TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Social Contemporânea

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade do Maranhão – FACAM

Emannuely Almeida

Jéssica Cristina

Kerlly Pinheiro

Marynara Yasmine

A Psicologia Social Contemporânea.

Principais tendências e perspectivas Nacionais e Internacionais

São Luís – MA

2017

PROCESSOS GRUPAIS

        O estudo dos fenômenos grupais tem uma longa história, se constituiu no objeto de preocupações de pioneiros da psicologia, porém com o passar do tempo às investigações nessa área se concentraram em níveis micros de análise, que se focalizavam no individualismo. Nesse sentido durante algum tempo, pouca atenção foi dada a processos que levam o ser humano a participar da vida em grupo, bem como os efeitos da não participação.

        Mais recentemente avanços em análise de dados consideram o grupo uma unidade autônoma e não uma soma de indivíduos, isso propiciou avanços no conhecimento sobre processos grupais. É importante ressaltar que a temática continua tendo muita importância no contexto das investigações psicossociais.

NEUROCIÊNCIA SOCIAL

        A neurociência social dedica-se a análise das bases neurobiológicas da cognição social, sendo que as novas técnicas de imagens neurais, como a ressonância magnética funcional, que permite a localização precisa de diferentes estruturas cerebrais.

E as evidências apontam que determinadas regiões do córtex cerebral superior são especializadas em processos sociocognitivos, como, a percepção de si mesmo, a detecção e compreensão de faces, vozes e movimentos humanos, a percepção de sentimentos dos outros, etc. Por essa razão lesões cerebrais nessas áreas podem afetar negativamente os julgamentos e interações sociais.

A percepção de estados mais temporários estão relacionadas à ativação da função parietal temporal, enquanto que as normas e eventos interpessoais encontram-se associadas a ativação do córtex pré-frontal medial, ainda que alguns estados temporários possam também ativa-lo. Conclui-se que esses dois substratos neurais vincula-se à cognição social. A neurociência social na área de psicologia social poderá contribuir para a compreensão do comportamento social, sendo que de todo modo ela poderá atuar como uma perspectiva complementar a outras mais apropriadas à investigação das influências macrossociais na conduta social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com