TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lavagem das Mãos

Por:   •  6/12/2022  •  Seminário  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 3

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS UMA ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DE INFECÇÕES ASSOCIADAS AOS CUIDADOS DE SAÚDE

 Cristina Alves da Silva; Thays Esthefanny Alves da Silva¹

Gabriel Luiz Nascimento Fioramonte²

  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo apresentar a higienização das mãos como estratégia para redução de Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS)

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

    As infecções associadas aos cuidados de saúde (IACS) se constituem em um problema de saúde devido à elevada morbimortalidade e custos associados. Por se tratar de um sistema na qual existem métodos de estudo validados de que a prevenção é possível, é um dos componentes com maior crítica de qualquer programa de segurança do paciente (PINA, et al, 2010).

As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados (ALMEIDA SANTOS et al, 2007).

 Os doentes que permaneceram mais tempo no SUS apresentaram mais IACS. A maioria dos doentes com IACS (85%) apresenta fatores de comorbilidade, sendo os mais frequentes as doenças pulmonares (28,2%) e doenças abdominais (24,4%).

Realçando ainda o fato de que é nos ambientes de prática considerados desfavoráveis que ocorre uma maior percentagem de IACS, 21,58%,ao invés dos ambientes considerados favoráveis (17,5%).

Verificamos que todas as diferenças encontradas são estatisticamente significativas. Tendo como meta a prevenção e o controle das IACS, devem ser implementadas estratégias de prevenção que visem diminuir os valores de infecção supracitados (CARDOSO,2015)

 Ainda segundo Pina et al, (2010) as principais medidas de prevenção e controle, assentam por um lado, no cumprimento das boas práticas: “precauções básicas (como higiene das mãos, uso adequado de equipamentos de proteção individual, controle ambiental) e isolamento e, por outro, no uso racional de antimicrobianos”.

[pic 1]

                                           FONTE DA IMAGEM “ http://www.saude.ce.gov.br

Podemos observar na imagem o passo a passo de como fazer a higienização das mãos corretamente, é um processo muito rápido e muito eficaz, como podemos ver essa imagem não é de muito tempo atrás, já que com o coronavírus esse foi um do meio mais falado e relembrado para a prevenção desse vírus entre outros. A imagem ressalta a importância de lavar os punhos, entre os dedos e debaixo das unhas, pontos que por vezes acaba sendo esquecidos ou mal higienizados durante a técnica.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

  Podemos analisar com esse trabalho que a higienização das mãos é muito importante para a prevenção das doenças e bactérias, em todos ambientes da saúde. Está certo que dentro de um hospital a higienização tem que ser feita com mais freqüência  pois os profissionais de saúde estão constantemente em contato com as bactérias e vírus de seus pacientes.

  Com a correria do dia a dia acabamos nos esquecendo de lavar as mãos, as vezes até lavamos mas não corretamente, assim como demonstrado na imagem acima podemos ver que o processo é rápido, simples e pratico e que seu  beneficio é imenso já que com esse pequeno detalhe em nossas vidas pode nos manter longe e manter o próximo cada vez mais longe de parasitas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (402.3 Kb)   docx (531.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com