TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Curso de Enfermagem

Por:   •  11/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Curso de Enfermagem

Disciplina: Fisiologia – 4º semestre

Acadêmicos:  Adriana Galhardi RA: 6822471894

                       Ayaca Ogawa Neta RA: 682047860    

                       Elaine Cristina Costa RA:6621357954

                       Tatiana Ap Ouvidio RA:6248212322

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Aula Prática11: Analisar a resposta do sistema endócrino na presença de glicose

                                Data da Prática28-11-2014

1.Introdução

O pâncreas endócrino é formado pelas ilhotas de Langerhans que possuem dois tipos de células a alfa e a beta que produzem os hormônios glucagon e insulina, respectivamente.

Ao ingerir uma refeição, o nível de glicose no sangue aumenta, fazendo com que o pâncreas secrete a insulina responsável por captar a glicose do sangue e leva-la para dentro das células (Guyton, 2008).

2.Objetivo

A prática de hoje terá como objetivo fornecer um conhecimento geral sobre o sistema endócrino, avaliar o comportamento do organismo após uma sobrecarga de glicose.

3.Material e Métodos

Material: Glicômetro, Agulha estéril; Glico-Fitas; Acool 70%; Algodão e Luvas.

Solução de dextrose: Dextrose(75g) via oral diluída em agua(375ml)

Método: Para dosar a glicemia, aperte a polpa do dedo e, após limpeza do local com álcool e algodão, faça uma ligeira perfuração com a agulha. Inserir a Glico-fita no glicosímetro e depositar uma gota de sangue no local indicado. Anotar valores que serão apresentados em mg/dl de sangue.

Procedimento Experimental

GRUPO DEXTROSE:

Medir a glicemia basal dos voluntários em jejum e anotar;

Os voluntários vão ingerir a solução de dextrose e aguardar po 15 minutos;

Verificar novamente a glicemia do voluntario e anotar;

Aguardar mais 15 minutos e verificar a glicemia.

NOME

GLICEMIA

TEMPO

SOBRECARGA

TATIANA

95mg/dl

25minutos

162

ELAINE

92mg/dl

25minutos

159

ANA

91mg/dl

25minutos

129

FÁBIA

98mg/dl

30minutos

138

ERLAINE

92mg/dl

30 minutos

159

4.Discussão

A insulina, e o glucagon são hormônios produzidos pelo pâncreas. O pâncreas é uma glândula que é composto por dois tipos de tecido: os acenos, e as ilhotas de Langherans.

O efeito da insulina tem o dever dela, é promover o transporte da glicose para interior das células dos musculo esquelético, estando no tecido adiposo e no fígado.  A glicose no musculo é captada pela difusão facilitada, vindo ocorrer á ação das proteínas carregadoras de glicose (glucose transporte). Existem vários tipos GLUT sendo: GLUT-1 se encontra nas células do organismo no baixo nível de glicose, que é o principal para obter a geração de energia, GLUT-2 - se encontra na superfície das células hepáticas e tubulares renais, GLTU-4 –  ela se encontra no musculo cardíaco e esquelético.

Nas células hepáticas a glicose não depende da difusão facilitada, pois a membrana celular hepática é permeável, sendo assim vindo difundir em duas direções, tanto para exterior e interior das células.

O fígado é a manutenção da glicemia no organismo, a insulina ativa enzimas que reagem com o íon fosfato e com a enzima glicogênio, vindo formar o glicogênio hepático para reduzir o nível da glicose sanguínea, sendo um estoque de glicose de energia no organismo.

Então quando o nível da glicose sanguínea começar a cair, o glicogênio hepático é de polimerizado(quebrado), vindo estimular o hormônio de Glucagon, ocorrendo a ativação do hormônio glucagon que vem ativar as enzimas nas membranas das células hepáticas. É necessário definir algumas das etapas das vias de transmissão do sinal de insulina, elucidar os mecanismos de inter-relação (cross-talk) com outros hormônios, determinar a susceptibilidade genética da resistência à insulina e as interações entre os genes e o ambiente. Esses estudos irão propiciar novos insights em relação ao diabetes e resistência à insulina, talvez permitindo uma abordagem terapêutica individualizada incluindo a prevenção dessas doenças.                

                        

Referencias Bibliografias

Guyton AC. Hormônios do Córtex Supra-renal, Insulina e Glucagon. In: Guyton AC. Fisiologia Humana. Rio de Janeiro; Guanabara Koogan, 1998. p.472-83. Acessado em 29-11-2014

Berne RM, Levy MN. Metabolismo corporal. In: Berne RM, Levy MN. Fisiologia. 6º edição, Rio de janeiro; Guanabara Koogan, 1998. p.753-773.acessado em 29-11-2014

1.        Introdução

O pâncreas endócrino é formado pelas ilhotas de Langerhans que possuem dois tipos de células a alfa e a beta que produzem os hormônios glucagon e insulina, respectivamente.

Ao ingerir uma refeição, o nível de  glicose no sangue aumenta, fazendo com que o pâncreas secrete a insulina responsável por captar a glicose do sangue e leva-la para dentro das células(Guyton, 2008).

2.        Objetivo

A prática de hoje terá como objetivo fornecer um conhecimento geral sobre o sistema endócrino. Para isso, será apresentado um filme de duração de 25 minutos e após o filme os alunos deverão confeccionar o relatório e responder a questão abaixo.

3.        Material e Métodos

Material: Glicosímetro, Agulha estéril; Glico-Fitas; Acool 70%; Algodão e Luvas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (57.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com