TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE EXPERIÊNCIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  28/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 8

           UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA[pic 1][pic 2]

                     UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL        

CURSO DE PEDAGOGIA

[pic 3]

RELATO DE EXPERIÊNCIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

deiziane gonçalves de almeida

josenilda de jesus lima

LEIDIANE DE SOUZA RIOS

[pic 4]

Polo Pintadas - BA

2016

RELATO DE EXPERIÊNCIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

DEIZIANE GONÇALVES DE ALMEIDA

josenilda de jesus lima

LEIDIANE DE SOUZA RIOS

Relato de experiência apresentado ao professor washington da Encarnação Bacelar, do Componente Curricular, Estágio Supervisionado I, pelo Curso de Pedagogia da UAB-UEFS Universidade Aberta do Brasil, como requisito parcial do V Semestre.

[pic 5]

Polo Pintadas - BA

2016

  1. INTRODUÇÃO:

O relato apresentado tem como finalidade descrever as vivências no espaço escolar realizada no Grupo Escolar Dr. Delorme Martins da Silva no período de 07, 08, 09, 10 e 16/11/2016 com carga horária de 20 (vinte horas). Que teve como objetivo observar a metodologia utilizada em sala de aula pelo professor regente, contrapondo com o conhecimento teórico, adquirido durante o estudo da disciplina. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com o professor, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar. A observação pode ser definida como um período de exercícios práticos realizados por um indivíduo para exercer uma determinada profissão, além disso é um processo eficaz de aprendizagem, porque aproxima o aprendiz da realidade que lhe espera. Assim, falando de uma maneira mais específica o processo de estágio é indispensável para aqueles que desejam ser mediadores do conhecimento (os futuros professores). 

A Prática da observação tem uma postura investigativa, ou, pelo menos é o que deveria acontecer, nessa prática observa-se o campo de estudo (a escola) em seu contexto geral; estrutura física, metodologias de ensino; bem como os recursos humanos e matérias disponíveis fazendo com que o estágio seja um processo de aprendizagem mútuo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade. (Freire, 1996, p. 14).

        

  1. DESCRIÇÃO DO CONTEXTO DA EXPERIÊNCIA:

           HISTORIA SOBRE A ESCOLA

A Instituição de ensino Grupo Escolar Dr. Delorme Martins da Silva, escola que nasceu embasada por uma concepção comunitária de educação, tendo em vista que foi criada para atender às necessidades expressas por pessoas da comunidade, ou seja, a alfabetização das crianças da região, vez que Pintadas, aquela época, era ainda um distrito da zona rural do Município de Ipirá. Com o crescimento do distrito, e de sua separação daquele município, decorrente da emancipação política e geográfica, a escola que estava situada no Distrito, zona rural de Ipirá, ficou situada na sede do novo Município de Pintadas, passando, naturalmente, a atender as demandas da zona urbana na Rua Laurindo Gonçalves, nº 205, Centro.  

O nome da unidade de ensino é uma homenagem ao médico Dr. Delorme Martins da Silva, liderança política e histórica da Cidade de Ipirá, a qual, Pintadas era pertencente, ainda como povoado na época da inauguração.

Atualmente, a escola atende aproximadamente duzentos e trinta e oito um número significante de crianças frequentando a escola, com oito turmas de educação infantil series iniciais e uma turma do primeiro ano, o corpo docente é formado por 9 professores,8 efetivo no município e 1 contratado, com formação em Magistério tem 7, em processo de formação 3 docentes de pedagogia, 1 de letras e 2 graduados, todos em situação regular, conforme a legislação. No quadro administrativo encontra-se uma diretora, uma coordenadora, uma secretaria e um monitor.

O material didático é fornecido pela secretaria de educação, para auxiliar a prática do professor, que entende a importância de diversificar o trabalho usando esses materiais de forma proveitosa.

  1. ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

 A estrutura física e mobiliária da instituição é próprio. A escola tem cinco salas de aula, sala de coordenação, sala para a direção, laboratório de informática, banheiro para professores, cantina, sala de professores que é usada como almoxarifado, banheiros para alunos adequados para a idade das crianças, área de lazer, recreio coberto para as atividades recreativas e miniparque.

Quanto aos recursos pedagógicos a escola conta com Datashow, mimeógrafo, TV Pen Drive, ar-condicionado, globo, computadores, vídeo, máquinas copiadora, brinquedos e jogos pedagógicos, quadros brancos, internet, retroprojetor, mapas, cartazes, microfone e caixa amplificada, porém faz-se uma ressalva quanto aos banheiros das crianças que não são suficientes, pois conta apenas com um vaso sanitário para o feminino e um para o masculino, os brinquedos disponíveis no miniparque não oferecem segurança aos alunos e necessitam de manutenção. As máquinas disponibilizadas no laboratório de informática não são utilizadas pelas crianças, por necessitarem de assistência técnica.

4. APRESENTAÇÃO DOS ENVOLVIDOS NA EXPERIÊNCIA (PERFIL DA TURMA E DA PROFESSORA)

Observamos discentes da turma de quatro anos no total de vinte e quatro educandos matriculados, percebemos que as crianças tinham interesse de participar das atividades proposta pela professora, porém alguns tinham dificuldades na aprendizagem, necessitando maior acompanhamento em casa. A professora regente é graduada em Pedagogia, tem experiência na educação infantil há 10 anos com vasta bagagem na docência de modo geral há 17 anos de interesse e gosto pela área.

 5. RELATO DAS OBSERVAÇÕES EFETUADAS DURANTE A EXPERIÊNCIA DESTACANDO OS ASPECTOS INDICADOS

  1. Organização da professora – Como a professora se organiza para as aulas (planejamento) e no decorrer destas (como se relaciona com as crianças, como intervém, avalia)

Ao adentrar na sala de aula o professor recebe seus alunos, faz-se a recepção seguida de rotina: oração, música e chamada, em sequência desenvolvem as atividades planejadas no portfólio de acordo o que consta nos projetos pedagógicos e no plano anual de curso. No período das observações foram realizadas atividades envolvendo contação de historinhas através do Projeto Clássicos de Literatura Infantil desenvolvida em toda a escola, vídeos, músicas, dramatização, pinturas, todas as atividades foram trabalhadas de forma contente e interativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (274.5 Kb)   docx (256.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com