TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade Brasileira de Dermatologia

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        0

2 DESENVOLVIMENTO        04

3 CONCLUSÃO        09

REFERÊNCIAS        10



  1. INTRODUÇÃO

A Sociedade Brasileira de Dermatologia afirma que o melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele. A tonalidade das manchas pode variar entre o marrom claro ao escuro (FREITAG, 2008).

FREITAG, 2008, relata que o melasma é uma doença pigmentar adquirida, bastante prevalente, cujo curso crônico e recidivante determina gastos com inúmeras consultas médicas e procedimentos para tratamento. É caracterizada por manchas hiperpigmentadas, simétricas, localizadas em áreas fotoexpostas, principalmente face, mas podendo acometer também os antebraços e colo. Acomete geralmente mulheres adultas em idade reprodutiva, mas podem acometer homens também, em uma proporção de 10 mulheres para cada homem acometido.

Conforme citado por FREITAG, 2008, o melasma é uma doença crônica, que possui períodos de remissão parcial durante o inverno e períodos e exacerbação durante o verão.

A etiopatogenia da doença não é completamente conhecida, mas inclui exposição à radiação ultravioleta, influência genética, gravidez, uso de anticoncepcional ou reposição hormonal (HASSUN, K.M VENTURA, K.F, 2008).

O diagnóstico do melasma é clínico, mas o tratamento é complicado, pela forma crônica e recidivante da doença. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o tratamento prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte. Os principais métodos utilizados são: fotoproteção, cremes clareadores, Peelings, laser e luz interna pulsada.

O objetivo do trabalho é realizar uma pesquisa, através de um questionário com 10 perguntas sobre classe social, presença de melasmas, como surgiu e tratamento utilizado. Após a coleta dos dados será realiza a análise e os resultados serão descritos por gráficos.

2. Desenvolvimento

O questionário foi aplicado a 5 mulheres e o resultado dos dados coletados estão descritos pelos gráficos abaixo:

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

:

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

[pic 18]

[pic 19]

[pic 20]

 


  1. CONCLUSÃO

A pesquisa mostrou que a todas as entrevistadas, na faixa etária de 26 a 59 anos, possuem problemas relacionados à presença de melasmas na pele, que foram ocasionados principalmente pelo uso de anticoncepcional e fatores externos, incluindo a exposição ao sol e à luz.  Em relação à realização de procedimento estético para tratamento das manchas, todas afirmaram ter realizado principalmente o uso dos cremes despigmentadores, peeling e laser. Mas em relação ao uso de filtro solar, 3 das entrevistadas negam o uso correto e somente 2 afirmam o uso regular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (278.7 Kb)   docx (157.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com