TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da sexualidade no processo do envelhecer ativo

Por:   •  25/4/2018  •  Artigo  •  1.506 Palavras (7 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 7

A IMPORTÂNCIA DA SEXUALIDADE NO PROCESSO DO ENVELHECER

ATIVO1   

TITLE ( MAXIMUM 15 WORDS)

Mariana Gaiger[1]; Juliana Cerezer[2]; Thaina Posser³

RESUMO

Este estudo objetivou relatar uma experiência vivenciada por academicas do curso de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano durante a disciplina de Geriatria e Gerontologia. Trata-se de um relato de experiência realizado no Centro de Reabilitação e Assistência Social (Cras), na cidade de Santa Maria. Foi realizada uma oficina com um grupo de apoio aos idosos onde o tema sexualidade na terceira idade foi abordado, com o propósito de mostrar aos idosos a importância do envelhecer ativo garantindo a qualidade da autoestima e da sexualidade em todas as épocas da vida.

Palavras-chave: Sexualidade; Terceira Idade; População.

  1. ABSTRACT
  2. This document provides the formatting template that should be used for the full papers submitted to JIE 2017. The abstract is a mandatory element, consisting of a sequence of objective phrases in the same working language, not to exceed 150 words and below the keywords. In it, one must present the purpose of the work, the methods used, the most important results and the conclusions obtained. It will be typed, obligatorily, in arial font, size 12 (twelve) pt, single line spacing. It is recommended to use 3 (three) to 5 (five) keywords, separated by semicolons and in albinotic order, with the first letter of each word capitalized and terminated per point.
  3. Key Words: Community; Family; Nursing.

1. INTRODUÇÃO

A população da terceira idade tem buscado cada vez mais uma melhor qualidade de vida, e o aumento no número de indivíduos longevos não é mais uma realidade distante. Portanto, é fundamental que esta população tenha acesso a informações sobre assuntos no qual exista certa ausência de conhecimento, ou que sejam de difícil diálogo, como a sexualidade. (MOLETTA, 2007).

Falar sobre sexualidade é um assunto que pode constranger a população idosa, pois antigamente a sexualidade era um tabu, visando que o ato sexual para a mulher só era bem visto se tinha como finalidade a reprodução. Esta cultura é envolta por valores morais e culturais, por isso, atualmente este assunto torna-se suprimido pela terceira idade.

Além da questão cultural, esta população também sofre com a falta de conhecimento sobre a senescência, ou seja, os processos fisiológicos do envelhecimento que acometem seus corpos. Outro fator que atinge diretamente esta população é a sociedade, que possui uma visão preconceituosa por relacionar a sexualidade somente ao público jovem, impondo um conceito equivocado para com a terceira idade, de seres assexuados (BONANÇA, 2008).

Esta ausência de informações, aliadas aos julgamentos preconceituosos acarretam em conflitos psicológicos e podem levar a inapetência sexual.

2. OBJETIVO

 

Este estudo tem o propósito de esclarecer aos idosos sobre a importância da sexualidade no processo do envelhecer ativo, garantindo a qualidade da autoestima e da sexualidade em todas as épocas da vida.

3. METODOLOGIA

Trata-se de um relato de experiência vivenciado pelas acadêmicas de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano durante a disciplina de Geriatria e Gerontologia, onde as acadêmicas realizaram uma oficina sobre A importância da sexualidade no processo do envelhecer ativo. A oficina foi desenvolvida no Centro de Reabilitação em Assistência Social (CRAS), zona norte da cidade de Santa Maria/RS no mês de junho de 2016.

O CRAS é uma unidade pública responsável pela organização e oferta de serviços, com a função de promover a proteção social básica das famílias vulneráveis por meio de integração entre famílias, grupos comunitários, assim como, prevenir as situações de risco em seu território de abrangência, fortalecendo vínculos familiares, comunitários e garantindo seus direitos.

O grupo de apoio aos idosos é composto por 40 mulheres e 01 homem, o grupo tem como finalidade promover palestras e atividades de ginástica aos idosos.  Inicialmente, os acadêmicos realizaram uma visita aos CRAS com o objetivo de conhecer o grupo de apoio aos idosos. Desta forma, conhecer o perfil e os interesses dos participantes.    

        A oficina teve inicio com exercícios de alongamento, para descontrair e criar vínculo com o grupo. Em seguida, foi apresentado o vídeo documentário – “Amor e Sexo na Terceira Idade” (YOU TUBE).– onde aborda  a vida sexual do idoso e relatos de suas experiências. Após a abordagem do vídeo foi realizado  uma mesa redonda para debate sobre os aspectos do vídeo documentário “Amor e Sexo na Terceira Idade”.

        Para encerar, foi proposta uma dinâmica ao grupo, onde cada um deveria fechar os olhos e imaginar uma cena de amor e sexo, assim, após alguns minutos, pedimos para que individualmente pensassem em três palavras, que expressem o seu sentimento de “temor durante a relação sexual” e “o que não pode faltar nesta cena imaginária”. Foi distribuídos papéis e canetas para que escrevessem suas respostas sem se identificarem. No termino da brincadeira as folhas foram recolhidas e lidas em voz alta para todos os participantes do grupo com o objetivo de conhecer os medos e angústias comuns da maioria, sendo assim, reforçando a autoestima e a importância da sexualidade no envelhecer ativo.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Ao serem instigados a escreverem em três palavras, o sentimento de “temor durante a relação sexual” e “o que não pode faltar nesta cena imaginária”, foi obtido tais respostas:

 

“Temor durante a relação sexual”

“Desrespeito, falta de desejo, traição, dificuldade de ereção, ser pego no flagra, mentira, ser interrompido, difamação pelo próprio companheiro, rejeição, vergonha do corpo, medo de tomar iniciativa.” (Grupo dos idosos)

        

O medo de falhar na hora do sexo, vergonha do corpo e o receio na tomada de iniciativa por medo do que o parceiro irá pensar, foram os principais sentimentos citados pelos participantes durante a oficina realizada no grupo de apoio aos idosos. Em decorrência disto, temem tais situações por terem sido criadas em uma época onde eram ensinadas a casar-se virgem, não exibir o corpo e tendo que ceder na maioria das vezes às vontades dos seus parceiros, dificultando a iniciativa sexual (BOZON, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (208.5 Kb)   docx (211.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com