TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REVISÃO DE SAÚDE MENTAL

Por:   •  9/11/2019  •  Dissertação  •  1.801 Palavras (8 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 8

REVISÃO DE SAÚDE MENTAL

  1. Defina Psiquiatria?

 Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade

  1. O que é o CAPS? Quais seus objetivos e suas características?

CAPS – São centros a atenção psicossocial. Unidades de nível intermediárias de atendimentos a pacientes com transtornos mentais. Seu objetivo é o acolhimento daqueles que, em grande sofrimento psíquico, pudessem permanecer fora do hospital psiquiátrico. Estímulo à participação de atividades produtivas dentro e fora do centro; Promoção de eventos culturais e/ou recreativos, produzindo espaços de trocas entre usuários, familiares e comunidades. Estímulo a formas alternativas e cooperadas de moradia para quem necessite

  1. Quais são os profissionais que compõe a equipe multiprofissional em Psiquiatria?

Médicos psiquiátricos, enfermeiros, auxiliares e técnicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas,

educadores físicos dentre outros.

4- Qual é o papel da enfermagem em Psiquiatria?

É um processo interpessoal pelo qual o enfermeiro presta assistência ao indivíduo para promover a saúde mental, ajudando-os a se readaptarem e a encontrarem significado nestas experiências. É um processo onde o enfermeiro auxilia as pessoas, individualmente ou em grupos, a desenvolverem um autoconceito mais positivo, um padrão mais gratificante de relacionamento interpessoal e um papel mais satisfatório na sociedade.

  1. Qual é a importância da inteiração da enfermagem junto ao cliente de Saúde Mental?

A importâmcia e ver o cliente como ser holístico, com uma multiplicidade de carências interrelacionadas;Foco sobre as qualidades e recursos do cliente; Ser humano com valor e dignidade exatamente pelo que ele é; Potencial para estabelecer um relacionamento com a maioria dos clientes (empatia);Explorar o comportamento do cliente em busca da carência que esse pretende satisfazer ou da mensagem que está comunicando; Vê o comportamento do cliente de forma não-critica, enquanto o ajuda a aprender adaptações mais efetivas;

  1. Como deve ser a admissão do paciente de Saúde Mental realizada pelo profissional de enfermagem?

O ENFERMEIRO DEVE SEMPRE TER UMA VISÃO HOLÍSTICA do paciente e seus anseios: Olho no olho, ouvir-lo etc. Compete aos membros da equipe de enfermagem, além de suas funções técnicas: criar e manter o ambiente terapêutico e estabelecer relações interpessoais terapêuticas com o paciente. Ajudando-os a se readaptarem e a encontrarem significado nestas experiências

  1. O que é Personalidade?

É o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.

  1. Defina: ID, EGO e SUPEREGO?

ID: Inconsciente:IMPULSOS que buscam o prazer. Ele deseja a gratificação imediata e não tolera a frustração. LADO INSTINTIVO. EGO: Consciente: que aprende a controlar os impulsos, decidindo se estes devem ser satisfeitos imediatamente, mais tarde ou nunca. SUPEREGO: Consciente: Essas normas acabam se incorporando à estrutura psíquica, é a parte de nossa estrutura que nos reprime, nos censura, funcionando como freio de impulsividade. Ou seja, é o oposto absoluto do Id.

  1. Como deve ser as Relações Interpessoais Terapêuticas?

OLHO NO OLHO; OBSERVAR O SEU MANEIRISMO: Postura, formas de falar e olhar, como posiciona os braços. MOSTRAS DISPONIBILIDADE: Demonstrar interesse e tempo em atender. CAPACIDADE DE OUVIR:. À medida que vai falando, escuta sua própria voz e coloca em ordem pensamentos que, contidos, estavam confusos. Aproximar-se da pessoa: demonstrar calor humano: Olhar direcionado, Postura de acolhimento. Calor humano – toque terapêutico. EMPATIA: Colocar-se no lugar do outro. Aceitação incondicional e respeito: Acolher o outro de modo pleno, sem lhe condicionar ou julgar pelo que ele fez ou deixou de fazer. CONGRUÊNCIA: mostrar sintonia entre os seus sentimentos, palavras e ações;Verificar congruência ou incongruência no cliente: no discurso e seu maneirismo

10- Cite e explique de maneira sucinta os Mecanismos de Defesa segundo Freud.

  • MECANISMOS DE DEFESA: são ações psicológicas que buscam reduzir as manifestações iminentemente perigosas ao Ego, já que este não se defronta só com as pressões e solicitações do Id e do Superego, pois aos dois se juntam o mundo exterior e as lembranças do passado.
  • NEGAÇÃO.  Nas crianças pequenas, é muito comum a negação de realidades desagradáveis. Baseia em negar a dor, ou outras sensações de desprazer.
  • IDENTIFICAÇÃO O indivíduo assimila um aspecto, uma característica de outro, e se transforma, total ou parcialmente, apresentando-se conforme o modelo desse outro. A personalidade constitui-se e diferencia-se por uma série de identificações.
  • REGRESSÃO É o processo psíquico em que o Ego recua, fugindo de situações conflitivas atuais, para um estágio anterior. É como um retorno a formas anteriores do desenvolvimento do pensamento, das relações de objeto e da estruturação do comportamento.
  • FANTASIA É um processo psíquico em que o indivíduo concebe uma situação em sua mente, que satisfaz uma necessidade ou desejo, que não pode ser, na vida real, satisfeito.É um roteiro imaginário em que o sujeito está presente e que representa, de modo mais ou menos deformado pelos processos defensivos, a realização de um desejo e, em última análise, de um desejo inconsciente.

DESLOCAMENTO: O todo é representado por uma parte ou vice-versa.Também pode ser uma idéia representada por uma outra, que, emocionalmente, esteja associada à ela. Não tem qualquer compromisso com a lógica. Tbm se manifesta na Transferência, fazendo com que o indivíduo apresente sentimentos em relação a uma pessoa que, na verdade, lhe representa uma outra do seu passado.

12- Cite métodos de prevenção em Saúde Mental.

PREVENÇÃO: Não há como estabelecer “medidas preventivas” que partam da idéia de que há uma maneira normal de viver, de reagir, e que os desviados seriam “tratados”, e normatizados. É importante aceitar as diferenças e a singularidade. Cada pessoa tem seu jeito de viver, seus mecanismos para resolver as dificuldades, e não nos cabe do exterior julgar se uma maneira é melhor ou pior que a outra. Algumas atividades que propiciam o autoconhecimento (grupo de adolescentes, pais, idosos, gestantes) ajudam a pessoa a perceber melhor o que está sentindo, preparando-as para as alterações que vão ocorrer ou que estão ocorrendo. Isso ajuda a detecção precoce de dificuldades que necessitam de intervenção de um profissional. DENTRE POSSÍVEIS PREVENÇÕES ESTÃO: Oferecer um acesso mais fácil, mais rápido, a quem necessite de auxílio na área de saúde mental; corrigir a tendência de a assistência centrar-se no hospital; as alternativas de hospital-dia, CAPS, ambulatório são mais indicadas para alguns clientes; corrigir a tendência de a assistência centrar-se na terapia medicamentosa – abordagens podem ser experimentadas pela equipe multidisciplinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (240.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com