TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde Coletiva

Por:   •  19/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ[pic 1]

CURSO DE FISIOTERAPIA

Bianca Cabral de Menezes

PORTFÓLIO SAÚDE COLETIVA 3

QUIXADÁ

2017

EDUCAÇÃO EM SAÚDE[pic 2]

A educação em saúde trata-se de um recurso utilizado por profissionais da saúde, cujo o objetivo em comum é melhorar a qualidade de vida da população/comunidade, através não só de transmissão, mas de trocas de conhecimentos, sendo necessário que o educador, no caso o profissional de saúde, seja capacitado e bem instruído.

Quando falamos em educação em saúde, é importante iniciarmos reforçando a ideia de que saúde e educação representam dimensões fundamentais à vida humana, mas, sobretudo, se caracterizam pela sua indissociabilidade na vida concreta, no cotidiano.

As práticas de educação em saúde envolvem três segmentos:

[pic 3]

Como conhecer a realidade das pessoas da comunidade e da Equipe de Saúde da Família com as quais estamos desenvolvendo as ações educativas?

  • Diagnóstico situacional.
  • Observação e aplicação de questionários.
  • Equipe de saúde da família em ambiente de discussão (conselhos locais).
  • Avaliação do processo educativo.
  • Conhecer os interesses (necessidades).

[pic 4]

Quais metodologias devem ser utilizadas?

  • Metodologias que motivem as pessoas a refletir.
  • Metodologias ativas, dinâmicas e flexíveis.

EDUCAÇÃO E SAÚDE:

[pic 5]

Ainda hoje é utilizado como sinônimo de educação em saúde. Em 1990 o conceito comum era de que seria uma área de saber técnico voltada para instrumentalizar o controle dos doentes pelos serviços e a prevenção de doenças pelas pessoas.

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE:

 Educação para a saúde é uma ação básica de saúde, o princípio desta educação é o desenvolvimento da consciência crítica das causas dos problemas e das ações necessárias para a melhoria da qualidade de vida.  Treina os indivíduos para analisar os problemas antes de agir, estimula o desenvolvimento da individualidade, o conhecimento é adquirido através da auto atividade.

Essa denominação, semelhante à educação sanitária, indica a educação como mero instrumento, um meio para se alcançar a saúde, educar para se obter saúde. Esse modelo se aproxima das características do modelo biomédico, que impõe aos indivíduos a ideia de que sua doença pode ser tratada e até mesmo curada por intervenção de outros, os profissionais de saúde, os quais detêm o saber e, consequentemente, o poder de decidir sobre seus males, seus corpos, enfim, sobre suas vidas (ILLICH, 1981).

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE:

A educação em saúde vem contribuindo para a criação de uma nova consciência sobre as políticas públicas. Tem como intenção propor estratégias que possam ser incorporadas nos cursos de graduação da área da saúde.

A educação em saude privilegia os movimentos sociais locais, num entendimento de saúde como prática social e global. Baseia-se nos saberer “populares”.

EDUCAÇÃO NA SAÚDE:[pic 6]

Educação na saúde, consiste na formação e qualificação dos profissionais de saúde, envolvendo práticas de ensino, diretrizes didáticas e orientação curricular.

A educação dos profissionais de saúde tem uma grande importância para as práticas na área da saúde. Ao longo dos últimos 15 anos de implementação do SUS, foram sendo acumuladas experiências e reflexões a respeito dos limites e possibilidades de diferentes iniciativas de mudança na formação dos profissionais de saúde. 

A educação continuada envolve as atividades de ensino após a graduação, possui duração definida e utiliza-se metodologia tradicional.

Educação permanente estrutura-se a partir de dois elementos: as necessidades do processo de trabalho e o processo crítico como inclusivo ao trabalho.

Documentos relacionados produzidos durante as atividades do curso:

  • [pic 7]

O QUE SÃO METODOLOGIAS ATIVAS?

[pic 8]

A metodologia ativa é um processo amplo, onde o principal objetivo é inserir o estudante como agente principal responsável pela a sua aprendizagem. São muitas as possibilidades de metodologias ativas, com potencial de levar os alunos a aprendizagens para a autonomia. A atividade baseada em problemas (também conhecida com PBL, iniciais do termo em inglês Problem Based Learning), é uma delas, ela se desenvolve com base na resolução de problemas propostos, com a finalidade de que o aluno estude e aprenda determinados conteúdos. Esta metodologia possibilita colocar em prática uma pedagogia problematizadora, pelo que é associada inegavelmente aos ensinamentos de Paulo Freire (BERBEL, 1999).

METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA

É um tipo de metodologia ativa que quer resolver os problemas reais, onde o objetivo é resolver a partir do estudo em grupo. Na ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas), o professor deixa de transmitir as informações e passa a mediar a aprendizagem do estudante. Essa estratégia educativa centrada no aluno tem o problema como elemento motivador do estudo e integrador do conhecimento. O método parte de casos práticos relacionados à profissão do estudante que podem ser extraídos da sua realidade ou então elaborados pelo o tutor. O aluno é desafiado a encontrar de forma autônoma possíveis resoluções para os problemas apresentados e assim o principal responsável por sua aprendizagem.

EX: SITUAÇÃO PROBLEMA 1 – Para que serve mesmo isso?

A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MARGUEREZ

[pic 9]

A teoria da problematização com o arco de Maguerez é mais uma alternativa metodológica nesse conjunto de metodologias ativas. O arco possui cinco etapas: observação da realidade e definição de um problema, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. A participação do aluno se dá no sentido de aprender fazendo.

A experiência permite aos alunos a construção de conhecimentos, pelo o envolvimento com a realidade e as atividades de elaboração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (631.4 Kb)   docx (575.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com