TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leishmaniose e Dengue

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

  • A dengue e leishmaniose assim como a febre amarela que é causada pelo mesmo mosquito da dengue e a doença de chagas, são algumas das enfermidades consideradas doenças tropicais, a maioria dessas doenças são transmitidas através de insetos e comuns em países pobres por não ter verbas para ações de profilaxia das doenças, já que não depende apenas de uma casa, mais de toda a comunidade e o melhor local para a propagação é a falta de saneamento básico.
  • A constituição de 1981determinou que, cabia aos estados a responsabilidade pelas ações de saúde e saneamento, assim como pelas de educação.
  • . De acordo com a lei nº8.080/90(LEI Orgânica de saúde), entre-se por Vigilância Epidemiológica um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou a prevenção qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual u coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e e controle das doenças ou agravos ‘, bem como a avaliação dessas medidas.
  • A Vigilância Epidemiológica serve de base para reunir informações, processar analisar e interpreta os dados, planejar e adotar medidas de controle imediatas ou médio e longo prazo.

[pic 1]

Www.drauziovarela.com/doencastropicais

Www.dengue.org.br/dengue-prevenir

Www.saudicas.com.br/leishimaniose-tegumentar

Www.imagensgoogle.com/dengueeleishimaniose

  • Www.ambitojuridico.com.b/leituraeartigo.

[pic 2]

Curso: Enfermagem

Disciplinas: Epidemiologia e Bioestatística,

Microbiologia e Imunologia e Direito e Legislação.

Alunos:

Luciene Carneiro-RA-425497, Mauro Hudson Cardoso e Silva- RA-890098555                              José Jean Lima Oiveira-RA-9935153921, Thânia Rocha Nascimento-RA-8906167520.

Professores:

Maria Denise Rodrigues, Maria Bertha, Camila Navarro E Rodrigo Thomaz.

Caxias Ma 20/05/2015

[pic 3]

Vamos ressaltar a dengue e a leishmaniose, duas enfermidades, epidemiológicas que podem ser fatal se não tratada no início.

Dengue:

A dengue apresenta-se na forma clássica e hemorrágica.

A transmissão é feita através do mosquito aedes aegypti, mais precisamente da fêmea, que precisa de sangue para a reprodução, picando uma pessoa infectada, o inseto mantém o vírus na saliva e o retransmite para alguém sadio, após a ingestão do sangue infectado e o período de incubação, a femea torna-se transmissor do vírus da dengue durante toda a vida.

Sintomas:

Na clássica: febre alta, forte dor de cabeça, dor nos olhos, perda de apetite, manchas na pele, náuseas, vômitos, tontura e astenia geral.

Na hemorrágica acontece os mesmos sintomas incluindo ainda sangramento pelo nariz, sede excessiva, queda de pressão arterial, confusão mental e diferenciando na febre que cessa após o terceiro dia surgindo hemorragias em funções de sangramento nos órgãos intenso.

Prevenção:[pic 4]

Leishmaniose:

Leishmaniose é transmitida pela fêmea do mosquito flebotomo ou mosquito palha, onde o protozoário é colhido para o organismo do mosquito onde se reproduzem e é transmitido através da picada do inseto no homem ou animais como cachorro, cavalos e raposas, os animais servem de reservatório para o inseto. O mosquito palha transporta 4 tipos de protozoários, 3 responsável pela leishmaniose tegumentar e 1 pela visceral, sendo estas as duas formas da doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (303.4 Kb)   docx (221.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com