TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade Brasileira de Dermatologia - Queimaduras

Por:   •  8/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.743 Palavras (19 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 19
  1. INTRODUÇÃO

A pele é considerada o maior órgão do corpo humano e é um dos órgãos mais afetados pela queimadura, pois recobre toda superfície do corpo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD, 2016), a pele é formada por três camadas bem unidas, epiderme, derme e hipoderme. Todas são de extrema importância para o corpo, elas possuem características e funções diferentes.

Dentre as inúmeras funções da pele pode-se destacar: Proteção do corpo, termorregulação corporal através da ação das glândulas sudoríparas e vasos sanguíneos e sensibilidade através dos receptores nervosos espalhados por todo o corpo. (FIGUEIREDO,VIANA e MACHADO, 2009, p. 31)

A epiderme é a camada mais superficial da pele, é responsável basicamente pela proteção do corpo e é constituída por tecido epitelial. A derme é a camada intermediaria da pele, formada por tecido conjuntivo e é responsável pelas respostas do corpo aos estímulos externos (dor, frio, calor...). A hipoderme ou tecido subcutâneo é a ultima camada formada pelas células de gordura, continuação da derme. È responsável por manter a temperatura corpórea, isola e protege o corpo, armazena lipídios. (FIGUEIREDO, VIANA E MACHADO, 2009)

De acordo com a sociedade brasileira de queimaduras (SBQ, 2015) as queimaduras mais comuns são causadas por trauma de agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. O trauma por queimadura atinge e destroem os tecidos e seus anexos de forma parcial ou total, podendo atingir camadas superficiais ou mais profundas. As queimaduras são classificadas de acordo com o tamanho e profundidade da lesão e são mensuradas pelo percentual da superfície corporal acometida.

As queimaduras são lesões decorrentes de agentes capazes de produzir calor excessivo que danifica os tecidos corporais e acarreta a morte celular. Tais agravos podem ser classificados como queimaduras de primeiro grau, de segundo grau ou de terceiro grau. (BRASIL, 2012)

  1. JUSTIFICATIVA

Esse estudo tem a finalidade de expor as classificações das lesões em grande queimado, o tratamento adequado ao paciente e assistência de enfermagem a cada tipo de queimadura.

É de grande importância acadêmica, pois possibilita o conhecimento da pratica e as técnicas adequadas no atendimento pré-hospitalar. Aos autores fornecerá uma fonte de conhecimento teórico e prático.

  1. OBJETIVOS
  • Objetivo geral : Demonstrar através de simulação realística a conduta adequada ao APH em vítima de grande queimado.
  • Objetivo especifico: Realizar revisão literária sobre a pele, o conceito de queimaduras, classificação e tipos, tempo de recuperação e tratamento; Abordar os cuidados da assistência de enfermagem ao grande queimado.
  1. METODOLOGIA

Este trabalho foi realizado como método qualitativo com abordagem descritivo-exploratório. As pesquisas foram baseadas de documentos (artigos publicados em revistas, livros e monografias relacionadas ao tema) e sites especializados no tema.

Tendo como linha de pesquisa “O Cuidar no Processo Saúde-doença nas diferentes fases do ciclo vital” área predominante “enfermagem no cuidado em emergência”.

  1. RESULTADOS ESPERADOS

5.1 Conceito

Queimaduras são lesões ocasionadas por um agente físico que pode ser térmico, químico, elétrico ou radioativo que provocam destruição parcial ou total da pele, podendo atingir tecidos adjacentes, como músculo, tendões, ossos. (CHAVES, 2013)

5.2 Classificação

A classificação de queimaduras irá depender da sua profundidade e camadas da pele atingida, podendo atingir tecido subcutâneo, músculos, tendões e até ossos. (LIMA, et al, 2013).

As queimaduras envolvem três zonas: A primeira “hiperemia” é a mais externa, onde a reabilitação da queimadura é rápida, pois as células não foram mortas, não há presença de bolhas, apenas um eritema. A segunda zona é chamada de “estase”, é reversível se o tratamento for iniciado precocemente, pois uma área haverá dano vascular, então o fluxo sanguíneo precisa ser restaurado com correção da hipovolemia. A terceira zona é a de coagulação onde ocorre danos irreversíveis com morte celular. (OLIVEIRA E FERREIRA, 2017).

1º grau: são queimaduras que atingem apenas a epiderme que é a camada mais superficial da pele e a queimadura tem por características vermelhidão, calor e dor no local queimado; não há formação de bolhas e não deixam sequelas (LIMA, et al, 2013).

[pic 1] 

Sociedade Brasileira de queimaduras 2015

2º grau: há comprometimento total da epiderme mais a parte da derme com sinais de dor, vermelhidão, edema, bolhas, ulceração, com cicatrização lenta podendo ocorrer sequelas como cicatrizes e manchas (LIMA, et al, 2013).

São divididas em superficial: geralmente se restauram com cuidados em torno de 10 a 14 dias, são queimaduras que apresentam bolhas dolorosas; e a profunda: atingem a derme reticular, destroem terminações nervosas e é caracterizada por “escara” em vez de bolha; há prejuízo funcional e é necessário muitas vezes excisão do tecido desvitalizado e enxerto de pele. (OLIVEIRA E FERREIRA, 2017).

[pic 2]

Sociedade Brasileira de Queimaduras 2015

3º grau: destruição total da epiderme e derme e pode atingir outros tecidos como subcutâneo, tendões, músculos, ossos. São lesões indolores pela destruição de terminações nervosas e vasos sanguíneos, e ocorrem perdas funcionais e estéticas (LIMA, et al, 2013).

As queimaduras de terceiro grau envolvem toda a espessura da epiderme, derme e tecido subcutâneo. Essas feridas não apresentam condições de restaurar porque ocorreu perda total dos anexos epidérmicos e da derme. São tratadas rotineiramente da mesma forma, com excisão e enxerto (OLIVEIRA E FERREIRA, 2017, p.250)

[pic 3]

Sociedade Brasileira de Queimauduras 2015

4ºgrau: Envolve estruturas adjacentes como músculos, tendões e ossos, são graves e acarretam em reconstrução muito elaboradas e/ou amputações. (OLIVEIRA E FERREIRA, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (441.8 Kb)   docx (154.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com