TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mastectomia: Remoção Total ou Parcial da Mama

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  1.345 Visualizações

Página 1 de 6

Mastectomia

Definição

A mastectomia é uma cirurgia para a remoção total ou parcial da mama e pode ser unilateral ou bilateral, como tratamento em casos de câncer de mama ou como prevenção em casos de risco da doença. Em muitos casos a mastectomia não remove apenas os tecidos da mama, mas também em muitas ocasiões é necessário o esvaziamento axilar. (Olobot saúde, 2015)

Mastectomia Conservadora

Na mastectomia conservadora é feita a remoção do tumor e parte do tecido mamário e também é feita a dissecção axilar, é necessário  também o tratamento com radioterapia para o controle da doença que pode ser do tipo de Tumorectomia e quadrantectomia. (  Ipiranga educacional, 2015 )

Mastectomia (simples) do total

É feita a remoção total da mama incluindo o mamilo, aréola e a pele, é feito também o esvaziamento axilar , removendo gânglios linfáticos axilares, pois muitas vezes o cancro da mama se espalha para esses nodos linfáticos , permitindo  que a doença se espalhe para outras partes do corpo. o bocal , apenas  os músculos peitoral são mantidos.

A mastectomia simples é indicada para mulheres com carcinoma com o in situ de carcinoma ductal . ( Mandal, 2015)

A Mastectomia radical e modificada .

Na mastectomia radical é feita a  remoção total da  glândula mamaria , incluindo o mamilo e a aréola  o músculo peitoral e os linfonodos da região axilar. Na mastectomia modificada de Patey é retirada as glândulas mamarias ,  os linfonodos axilares e músculo peitoral menor  mas não é retirado o músculo peitoral maior , há também a mastectomia modificada de Madden é quando os músculos peitoral maior e menor são preservados. ( MANDAL , 2015)

Mastectomia preventiva

É retirada toda a glândula mamaria, preservando apenas o músculo peitoral e a pele,  a aréola e mamilos.

Para reduzir os riscos de necrose, a paciente pode ser submeter a uma utonomizacao do mamilo, que consiste em fazer uma pequena incisão na parte inferior do mamilo ou em toda sua borda, para separa-lo  da glândula mamaria e estimular a irrigação sanguínea na área.       (  Minha vida, 2015 )

Indicações

A mastectomia pode ser realizada quando:

A mulher apresenta elevado risco de desenvolver câncer de mama ,quando houver forte histórico familiar tais como aqueles com o gene BRCA1 ou BRCA2 ( genes supressores de câncer de mama) poderá se submeter ao procedimento como forma de prevenção , ou caso  a paciente tenha tido câncer em uma das mamas, carcinoma com diagnostico precoce para assim evitar que a doença progrida, e para complementar o tratamento de quimeoterapia ou radio terapia para o câncer de mama.

A paciente poderá fazer a reconstrução da mama com colocação de implantes de silicone logo após a cirurgia de retirada da mama , mas existem casos onde isto é desaconselhado e a mulher deverá esperar pela liberação do médico para que a reconstrução mamária possa ser feita.  (SEDICIAS, Sheila  2015 )

Pré operartório .

Na visita  pré operatória será avaliada as necessidades físicas e educacional , revendo o histórico medico e psicossocial verbalizando os temores , preocupações e questões da paciente.

As pacientes preocupam-se com o procedimento e com as implicações potenciais  resultantes da patologia, fornecer uma explicação completa ajuda a aliviar a ansiedade as informações devem ser fornecidas com materiais por escrito para melhor entendimento.

Orientar a paciente a suspensão de agentes que aumentam o risco de sangramento e também é instruída a não receber alimentos e bebidas por varias horas ou um dia antes do procedimento, e é feita  aplicação do pré anestésico. ( Tratado de enfermagem médica- cirúrgica )

Trans operatório

Após cerca de 40 minutos que foi administrada o pré anestésico  a paciente é levada para o centro cirugico e  colocada em decúbito dorsal ou supino.

A mastectomia é uma cirurgia eletiva e necessária e pode ser de médio ou grande porte dependendo da intervenção cirúrgica e se será feita a reconstrução mamaria no mesmo procedimento.  Caso a mulher opte por fazer uma reconstrução é feito o implante desilicone, ou coloca-se  bolsas expansoras , com soro fisiológico que apenas preparam as mamas para receber uma reconstrução futura.

A anestesia é geral, assim garantindo que a paciente ficara desacordada durante todo o procedimento.

Geralmente, uma mastectomia segue este processo:

  • Uma linha (IV) por via intravenosa pode ser colocada no  braço ou mão.
  • Posicionar a paciente na mesa de cirurgia em decúbito dorsal deitado .
  • Verificar a frequência cardíaca, pressão arterial, respiração e nível de oxigênio no sangue .
  • A pele sobre o local da cirurgia devera ser limpa com uma solução anti-séptica.
  • Uma incisão será feita na mama, o tipo de incisão ira depender do tipo de mastectomia .
  • O tecido subjacente será  cortado livre e removido.
  • Os gânglios linfáticos poderão ser removidos .
  •  Após a mastectomia, poderá ser feita a reconstrução da mama na mesma cirurgia, pelo cirurgião plástico.
  • O tecido da mama e qualquer outro tecido que foram removidas vão ser enviados para o laboratório para análise.
  • Um ou mais tubos de drenagem pode ser inserido na área afetada.
  • A pele vai ser fechada com suturas ou fitas adesivas.
  • Um curativo estéril / curativo será colocado sobre a incisão.

( Olobot saúde, 2015)

Instrumento usados na mastectomia

1 AFASTADOR FARABEUF 10cm

1 AFASTADOR FARABEUF 12cm

1 AFASTADOR GOSSET PEQUENO

1 AFASTADOR WEITLANER ROMBO 14cm

4 PINÇA ALLIS 15cm

8 PINÇA BACKHAUS 11cm

1 PINÇA COLLIN ANEL 16cm

4 PINÇA CRILE RETA 14cm

6 PINÇA CRILE CURVA 14cm

1 PINÇA FOERSTER SERRILHA RETA 18cm

4 PINÇA H.MOSQUITO RETA 12cm

8 PINÇA H.MOSQUITO CURVA 12cm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com