TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lavagem das Mãos

Por:   •  5/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.153 Palavras (9 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

GRUPO SER EDUCACIONAL

UNIFAEL

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I –PEDAGOGIA

ETIANA OLIVEIRA DA SILVA

RELATÓRIO PARCIAL

ESTAGIO SUPERVISIONADO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Botucatu/São Paulo

2022

ETIANA OLIVEIRA DA SILVA

ESTAGIO SUPERVISIONADO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório Parcial apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da Unifael, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado I.

Botucatu/São Paulo

2022

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. A ANÁLISE DOCUMENTAL COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO DA IDENTIDADE DA ESCOLA        6

3. OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA        7

3.1. OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE        8

4. CONCLUSÃO        9

5. REFERÊNCIAS        10

6. ANEXO        10

1. INTRODUÇÃO

        

        A EMEI Pica Pau Amarelo, localizada em Anhembi-SP, foi escolhida para realização do Estágio Supervisionado I, devido ao grau de comprometimento dos professores que prestam um ensinamento humanizado, individualizado, acolhedor, envolvendo os familiares no processo de desenvolvimento dos alunos desse ciclo.

A interação infantil com pessoas e objetos em diferentes contextos e situações que favorecem a ampliação do repertorio cultural das crianças e as brincadeiras, pois é brincando que as crianças representam o mundo e sumulam as relações existentes imitando, repetindo, transformando e ampliando suas experiencias. Através de: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Proposto através da organização curricular que considera as maneiras que as crianças e bebes aprendem e se desenvolvem:

O eu, o outro e o nó

Corpo, gestos e movimentos

Traços, sons, cores e formas

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Espaço. Tempo, quantidade, relações e transformações

  1. Histórico da unidade escolar

A pré-escola Pica Pau Amarelo surgiu em Anhembi no ano de 1987 sob a gestão do Prefeito Sr. Iracy Mário Gugliemo Mezzena com a finalidade de atender os Pré-escolares em período integral, posteriormente implantou-se classe observou-se a necessidade de ampliação devido aumento da procura de vaga, criando uma nova unidade no bairro Nova Anhembi atendendo crianças de 03 a 05 anos. Em anos posteriores (24/07/2014) outra unidade no bairro Nossa Senhora dos Navegante, sob a gestão do Sr. Prefeito Gilberto Tobias Morato hoje transferiu para a unidade do bairro Morada do Sol que é onde farei o estágio. para crianças de 0 a 4 anos, formando assim a categoria de ensino infantil. Para poder oferecer um ensino de melhor e maior qualidade, a escola optou por criar dois turnos: o matinal e o vespertino oferecendo também o integral para as mães trabalhadora.

A escola está inserida em um bairro onde os trabalhadores em sua maioria exerce atividade agrícola, com pais que em sua maioria possuem apena ensino fundamenta l.

  1. Estrutura administrativa

Cargo/função

Quantidade

Professor

6 (seis)

Auxiliares

5 (cinco)

Coordenador pedagógico

1 (um)

Vice diretor

1 (um)        

diretor

1 (um)

O corpo de docentes é formado por professores qualificados e participantes de formações continuadas em serviço, com uma formação especifica para atuarem na Educação Infantil. São selecionados através de concurso Públicos, pela Prefeitura do município.

  1. Descrição do ambiente físico

Espaço

Quantidade

Sala de aula

8 (oito) com capacidade para 20 alunos.

refeitório

1 (um)

Banheiros infantis

2 (dois)

Banheiro para funcionários

2 (dois)

Lactário

1 (um)

cozinha

1 (um)

Despensa

1 (um)

Secretaria

1 (um)

Parque Infantil

1 (um)

Parque coberto

1 (um)

As salas de aulas são equipadas para atender crianças de quatro meses a cinco anos de idade, com brinquedos de uso comuns, armário para uso dos professores, espaço para material do aluno, cozinha equipada com fogão industrial, geladeira, freezer, batedeira, liquificado, armário, gás. No lactário um micro-ondas. Possuem Extintores de Incêndio nas dependências necessárias, de acordo com as normas de segurança vigentes, tudo bem limpo e organizado

  1. Recursos tecnológicos disponíveis

Equipamento

Quantidade

Televisão

1(um)

Internet

1 (um)

Dvd

1 (um)

Notebook

1 (um)

Os recursos tecnológicos estão presente no dia a dia das crianças, bem preservados e funcionando.

  1. Avaliação da participação da comunidade na escola

Durante os dias em que estive presente na escola, pude observar que os pais e familiares participam da vida escolar dos filhos, algumas crianças na entrada da escola ficam bastante agitadas ao perceber que será separado da mãe, então essa mãe é acolhida e fica alguns minutos com o filho ate ele se acalma. Também pude perceber que a grande maioria das atividades que são encaminhadas para casa são realizadas pela criança com auxilio do responsável, algumas mães ate perguntam como essa ajuda pode ser direcionada. A participação dos pais na educação dos filhos é um processo que mudou de cenário porque fez-se entender que um dará apoio para o outro, ou seja, não é um processo a ser realizado somente pela escola, esse processo começa em casa e é continuado na escola, os dois lados trabalhando unidos por um resultado muito satisfatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (213.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com