TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PERSPETIVA DE ACOLHIMENTO EM SAÚDE NA VISÃO DOS USUÁRIOS E DOS TRABALHADORES DE UMA UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE

Por:   •  30/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.894 Palavras (12 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

CAMPUS BAIXADA SANTISTA

Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde

LUCIANE CRISTIANO DE ALMEIDA

A PERSPETIVA DE ACOLHIMENTO EM SAÚDE NA VISÃO DOS USUÁRIOS E DOS TRABALHADORES DE UMA UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE

SANTOS

2015

LUCIANE CRISTIANO DE ALMEIDA

A PERSPETIVA DE ACOLHIMENTO EM SAÚDE NA VISÃO DOS USUÁRIOS E DOS TRABALHADORES DE UMA UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE

Projeto de Pesquisa apresentado á disciplina de Seminários de Pesquisa II do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista - como parte dos requisitos avaliativos.

 Orientador: Profº Dr. Sidnei José Casetto

 Co-orientadora: Profª Dra. Angela Aparecida Capozzolo

Santos

2015

RESUMO

        Trata-se do acolhimento dos usuários e trabalhadores em Unidade Móvel de Saúde não no sentido apenas da concentração do trabalho na recepção do usuário e nem de uma mera integração do trabalhador no serviço, mas da importância viva que a recepção tem no aspecto de estar viva, tema o qual, vem ganhando força e nova forma nos serviços de saúde mediante evolução das politicas publicas.Tem ainda objetivo de realizar uma pesquisa qualitativa com a finalidade de identificar diversas fontes e instrumentos com o objetivo de identificar de que maneira os usuários são acolhidos e de que forma da se esse acolhimento e continuidade do serviço em rede junto as (UBS e AMAS). Para tanto irei utilizar como instrumento a observação; rodas de conversa com os usuários, entrevistas semi-estruturadas direcionadas aos gerentes e aos trabalhadores, questionários anônimos com a finalidade de preservar a identidade afim de que os mesmos fiquem livres para sua explanação a respeito das questões envolvidas. Com esta articulação pretende-se colaborar com o desenvolvimento de mecanismos norteadores para a melhoria do acolhimento e sua continuidade nos atendimentos em rede.

Palavra chave: Acolhimento. Unidade Móvel de Saúde

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        

3.        HIPÓTESE        

4.        OBJETIVO GERAL        

5.        OBJETIVOS ESPECIFICOS        

6.        MÉTODO DE PESQUISA        

7.        CRONOGRAMA        

8.        REFERENCIAS        1


  1. INTRODUÇÃO

Nascido em 1988 O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista da democracia onde a Constituição Federal determina que seja dever do Estado garantir a saúde de toda a população. Para o SUS, todos os níveis de atenção são igualmente importantes. Contudo, é comprovado que a Atenção Básica (AB) deve ser sempre prioritária. É nela que é sanada a imensa maioria das necessidades em saúde e também é a porta de entrada no sistema. Além disso, ela é também responsável por possibilitar uma melhor organização e funcionamento também dos serviços de media e alta complexidade (BRASIL, 2004).

Dentre as diversas estratégias que orientam a (AB) no cumprimento de seus objetivos, o acolhimento em saúde tem se apresentado como uma das mais importantes ferramentas, no sentido de possibilitar uma melhor organização e resolução de agravos em saúde, e também auxilia no funcionamento dos demais níveis da atenção. Isto pode ser observado em diversos materiais produzidos pelo Ministério da Saúde, sobretudo após a Política Nacional de Humanização (PNH) de 2003. Contudo, conforme apresentarei ao longo deste anteprojeto de pesquisa, esta importante ferramenta não está presente somente neste nível de atenção.

Mas afinal, o que é o acolhimento?

Partindo do Novo Dicionário Aurélio de 2010 temos: ato ou efeito de acolher, refugio; amparo; hospitalidade. Nesta direção, o Ministério da Saúde formula que o acolhimento é a recepção do usuário desde sua chegada, responsabilizando-se integralmente por ele, ouvindo sua queixa, permitindo que ele expresse suas preocupações, angustias, e ao mesmo tempo, colocando os limites necessários, garantindo atenção resolutiva e articulação com os outros serviços de saúde para a continuidade da assistência quando necessário. (BRASIL, 2006)

É interessante percebermos que recepção, na perspectiva do acolhimento, ganha diversos significados. Recepção, enquanto um lugar vivo e não somente um espaço físico, comporta sujeitos em relação ao ambiente.  Portanto, dirá respeito ao modo como um trabalhador consegue lidar com as adversidades nas relações com os usuários quanto a uma queixa singular, já que cada usuário trará consigo seu jeito, suas capacidades e suas dificuldades em relação a um determinado problema. Recepcionar exigirá do trabalhador a capacidade de se ver como um agente que faz parte da sua resolução.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Para Merhy (1998), quando um usuário de um serviço de Saúde procura ajuda, não está simplesmente atrás de um exame, mas, sim, de soluções para o seu problema.

Olhando esses momentos – pelo lado do trabalho tanto do médico, quanto do de um porteiro de um serviço de saúde – são-nos reveladas questões-chave sobre os processos de produção em saúde, nos quais o acolhimento adquire uma expressão significativa. Isto é, em todo lugar em que ocorre um encontro – enquanto trabalho de saúde – entre um trabalhador e um usuário, operam-se processos tecnológicos (trabalho vivo em ato) que visam à produção de relações de escutas e responsabilizações, as quais se articulam com a constituição dos vínculos e dos compromissos em projetos de intervenção. (FRANCO, et. al. 1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com