TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RAIVA, doença estudada no curso de enfermagem

Por:   •  20/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 3

A RAIVA

  1. É uma doença aguda infecciosa extremamente grave onde o vírus se propaga no SNC.                                                                Ocorre geralmente em mamíferos.                                                Existem duas formas de transmissão: urbana e silvestre, o ciclo urbano ocorre entre cães gatos e humanos, o ciclo silvestre ocorre em morcegos raposas e macacos.

  1.  Nos países em que há morcegos hematófagos, a raiva ocorre no ciclo rural, ou seja, entre os bovinos, suínos, caprinos, podendo causar prejuízos na produção pecuária.                                                                        No Brasil o número de casos de raiva humana vem diminuindo desde 1980.
  1. Transmissão: Ocorre por meio do contato direto com a saliva do animal infectado, através de arranhaduras, mordeduras e lambedura.                Sintomas: No início os sinais são: Mal estar, pequeno aumento de temperatura, irritabilidade, anorexia, cefaleia náuseas e dores de garganta. Sinais: Inquietude, entorpecimento, alterações de comportamentos e parestesia próximo ao local do acidente.
  1. Os sintomas vão se tornando mais graves: Febre alta, calafrios, espasmos musculares involuntários principalmente na laringe e faringe e sialorréia intensa.                                                                                        No progresso da doença os espasmos musculares passam para um quadro de paralisia geral, alterações cardiorrespiratórias, retenção urinária, disfagia, fotofobia, e períodos de alucinações.                                        Após a instalação no quadro clínico o óbito ocorre em 7 dias.
  1. Medidas Preventivas:

- Lavar rapidamente a lesão com água corrente abundante.

- Vacinação de rotina da população de cães e gatos (campanha).

- Observação dos cães e gatos agressores por 10 dias a contar da data do     acidente.

- Captura de cães de rua principalmente em áreas endêmicas.

- Controle rigoroso na agricultura, (área rural) para evitar a raiva em animais.

Tratamento:

- Administrar vacinas antirrábicas.

- Administrar soros antirrábicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com