TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO ACOLHIMENTO DE UMA UNIDADE DE SAÙDE

Por:   •  13/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO ACOLHIMENTO DE UMA UNIDADE DE SAÙDE

[pic 3]

Planaltina-Goiás

2014

A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO “ACOLHIMENTO” DE UMA UNIDADE DE SAÙDE

                                   

                                           

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Estatística e indicadores sociais; Processo de trabalho e Serviço Social.; Oficina de formação - tecnologia da informação – 7º semestre.

Planaltina-Goiás

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        03

2. PROBLEMA        03

3. OBJETIVO GERAL        04

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        04

4. JUSTIFICATIVA        04

5. METODOLOGIA        05

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        05

7. CRONOGRAMA        08

8. ORÇAMENTO        08

9. RESULTADOS ESPERADOS        08

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        09

1. INTRODUÇÃO

Este estudo teve como principal objetivo investigar a atuação do Serviço Social no “acolhimento” de uma unidade de saúde. Atualmente a saúde está vinculada aos princípios básicos de dignidade e cidadania, não podendo ser desarticulada dos direitos dos indivíduos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (2002), os cuidados paliativos assim se definem:

“uma abordagem que aprimora a qualidade de vida, dos pacientes e famílias que enfrentam problemas associados com doenças ameaçadoras de vida, através da prevenção e alivio do sofrimento, por meios de identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e outros problemas de ordem física, psicossocial e espiritual”.

Os cuidados paliativos são indicados quando estamos diante: de enfermidade avançada, progressiva e incurável; da falta de possibilidades razoáveis de resposta ao tratamento especifico; de numerosos sintomas intensos, múltiplos, multifatoriais e mutantes; do grande impacto emocional no paciente, na família e na equipe de cuidadores, relacionado com a presença explicita ou não da morte; e do prognóstico de vida inferior a seis meses.

Apesar da universalidade de atendimento garantido pela Constituição, as pessoas têm sido excluídas ou mal atendidas. Neste contexto, o Serviço Social, que está inserido na saúde e tem ali o seu maior campo de atuação, pode intervir através de um trabalho interdisciplinar na equipe multiprofissional do acolhimento.

Também foi abordado a questão da gênese da profissão, o conceito de “acolhimento” em saúde e a atuação do Serviço social, como garantidor de direitos e exercício de cidadania.

.

2. PROBLEMA

A atuação do Serviço Social na equipe multiprofissional do “acolhimento” pode democratizar o acesso a unidade de saúde aos pacientes e suas famílias?

3. OBJETIVO GERAL

Conhecer a ação do assistente social frente à problemática do acesso dos usuários na Instituição.

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer o papel do assistente social no acolhimento;
  • Analisar o que o assistente social entende por “acolhimento”;
  • Identificar as maiores dificuldades encontradas por este profissional no enfrentamento da problemática do acesso;
  • Descobrir de que maneira o Assistente Social pode contribuir para amenizar esses problemas;
  • Relatar sobre as Políticas Públicas que regem este tipo de atendimeto pelo Assistente Social.

4. JUSTIFICATIVA

Uma das razões para a realização desta pesquisa é ter como
prioridade o valor da dignidade humana, isto significa considerar a pessoa em sua
integralidade e não somente do ponto de vista diagnóstico.

A medicina paliativa afirma a vida e reconhece que o morrer é um processo normal do viver, e não busca nem acelerar nem adiar a morte, ela busca atender a pessoa na sua fase final de vida e na sua globalidade de ser, promovendo a dignidade do doente e sua possibilidade de não ser expropriado do momento final de sua vida, mas de viver sua morte.

Portanto, a presente pesquisa justifica-se pela necessidade de conhecer o trabalho de humanização dos cuidados em saúde pelo serviço social que pressupõe considerar a essência do ser, o respeito à individualidade e a necessidade da construção de um espaço concreto nas instituições de saúde que legitime o humano das pessoas envolvidas.

5. METODOLOGIA

A presente pesquisa consistirá em um estudo descritivo com abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, baseado em revisão de literatura. Para tanto, foram analisados livros, artigos científicos e sites que abordam o tema proposto.

O levantamento bibliográfico foi realizado utilizando o banco de dados que contem periódicos; sites de busca na internet; revistas na área da educação, documento legais, dentre outros.

O material consultado foi submetido a uma leitura rápida, para saber se o assunto abordado era interessante para pesquisa.

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O Serviço social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que através de pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visem à preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e justiça social.

A reflexão sobre o Serviço social na contemporaneidade exige um conhecimento sobre sua gênese. Na década de 30, a questão social estava configurada na exploração do trabalhador pela classe dominante, que vinha de um recente passado escravagista, neste contexto surge o Serviço social “como fruto da iniciativa particular de grupos e frações de classe, que se manifestam, principalmente, por intermédio da Igreja Católica” (IAMAMOTO, 2005, p.127).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com