TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MENINGITE – DIAGNOSTICO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO

Por:   •  29/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 10

FAMA – Faculdade de Macapá

Curso Superior de Fisioterapia

Ciências Morfofuncionais II

Arlene Pedrada, Francyane Vilhena, Iolene Sobrinho, Itammar Araújo, Suanny de Almeida e Karen Welem

MENINGITE – DIAGNOSTICO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO

Macapá - Ap

2015

FAMA – Faculdade de Macapá

Ciências Morfofuncionais II

Arlene Pedrada, Francyane Vilhena, Iolene Sobrinho, Itammar Araújo, Suanny de Almeida e Karen Welem.

MENINGITE – DIAGNOSTICO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO

Artigo desenvolvido para a disciplina de Ciências Morfofuncionais II, sob a regência da professora Analizia Pena do curso de Fisioterapia da faculdade Fama, para atribuição de nota na B2.

Macapá - Ap

2015

Sumário

Resumo4

Abstract5

1. Introdução6

2. Objetivo7

3. Aspectos Gerais8

4. Meningite Viral8

   4.1 Tratamento Para Meningite Viral 8

4.2 Sintomas Da Meningite Viral 9

       4.3 Sequelas Da Meningite Viral9

5. Meningite Bacteriana9

       5.1 Sintomas De Meningite Bacteriana10

       5.2 Contágio Da Meningite Bacteriana10

       5.3 Sequelas Da Meningite Bacteriana10

       5.4 Tratamento Para Meningite Bacteriana11

6. Meningite Fúngica11

7. Vacina Para Meningite11

8. Caso Clinico12

9. Conclusão15

Referencias16



MENINGITE – DIAGNOSTICO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO

Arlene Pedrada, Francyane Vilhena, Iolene Sobrinho,

 Itammar Araújo, Suanny de Almeida e Karen Welem.

.

Resumo

Meningite é a inflamação das meninges, causada principalmente por microrganismos patogênicos, com altas taxas de morbidade e mortalidade. As meningites infecciosas estão no grupo de notificação compulsória, por sua capacidade de produzir surtos, e exigem uma vigilância epidemiológica ativa para propor ações preventivas e corretivas. A meningite pode ser causada por diferentes agentes etiológicos, como bactérias, vírus e fungos, sendo as crianças menores de 5 anos as mais susceptíveis à infecção. No Brasil, a Neisseria meningitidis é a principal bactéria causadora de meningite, seguida por Streptococcus pneumoniae. O Haemophilus influenzae do tipo b (Hib) ocupava o segundo lugar, mas após a introdução da vacina conjugada contra a Hib em 1999, houve uma queda de 90% desta meningite, o que evidencia o valor das ações de prevenção como a imunização. O bom prognóstico da doença está baseado em diagnóstico e tratamento precoces e portanto, o conhecimento da doença, da etiologia e de técnicas desenvolvidas de análise são decisivos. Medidas como uso de vacinas e quimioprofilaxia são importantes ferramentas no controle desta doença e suas sequelas.

Palavras-chave: Meningite, diagnostico, prevenção, tratamento.

Abstract

Meningitis is the inflammation of meninges, mostly caused by pathogenic microorganisms, with high rates of morbidity and mortality. Infectious meningitis is the compulsory notification group, for its ability to produce outbreaks, and require an active epidemiological surveillance to propose preventive and corrective actions. Meningitis can be caused by different etiological agents, such as bacteria, viruses and fungi, and children under 5 years the most susceptible to infection. In Brazil, the Neisseria meningitidis is the main bacteria causing meningitis, followed by Streptococcus pneumoniae. The Haemophilus influenzae type b (Hib) ranked second, but after the introduction of the conjugate vaccine against Hib in 1999 fell by 90% this meningitis, which highlights the value of preventive measures such as immunization. Good prognosis is based on early diagnosis and treatment and therefore the knowledge of the disease, etiology and developed analysis techniques are decisive. Measures such as use of vaccines and chemoprophylaxis are important tools in the control of this disease and its sequelae.

Keywords: meningitis, diagnosis, prevention, treatment.

1. Introdução

A meningite é a inflamação das meninges, que são comprometidas por microrganismos patogênicos. Dentre as infecções do sistema nervoso central, a meningite apresenta as mais altas taxas de morbidade e mortalidade. No passado, esta doença levava a maioria dos pacientes a óbito, deixando sequelas neurológicas nos pacientes que sobreviviam. Com o conhecimento mais profundo da patologia, a evolução das técnicas de diagnóstico e o desenvolvimento dos antibióticos e vacinas, a taxa de mortalidade e as sequelas diminuíram, permitindo aos pacientes melhor qualidade de vida. A meningite pode ser causada por diversos microrganismos patogênicos, como bactérias, vírus e fungos. Pessoas de qualquer idade podem contrair meningite e crianças menores de 5 anos são as mais vulneráveis. Paciente com febre alta e vômito, sem foco de infecção aparente, acompanhado de cefaleia intensa, rigidez de nuca, sonolência, torpor, irritação, diminuição da sucção em lactentes, abaulamento de fontanela e convulsões deve ser considerado caso suspeito de meningite e o tratamento deve ser iniciado imediatamente, mesmo antes da confirmação do agente infeccioso. As meningites infecciosas constituem um problema de saúde púbica nacional e mundial, por sua capacidade de produzir surtos. Todos os casos suspeitos devem ser notificados e investigados de forma oportuna e adequada. Diante deste quadro, torna-se importante o conhecimento da patologia e todos os aspectos relacionados, para que se possa atuar de forma preventiva e corretiva com eficácia.

2. Objetivo

O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo, baseado em levantamento de dados disponíveis na literatura publicada, sobre aspectos epidemiológicos e programas de prevenção e controle das meningites infecciosas.

3. Aspectos Gerais

A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges – membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Ela pode ser causada, principalmente, por vírus ou bactérias. O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados. Entretanto, a bacteriana – causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos – é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria. Ela, causada pela Neisseria meningitidis, pode causar inflamação nas meninges e, também, infecção generalizada (meningococcemia). O ser humano é o único hospedeiro natural desta bactéria cujas sequelas podem ser variadas: desde dificuldades no aprendizado até paralisia cerebral, passando por problemas como surdez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (280.6 Kb)   docx (337.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com