TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do uso da paramentação cirúrgica no sítio cirúrgico para evitar infecção hospitalar

Por:   •  3/5/2018  •  Resenha  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  1.067 Visualizações

Página 1 de 3

Curso de Graduação em Enfermagem[pic 1]

Campus Sorocaba

[pic 2]

TEMA CENTRAL DO ARTIGO: Paramentação cirúrgica

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA (Vancouver): Duarte, LG Ian. Revista Minas Gerais,2013. Faculdade de Medicina da UFMG; Belo Horizonte, MG – Brasil. Recebido- 15de setembro de 2010- Aprovado: 15 de novembro de 2012.

QUAL O PROBLEMA ABORDADO PELO AUTOR?

A importância do uso da paramentação cirúrgica no sítio cirúrgico para evitar infecção hospitalar

Paramentação cirúrgica: artigo de revisão

  As precauções são de fundamental importância para garantir a segurança dos profissionais de saúde, e quando se tratamos de sítio cirúrgico as medidas a serem tomadas são mais rigorosas devido ao risco causado ao profissional e ao paciente.Ao se referir a infecções do sítio cirúrgico a prevenção começa antes mesmo da realização da cirurgia.

  A paramentação cirúrgica tem como objetivo a proteção contra riscos biológicos causados por microrganismos presentes e liberados pelo peciente, pelos médicos, funcionários, materiais, equipamentos e ar-ambiente.Sendo dever de todo profissional ao entrar na área restrita do centro cirúrgico possuir veste cirúrgica (calça e blusa), propés, gorro, máscara buconasal ou facial e luvas de procedimentos, sendo que o avental cirúrgico e luvas cirúrgicas esterilizados serão colocados na área restrita do Centro Cirurgico antes do início dos procedimentos.Seguindo as técnicas de biossegurança do hospital.

  As vestes cirúrgicas são constituidas de jaleco e calça, geralmente confeccionados com tecido de algodão, não esterilizados. O jaleco Deve cobrir a parte superior do braço, indo do final do pescoço até a pelve e a calça da cintura aos tornozelos.Tendo a função de impedir a penetração ou saída de microorganismos.Não possuem necessidade de esterilização, portanto não deve manter contato com a área esterilizada

  Os propés possuem diversos tipos de tecido, sendo os mais eficientes os de brim, quando em condições adequadas,devendo ser colocados antes da área restrita do Centro Cirúrgico para evitar a contaminação do chão.Apesar de serem utilizados ainda tem sua eficácia questionada.Mesmo com a utilização dos propés também são utilizados sapatos fechados,para evitar acidentes com perfuro cortantes.

  Gorros e toucas possuem diversos tecidos,devendo ter amarrações ou elásticos abaixo da nuca para evitar a exposição de cabelos, devem ser colocados antes da área restrita do centro cirúrgico para evitar a contaminação do campo cirúrgico por cabelos ou de sua microbiota. Não possuem necessidade de esterilização, portanto não deve manter contato com a área esterilizada.

  Máscaras cirúrgicas ou protetores respiratório devem proporcionar capacidade mínima de filtração,cobrindo totalmente a área nasal passando pela boca e aderindo as áreas laterais do rosto, devendo ser trocadas quando molhadas ou sujas. Possuem a função de proteção do paciente e do  profissional contra respingos originados do paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (143.1 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com