de entrada no mercado de trabalho, o McDonald's tornou-se a primeira empresa do País a conquistar o selo Primeiro Emprego, por sua participação no programa homônimo coordenado pelo Ministério do Trabalho. A idéia é abrir perspectivas para jovens oriundos de famílias de baixa renda, oferecendo jornadas diárias de quarto a seis horas que possibilitam conciliar trabalho e estudo.

A unidade de restaurante entrevistada foi à unidade um de Rio Claro, implantada há dez anos e enquadra cinqüenta e três funcionários.

3 CULTURA ORGANIZACIONAL

Cultura é o “sistema operacional” de uma organização. É a influência recíproca, viva e dinâmica de todas as crenças, valores, normas e práticas compartilhadas, que atuam consciente e inconscientemente dentro de uma organização. A cultura guia o que as pessoas consideram importantes e como elas pensam, agem, sentem e trabalham.

Certos aspectos da cultura não são diretamente perceptíveis, mas orientam e estão refletidos nas ações realizadas por uma organização. A menos que tais crenças e atitudes venham à tona e sejam devidamente trabalhadas, elas podem permitir que pessoas bem-intencionadas minem, sem querer, a continuidade do sucesso da organização. Reações instintivas e por reflexo, a eventos e desafios, podem até mesmo sabotar o progresso organizacional. “Atitudes culturais” podem minar os esforços necessários para mudanças, levando à falsa conclusão de que a mudança é impossível, de tão difícil.

Ter sucesso significa ter uma cultura forte e integrada, que apóia sua visão, sua estratégia e seus objetivos. Uma organização com Cultura Adequada é uma organização que:

  • Inova e lidera mercados;
  • Conhece e atende seus clientes;
  • Atrai e mantém os funcionários mais talentosos;
  • Proporcionam sólidos retornos as seus acionistas;
  • Tem um propósito orientador e vivem seus valores para despertar o que as pessoas têm de melhor a oferecer, inspirando a lealdade e o compromisso delas.

A construção da Cultura Adequada consiste em identificar a cultura existente, esclarecer objetivos e estratégias de negócios, definir a cultura desejada, para então projetar as iniciativas de mudança para eliminar as falhas.

Cultura é reconhecida como sendo importante em uma organização, mas ao mesmo tempo é considerada como sendo complexa e difícil de medir. A pesquisa de opinião dos funcionários permite que a organização avalie objetivamente seu contexto interno num grau mais profundo. Esta “foto-instantânea” da cultura organizacional pode ajudar a avaliar se a atual cultura apóia e dirige as ações necessárias para alcançar as metas da organização. A compreensão desses resultados também pode ser utilizada para informar e orientar oportunidades de fusões e aquisições, reorganizações, contratações e decisões sobre sucessão, bem como estratégias de crescimento e renovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (93.7 Kb)   pdf (540 Kb)   docx (411.3 Kb)  
Continuar por mais 55 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com