TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LAVAGEM DAS MÃOS

Por:   •  23/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.635 Palavras (7 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 7

SEDUC INTEC CURSOS PROFISSIONALIZANTES EIRELI – EPP

Curso Técnico

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

CURITIBA-PR, 2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. INFECÇÃO HOSPITALAR
  3. PORQUE É IMPORTANTE A LAVAGEM DAS MÃOS
  4. PORQUE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA A ANTISSEPCIA DO INSTRUMENTADOR CIRÚRGICO
  5. VULNERABILIDADE DOS PACIENTES
  6. QUANDO A LAVAGEM DEVE OCORRER
  7. COMO É FEITA A LAVAGEM
  8. APÓS COMO DEVO PROCEDER
  9. FLORA RESIDENTE
  10. FLORA TRANSITÓRIA
  11. QUAL ANTISSEPTICO USAR
  12. CONCLUSÃO 

  1. INTRODUÇÃO

A falta de higienização das mãos já levou a um número alto e muito significante de óbitos durante anos, e se levou muito tempo para que alguém notasse a sua importância. O médico Ignaz Philip Semmelweis, no século XIX observou a falta dessa prática, e provou que ela estava ligada a febre Puerberal, no entanto a ideia não foi muito aceita pelos profissionais da época.

Mas só Joseph Lister teve sucesso na causa ao utilizar fenol para diminuir as bactérias. Esse simples procedimento manteve as incisões feitas pelo  médico livre de contaminação e teve uma queda brusca no índice de mortalidade após procedimentos de amputação.

Dali em diante foi só questão de tempo para que os médicos e profissionais da saúde tomassem certa importância de antissepsia, e dos benefícios que se reverteriam aos seus pacientes, e também na prevenção  de problemas secundários.

No decorrer do trabalho serão abordados vários pontos provando a importância da lavagem das mãos, como ela é feita, as bactérias presentes nas mãos, e quais antissépticos usar, e o mais importante porque esse hábito é de extrema importância para um instrumentador cirúrgico.

  1. INFECÇÃO HOSPITALAR

Em fevereiro de 2017foram registradas cerca de 300 mil internações em hospitais na região Sudeste, estimasse que cerca de 10% desses pacientes contraíram algum tipo de infecção durante o período de internação, situação que poderia ser evitada com uma atitude simples: a higienização correta das mãos. 

Em 1989, o Ministério da Saúde (MS) publicou um manual que visava orientar os profissionais quanto à realizaçãoda prática de lavagem das mãos de forma correta, enfatizando a sua importância no combate às infecções. Esse manual teve por título: “Lavar as Mãos: Informações para os Profissionais de Saúde”. Além disso, o MS também incluiu as recomendações da lavagem das mãos no anexo IV da Portaria MS 2616/98, que teve como objetivo principal instruir os profissionais de saúde sobre o programa de controle de infecções nos serviços de saúde.Os profissionais de saúde, em suas atividades profissionais, precisam prezar pelo bem-estar dos pacientes, principalmente em ambientes hospitalares em que há pacientes com baixa de imunidade. Para tanto, é necessário oferecer um ambiente seguro, buscando ao máximo a prevenção contra micro-organismos patogênicos.

A causa é tão importante que de acordo com a Comissão Nacional de Biossegurança (CNB), pelo menos 100 mil pessoas morrem por ano, no Brasil, por causa do problema, que atinge tanto as instituições públicas, como as privadas.

  1. PORQUE É IMPORTANTE A LAVAGEM DAS MÃOS

A lavagem das mãos é um processo que visa a retirada de sujeira e detritos, redução substancial ou eliminação da flora transitória e redução parcial da flora residente, uma vez que a eliminação dessa ultima é virtualmente impossível.

No ambiente hospitalar, medidas simples como essas acabam tendo um impacto significativo. Calcula-se, por exemplo, que apenas com a higiene adequada das mãos, entre o atendimento de um paciente e outro e antes da realização de qualquer procedimento invasivo, seria capaz de reduzir em 70% os casos de infecção. No entanto, apesar de simples, a adesão dos profissionais de saúde a esse cuidado ainda é pouca. Em média, apenas 40% deles lavam as mãos com a frequência adequada. No entanto, especialistas destacam que o hábito de higienizar as mãos é importante também fora dos hospitais, como forma de prevenção de diversas infecções como gripe e diarreia, por exemplo, e que deve ser cultivado desde a infância.

  1. PORQUE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA A ANTISSEPCIA DO INSTRUMENTADOR CIRÚRGICO

O instrumentador é o primeiro integrante a entrar na sala, portanto ele deve estar preparado para seguir todos os passos de preparo de cirurgia, para o bem principalmente do paciente, sem descartar também o seu próprio bem.  

Adegermação das mãos e antebraços da equipe cirúrgica deve promover a eliminação da flora.

  1. VULNERABILIDADE DOS PACIENTES

Pacientes que passaram por cirurgias ou que estão em Unidades de Terapia Intensiva são os que correm mais riscos de contrair algum tipo de infecção causado por vírus ou bactérias. “Uso de sondas, cateteres, ventilação mecânica, punção de veia para instalação de soro ou coleta de sangue são todos procedimentos que acabam servindo de porta de entrada para bactérias”, afirma José de Lima Valverde Filho, coordenador de acreditação do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA).

  1. QUANDO A LAVAGEM DEVE OCORRER

A higienização das mãos deve ocorrer antes e após o contato com o paciente, antes de calçar as luvas e retirá-las, antes de administrar a medicação do paciente, ao preparar materiais e equipamentos, entre um procedimento e outro que envolva sangue, secreção e excreção, antes e após de realizar atos e funções fisiológicas ou pessoais, antes e depois de manusear alimentos.

  1. COMO É FEITA A LAVAGEM

As escovas devem ser macias e descartáveis ou convenientemente esterilizadas, e de uso individual;

          Molhar as mãos e antebraços com água corrente. A torneira deve ser acionada por pé, cotovelo ou por outro profissional e não manualmente;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com