TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mecânica Respiratória

Por:   •  22/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI

FISIOLOGIA GERAL

ENFERMAGEM – 3° PERIODO

FRANCILÉIA NOGUEIRA

MECÂNICA RESPIRATÓRIA

ANA RAYSSA NUNES LIMA

CLARA VALDERICI GOMES DE SOUSA

JULIANA SILVIA SOARES RODRIGUES

HERCULES TANIELTON LIMA COSTA

RAYANNA DE SOUSA SILVA

TERESINA

2015

TRATO RESPIRATÓRIO

Este sistema é constituído pelos tratos respiratório superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleuras e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior. A traquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos formam a chamada árvore brônquica.

[pic 1] 

[pic 2][pic 3]

RESUMO

Na pratica realizada de mecânica respiratória foi usado um rato de laboratório para demonstrar em que consiste do ponto de vista físico, as fases do ciclo respiratório (inspiração e expiração).

Fixamos o animal em decúbito dorsal com ajuda de alfinetes, anestesiou – se o animal, e vimos que não havia nenhum sinal de reflexo de dor, em seguida foi feita incisão longitudinal na pele da linha do pescoço ate o segmento inferior do esterno, foi divulsionada a musculatura pré – traqueal até expor a traquéia.  

Revomemos cuidadosamente o conjunto traquéia – pulmões em seguida foi feita a lavagem na solução de rinquitato e montamos o conjunto na caixa torácica – pulmões artificiais.

O primeiro experimento realizado foi feito quando adaptou –se  a seringa à “traquéia” e foi injetada uma pequena quantidade de ar, observou – se que os pulmões, em função de sua própria elasticidade retornaram as dimensões de repouso expulsando o ar passivamente.

No experimento seguinte ocluimos a “traquéia” simulando um ciclo respiratório através da “contração” e “ relaxamento” do “diafragma”.

Concluímos que na observação das diversas práticas feitas, como a simulação do ciclo respiratório através da contração e relaxamento do diafragma, a oclusão da traquéia, entre outros, possibilitaram a compreensão de como o pulmão se comporta nas fases de inspiração e expiração e o que acontece com o fluxo de ar, com o volume da caixa torácica, com a pressão interpleural, com o volume pulmonar e com a pressão intrapulmonar nessas fases.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (169.1 Kb)   docx (410.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com