TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL INTEGRADO DA LINHA DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS NO AMBIENTE INTRA-HOSPITALAR

Por:   •  7/5/2018  •  Monografia  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Hospital Regional de Grajaú

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL INTEGRADO DA LINHA DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS NO AMBIENTE INTRA-HOSPITALAR

Módulo 3: Recepção, Acolhimento e Classificação de Necessidades/Risco dos Pacientes Agudos ou  Agudizados nos Serviços Hospitalares de Atenção às Urgências

São Luís – MA

2017

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL INTEGRADO DA LINHA DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS NO AMBIENTE INTRA-HOSPITALAR

Módulo 3: Recepção, Acolhimento e Classificação de Necessidades/Risco dos Pacientes Agudos ou  Agudizados nos Serviços Hospitalares de Atenção às Urgências

INTEGRANTES DO GRUPO

ADOAN GALHEIRO MARINHO JR

APARECIDA KELLY LIMA COELHO

DIMAS LIMA CAVALCANTE

MARIZA SOUSA DA ROCHA

ZILANE ALMEDA

São Luís – MA

2017

Introdução

Acolher com classificação de risco significa realizar uma escuta qualificada, priorizando o atendimento de indivíduos com maior risco de morte sem que seja necessário obedecer a uma ordem de chegada.

Para que esse acolhimento seja posto em prática alguns pontos importantes devem ser observados: o responsável pela estratificação deverá ser um profissional de nível superior – enfermeiro (a) ou médico (a). Devem ser avaliados sinais e sintomas que identifiquem risco para o paciente, além de uma abordagem experiente e humanizada.

Na Política Nacional de Humanização, “o acolhimento é considerado a recepção do usuário, desde sua entrada de forma a se responsabilizar integralmente por ele, ouvindo seu problema, permitindo que ele expresse suas preocupações, angústias, com realização de ações resolutivas e articulação com outros setores de saúde.”

Segundo o Ministério da Saúde em 2004 e 2006, o acolhimento possibilita a criação de vínculo e confiança dos usuários com a equipe e deve operar transversalmente em toda a rede do SUS para ofertar atendimento de qualidade em todos os níveis de atenção. O acolhimento permite a classificação dos pacientes que chegam a unidade conforme o risco, com conseqüente organização da demanda espontânea e programada, sendo o atendimento priorizado de acordo com a gravidade clínica do paciente e não com a ordem de chegada.

                O Hospital Regional de Grajaú instituição preocupada com a humanização e o cuidado com paciente tem o serviço de triagem e acolhimento com avaliação e classificação de risco desde sua implantação.

Diagnóstico Situacional

O Hospital Regional de Grajaú realiza em média 11.921 (Onze mil novecentos e vinte e um) atendimentos, ou seja, esse é o total de consultas médicas no serviço de urgência hospitalar. As medidas de atenção orientadas pelo Ministério da saúde como protocolos de atenção a determinadas patologias ou urgências, estão presentes nesta unidade de forma indireta, pois não há arquivado ou existente em setores papelada com os processos que devem ser feitos descritos, como por exemplo, a não existência de Procedimentos Operacionais Padrão os famosos POPs.

Contudo o acolhimento com avaliação e classificação de risco é realizado conforme as diretrizes estabelecidas pelo ministério da saúde. Como comentado anteriormente o HRG realiza o serviço em setor próprio.

Existe no Ambiente hospitalar sala própria com todo mobiliário e aparelhagem necessária para realização do acolhimento e classificação de risco, além de ser realizada por profissional de nível superior (Enfermeiro), auxiliado por técnico de enfermagem, além da utilização de protocolo específico (Manchester) base teórica para a prática da triagem.

Quando se instala o protocolo de Manchester necessário uma discussão prévia com a sociedade, a unidade precisa estar preparada com número suficiente e profissionais para atender no tempo de espera adequado ao protocolo, pois a classificação de risco é aplicada a todos os pacientes que são atendidos nessa unidade, sem exceção.

Em alguns casos pacientes que dão entrada na unidade são redirecionados a outros serviços em geral à outras unidades acordadas verbalmente para atenderem determinadas faixas etárias, ou gêneros no município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com