TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização e Gerenciamento nos Serviços de Saúde

Por:   •  9/5/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

BEATRIZ ROVASSINE DA ROCHA

LUIZ FELIPE OLIVEIRA DE JESUS CIDREIRA

ORGANOGRAMA

ITAJAÍ

2021

 

BEATRIZ ROVASSINE DA ROCHA

LUIZ FELIPE OLIVEIRA DE JESUS CIDREIRA

ORGANOGRAMA

Trabalho apresentado na disciplina de Organização e Gerenciamento nos Serviços de Saúde, orientado pela professora Pollyana, no 8° período do curso de graduação em Enfermagem.

ITAJAÍ

2021

  1. CASO

O organograma define as relações na instituição. Relações formais, linhas de comunicação e autoridade aparecem no gráfico em linhas cheias. Esses cargos lineares podem ser representados por linhas cheias horizontais ou verticais. Linhas cheias horizontais representam a comunicação entre pessoas com esferas similares de responsabilidade e poder, embora com funções diferentes. Linhas cheias verticais entre cargos denotam a cadeia de comando oficial, as vias formais de comunicação e autoridade. As pessoas com maior autoridade para tomar decisões localizam-se na parte superior; aquelas com menor autoridade estão na parte inferior. O nível do cargo no gráfico também significa status e poder.

As linhas pontilhadas ou tracejadas do gráfico representam cargos no quadro de pessoal. Como são cargos de assessoria, um dos membros desses cargos dá informações e assistência ao administrador ou chefe, embora tenha autoridade limitada. Utilizados para aumentar sua esfera de influência, os cargos de assessoria permitem que o administrador desempenhe mais atividades e tenha maiores interações. Esses cargos ainda possibilitam a especialização, algo impossível de ser alcançado sozinho por qualquer administrador ou chefe. Embora os cargos de assessoria possam tornar mais eficientes os funcionários da linha de produção, as organizações podem funcionar sem eles.

Os cargos de consultor ou assessor não possuem autoridade legítima inerente. Os especialistas clínicos e os diretores do quadro de funcionários, quando em cargos de chefia, não costumam ter a autoridade que faz parte de uma relação administrativa. Cumprir com as expectativas de um cargo de pessoal pode, portanto, torna-se mais difícil, porque normalmente sua autoridade formal é limitada. Uma vez que apenas aos cargos administrativos se atribui autoridade para tomar decisões, os de pessoal podem resultar em um uso ineficiente dos serviços de apoio, a menos que as descrições e as responsabilidades do trabalho para esses cargos sejam explicadas com clareza.

A unidade de comando é indicada por uma linha vertical cheia entre os cargos no gráfico organizacional. Essa ideia fica melhor descrita com a existência de uma pessoa/chefe que representa um gerente a quem se reportam os empregados, estando estes sob sua responsabilidade. Isso simplifica muito a relação entre administrador e empregado, pois este precisa manter somente um número mínimo de relações, aceitando a influência de apenas uma pessoa como seu supervisor imediato.

Com frequência, os enfermeiros sentem que possuem vários chefes, pois o atendimento de saúde costuma envolver uma abordagem multidisciplinar. Dentre os indivíduos adicionais a quem os enfermeiros talvez precisem se reportar estão o supervisor imediato, o paciente, a família do paciente, a administração central e o médico. Todos possuem algo a acrescentar ao controle do trabalho do enfermeiro. Weber estava certo ao determinar que a ausência de autoridade de comando resulta em certo conflito e perda de produtividade. Isso é frequentemente demonstrado quando os funcionários da área de saúde ficam confusos em relação à unidade de comando.

Considerando-se a expansão do Memorial Hospital, a Junta Diretiva fez várias mudanças que exigem alterações nesse gráfico. Os diretores acabaram de anunciar as seguintes mudanças:

  • O nome do hospital foi mudado para Hospital Geral e Centro Médico Memorial;
  • Foi oficializada a aprovação do estado para a realização de cirurgia cardíaca aberta;
  • Uma das unidades médico-cirúrgicas existentes será remodelada, passando a ser dividida em duas unidades de cuidados críticos (uma para coronárias e cirurgia cardíaca aberta, com seis leitos, e outra para cirurgia e trauma, também com seis leitos);
  • Um diretor clínico de meio período será responsável pelo atendimento médico em cada unidade de cuidados críticos;
  • O título de administrador do hospital foi mudado para diretor-executivo;
  • Contratou-se um administrador associado para o hospital;
  • Criou-se um novo departamento de educação para todo o hospital;
  • A antiga unidade pediátrica será remodelada, passando a constituir uma ala pediátrica com sete leitos e uma unidade de recuperação também com sete leitos;
  • O novo título do diretor de enfermagem é vice-presidente de serviços de atendimento ao paciente.

Quando o hospital é visto como um sistema amplo e aberto, é possível visualizar as áreas em que podem ocorrer problemas. Em especial, há necessidade de serem identificadas mudanças antecipadas no departamento cirúrgico e a forma como tais mudanças afetam a organização como um todo.

  1. QUESTÕES
  1. Descreva todas essas mudanças no gráfico organizacional antigo, delineando os cargos funcionais e lineares. Justifique suas decisões.

De acordo com as mudanças, primeiro, o nome do hospital foi modificado, não se modificando muito na estrutura do organograma. Uma das mudanças significativas que foi a aprovação do Estado sobre a realização da cirurgia cardíaca aberta, portanto, foi resolvido que a unidade medida-cirúrgica irá ser dissolvida e passando a ser dividida em duas unidades de cuidados críticos, sendo uma para cirurgia cardíacas e coronárias (6 leitos) e uma para cirurgias e traumas (6 leitos). Um diretor clínico, em meio período, será o responsável pelo atendimento médico em cada uma destas novas unidades. Uma outra modificação que afeta um pouco a estrutura do organograma é o título de administrador que passou a ser diretor-executivo, atuando no planejamento estratégico e no gerenciamento do hospital. Também foi admitido um administrador associado e criado um novo departamento de educação para o hospital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (312.6 Kb)   docx (235.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com