TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL JUNTO AO ENFRENTAMENTO DO CÂNCER DE MAMAS/ MASTECTOMIA

Por:   •  19/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

Meire Janaina da Silva Santos

Potira Barros de Azevedo

Telma Luiza

O PAPEL DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL  JUNTO AO ENFRENTAMENTO   DO CÂNCER DE MAMAS/MASTECTOMIA .

Salvador

2016

[pic 3]

Projeto apresentado ao Curso de serviço social da Instituição Unime Salvador.
Orientador: Ruthe Volce.


Salvador

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho integra a disciplina “Trabalho de Conclusão do Curso – TCC” do 7º semestre de serviço social da faculdade Unime salvador, realizada em grupo. Este terá como por objetivo apresentar as etapas realizadas no desenvolvimento das atividades propostas durante o processo de pesquisa bibliográfica com mulheres mastectomizadas.

O presente projeto de pesquisa bibliográfica demonstra a importância da da atuação profissional de serviço social na área da saúde, tendo intervenção qual possui papel importante na solução das demandas da sociedade.

 1.1 O Problema

Qual o papel do Serviço Social no enfrentamento do câncer de mama/mastectomia?

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Entender a atuação do serviço social na saúde pública e os aspectos sociais da mastectomia.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

  • Traçar os impactos sociais de mulheres diagnosticadas com câncer de mama que realizaram mastectomia .
  • Analisar como é realizado o acompanhamento do serviço social com mulheres vitimas do câncer de mama/mastectomizadas .
  • Identificar de que forma o serviço social viabiliza os direitos das mulheres vítimas do câncer de mama que realizam a mastecomia .

3 JUSTIFICATIVA

A razão da escolha do tema é entender o trabalho realizado com mulheres mastectomizadas o qual busca mostrar a importância do serviço social voltada para essas mulheres.

  Esse tema foi escolhido com o intuito de entender como é a vida de uma mulher que descobre o câncer de mama, os principais problemas enfrentados pela mesma, o que vem a ser a sua vida após a realização da mastectomia, e como é a intervenção do serviço social.

Entender essa intervenção será de suma importância para a formação acadêmica das discentes pois desta forma conhecerão a atuação do profissional assistente social frente ao câncer de mama /mastectomia.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A saúde publica no Brasil no século XVIII, a assistência medica era pautada na filantropia e pratica liberal. No século XIX em decorrência das transformações econômicas e politica algumas iniciativas surgiram no campo da saúde pública, como a vigilância de exercito profissional e realização de campanhas limitadas nos últimos anos do século a saúde aparece como reivindicação do movimento operário .no inicio do século xx, surge iniciativas do setor saúde como questões de higiene e saúde do trabalhador.

Na década de 30 houve surgimento das politicas sociais no qual responderam as questões econômicas e politicas de forma orgânicas e sistemáticas a política de saúde formulada nesse período, era da caráter nacional organizada em dois sub setores: o de saúde publica e de medicina previdenciária.

No período de 1945 /1964, mesmo com campanhas de a saúde publica mas favorável e melhoria das condições sanitária, a situação da saúde da população era precária no qual não foi alcançada a eliminação do quadro de doenças infeciosas e parasitarias onde ocasionou a elevação de taxas de morbidade e mortalidade infantil, como também a mortalidade geral (MOTA A.E; BRAVO M.I.S...[et.al] ,2009, p.89-99).

Na década de 1980 foi um período de grande mobilização politica como também de aprofundamento da crise econômica que se evidenciou na ditadura militar. Nesse período houve movimentos significativos na saúde coletiva que também ocorre no serviço social como o movimento sanitário iniciado na década de 70, que conseguiu avançar na elaboração de proposta de fortalecimento do setor publico em oposição ao modelo de privilegiamento do produtor privado.

Em 1986 ocorreu a 8 º conferencia nacional de saúde na qual é o marco histórico, mais importante na trajetória da política pública de saúde. Em 1988 surge a constituição federal que determina saúde de todos e dever do estado, e estatuem a integração dos serviços de saúde e forma regionalizada e hierarquizada, constituindo um sistema único (BRAVO M.I.S; VASCONCELOS A.M; ... [et.al] 2009, p.29-32).

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases) (apud, REVISTA DA SBPH, 2016)..

Segundo O INSTITUTO NACIONAL DO CANCER (INCA), estima –se que no Brasil no ano de 2016 a 2017 existira a ocorrência de aproximadamente 596.070 casos novos de câncer, incluindo os casos de pele não melanoma, desses 49% (205.960) em mulheres e 51% (214.350) em homens, reforçando a magnitude do problema do câncer no país, sendo que dessas( 205,960 ) mulheres (57,960) terão câncer de mama , isso daria um total de 28,1%  .O câncer de mama é o tipo de câncer de mais acomete as mulheres em todo o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (192.1 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com