TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS: WANDA DE AGUIAR HORTA

Por:   •  2/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.153 Palavras (13 Páginas)  •  3.765 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

SUMÁRIO

  1. TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS: WANDA DE AGUIAR HORTA (1970)
  2. OBJETIVO
  3. DIAGNÓSTICO
  4. DEFINIÇÃO
  5. FISIOPATOLOGIA
  6. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
  7. TRATAMENTO MEDICAMENTOSO
  8. TRATAMENTO CIRÚRGICO
  9. COMPLICAÇÕES
  10. SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM - SAE
  11. DIAGNÓATICOS DE ENFERMAGEM DA NANDA: DEFINIÇÕES E CLASSIFICAÇÃO.
  12. CLASSIFICAÇÃO DAS INTERVENCÕES DE ENFERMAGEM – NIC
  13. PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM
  14. CLASSIFICAÇÃO DOS RESULTADOS DE ENFERMAGEM – NOC
  15. CONCLUSÃO
  16. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS:

WANDA DE AGUIAR HORTA (1970)

Nascida em Belém do Pará, Brasil, em 11/08/1928, graduada pela escola de enfermagem da USP em 1948, prosseguiu os estudos de pós-graduação, especializando-se em pedagogia e didática aplicada à Enfermagem. Concluiu o doutorado pela Escola de Enfermagem ANA NÈRI, da Universidade Federal do RJ. Já no título de sua tese – A observação sistematizada na identificação dos problemas de enfermagem em seus aspectos físicos” – acenava para a enorme contribuição que traria para a enfermagem moderna, sendo considerada a precursora da sistematização da assistência no Brasil.

Atuou como livre docente na cadeira de Fundamentos de Enfermagem da Escola de Enfermagem Ana Néri, e da Escola de enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Atuou como chefe de enfermagem no Hospital Central Sorocabano e em outras instituições. O reconhecimento formal ao seu trabalho veio ao ser proclamada Professora Emérica pela Egrécia Congregação da Escola de Enfermagem da USP.

Wanda criou e manteve por 4 anos a “Revista Enfermagem em Novas Dimensões”, onde publicou 13 artigos e 22 editoriais.

Em sua publicação de 1968, Wanda Horta apresentou o seu conceito de enfermagem como:

                                                     [...] a ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, torna-lo independente desta assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado, recuperar, manter e promover a saúde em colaboração com outros profissionais. (Horta,1975).

                       

                           

Segundo Campedelle (1989, p39), as teorias surgiram para explicar e, portanto, direcionar a assistência que deveria ser dada ao ser humano, como base num marco conceitual próprio, caracterizando a atual fase da evolução histórica da enfermagem e constituem um conjunto de conceitos e proposições que visam a descrever, explicar, predizer e controlar os fenômenos no âmbito da profissão ... A teoria tem um marco conceitual e um processo, sendo passível de teste e, portanto, sujeita à refutação e alteração.

                            Segundo Dickoff e James, 1968 (apud Horta, 1979), a ciência da enfermagem é prescritiva, ou seja, é produtora de situação e tem as seguintes características:

  • Especifica um objetivo-conteúdo como finalidade da atividade;
  • Prescreve o necessário para a atividade realizar o objetivo-conteúdo;
  • Dispõe de uma lista que serve como suplemento para a prescrição, que orienta a prática à luz da teoria ou promover questionamentos sobre ela;

As teorias neste nível devem ter as seguintes características: finalidade, complexidade, utilidade, valores implícitos, validade, geração de informações e terminologia própria (Horta, 1979) e os seguintes componentes: o Ser ( humano que representa o indivíduo, a família e a comunidade), o Objetivo (Assistência) e o Ente (Necessidades Humanas Básicas).

Horta adotou de João Mohana, 1964 (apud Horta, 1979), as necessidades básicas como sendo psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais.

Descrição da Teoria

Os fundamentos e princípios da teoria de Wanda Horta reportam à teoria da motivação humana de Waslow, 1970 (apud Horta, 1979), é a hierarquia das necessidades psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais, de João Mohana (1964). Horta também buscou elementos nos princípios de homeostasia e de holismo.

A teoria tem por objetivo “Assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, torna-lo independente dessa assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado, recuperar, manter e promover a saúde em colaboração com outros profissionais”. Horta, 1979 (apud Campedellli, 1989).

O ser humano é parte do universo dinâmico e, como tal, sujeito a todas as leis que o regem, no tempo e no espaço. O ser humano está em constante interação com o universo, dando e recebendo energia.

A dinâmica do universo provoca mudanças que o levam a estados de equilíbrio e desequilíbrio no tempo e no espaço. Considerando que a interação do homem com o universo resulta em situações de desequilíbrio, a enfermagem interage no contexto do homem, promovendoo equilíbrio, gerando e consumindo energia.

Assim.....

[...] a enfermagem, como parte integrante da equipe de saúde implementa estados de equilíbrio, previne estados de desequilíbrio e reveste desequilíbrios em equilíbrios pela assistência ao ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, procura sempre reconduzi-lo as situações de equilíbrio dinâmico no tempo e no espaço. (Horta, 1979).

Uma das proposições geradas a partir da teoria de Horta é com relação à função da enfermeira nos campos de ação, como ser:

  • Específica = Assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas e ensinar o autocuidado.
  • Interdependência = Manter, promover e recuperar a saúde.
  • Social = Ensino, pesquisa, administração, responsabilidade legal, participação na associação de classe.

Wanda Horta, em 1970, introduziu uma nova visão da enfermagem com uma proposta que possibilitou o questionamento sobre as práticas diárias “já consagradas pelo uso “.

Ajudou a consolidar a enfermagem como ciência aplicada, desenvolvendo suas teorias, sistematizando seus conhecimentos. Na sua época, o desafio seria “sistematizar” o cuidado, individualizar o paciente, administrar a assistência, supervisionar e assumir o papel de prestar o cuidado junto com a equipe, e foi este desafio que Wanda Horta assumiu com habilidade inquestionável.

A sistematização da assistência traduz-se no processo de enfermagem (operacionalização da teoria) com os seguintes passos:

  • Histórico de enfermagem
  • Diagnóstico de Enfermagem
  • Plano Assistencial
  • Plano de Cuidados ou Prescrição de Enfermagem
  • Evolução de Enfermagem
  • Prognóstico de Enfermagem

  1. OJETIVO

Esse trabalho tem por objetivo relatar a experiência da execução do processo de enfermagem fundamentado na Teoria de Wanda Horta, no pós-operatório, de uma paciente submetida à histerectomia total em um hospital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (344.1 Kb)   docx (181.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com