TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAÚDE E O MEIO AMBIENTE NA VISÃO DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Por:   •  6/2/2019  •  Resenha  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE IRECÊ-FAI

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

LILIANE MACHADO FERREIRA

THAIRYNE DE CARVALHO SOUZA

RESENHA:

A SAÚDE E O MEIO AMBIENTE NA VISÃO DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.

IRECÊ-BA

2017

LILIANE MACHADO FERREIRA

THAIRYNE DE CARVALHO SOUZA[pic 2]

RESENHA:

A SAÚDE E O MEIO AMBIENTE NA VISÃO DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.

        

Trabalho apresentado à disciplina Meio Ambiente e Saúde do curso de graduação em Enfermagem, como requisito da obtenção de nota.

Professorª Drª: Ivânia Batista de Oliveira Farias

IRECÊ-BA

2017

SANTOS, D. A. S.; SILVA, M. S.; AZEVEDO, J. V. V. Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade. São Paulo, vol. 10 no 2. Pg. 95 – 107, 2015.

O presente estudo teve como objetivo identificar a relação entre a saúde e o meio ambiente, na visão de enfermeiros atuantes na atenção primária. Inicialmente foi destacado a responsabilidade relativa a conservação do meio ambiente, tratado pela Constituição Federal Brasileira de 1988, sendo essa de esfera do poder público e da coletividade. O poder público tem por obrigação e lei de garantir a saúde oferecendo acesso integral, universal e igualitário para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Dessa forma a preservação e proteção ao meio ambiente é inserido automaticamente nesse contexto, não se tem saúde em um ambiente desequilibrado. Além do poder público os profissionais de saúde precisam entender a importância da interdisciplinaridade entre saúde e doença para realização de um bom serviço.

O trabalho desenvolvido destaca um conceito importante que é a Lei n° 6.938/81, de proteção ao meio ambiente – PMNA, cujos objetivos estão direcionados exclusivamente a proteção, conservação e recuperação do meio ambiente, e trazendo para a questão da saúde estes conceitos estão todos ligados um ao outro. As práticas de saúde devem andar lado a lado com o meio ambiente.

No Brasil, após a mudança no modelo de atenção e gestão que consiste em realizar a vigilância em saúde, sendo iniciado por meio da estratégia de saúde da família (ESF), o enfermeiro passou a atuar nessa área como um profissional com função primordial. Estratégia de Saúde da Família é um meio de aproximar o profissional com a população e contribuir com o desenvolvimento de um trabalho que favoreça um ao outro, nesse meio está totalmente as questões do ambiente que interfere no processo de saúde de qualidade. Sendo assim, o enfermeiro deve ampliar sua visão de assistência, considerando, portanto, não só a saúde humana, mas esta vinculada à saúde ambiental, haja vista que o profissional deve se apropriar de uma prática que engloba a necessidade de controlar e evitar os fatores ambientais que possa prejudicar a saúde do indivíduo e de sua família em um contexto amplo.

Para melhor esclarecimento, o artigo trata de três pontos importantes: A saúde, o meio ambiente e os profissionais de enfermagem. A pesquisa foi realizada no município de Rondonópolis, Mato Grosso, através de uma entrevista. Foram entrevistados 28 enfermeiros atuantes da atenção primária, desses a predominância é do sexo feminino, maioria na faixa etária de 20 a 29 anos, entre 1 a 2 anos na atenção a saúde.

Esses dados corroboram com as características da categoria de enfermagem, em que a maioria dos profissionais são mulheres, devido ao objeto de atuação ser o cuidado. Essa é uma profissão de cuidados, que as práticas vão além da teoria. Visto que o enfermeiro passou a se responsabilizar ainda mais nesse contexto entre ambiente e saúde, principalmente os atuantes da atenção primária a saúde que da início a um trabalho onde os resultados sejam satisfatórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com