TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Trombose na Gestação

Por:   •  18/9/2022  •  Monografia  •  2.595 Palavras (11 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

São Luís

2022


hirllannya santos lopes [pic 6]

A TROMBOFILIA NA GESTAÇÃO

Projeto apresentado ao Curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras.

Orientadora: Márcia Dias  


São Luís

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        6

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        7

3 JUSTIFICATIVA        8

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        9

5 METODOLOGIA        16

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        17

REFERÊNCIAS        19

1 INTRODUÇÃO

A trombofilia ocorre quando o paciente possui uma maior facilidade em obter coágulos sanguíneos, o que faz com que ocorra um maior risco de complicação como trombose venosa ou o Acidente Vascular Cerebral (AVC). As pessoas que possuem esse tipo de condição, geralmente apresentam sintomas no corpo, como inchaço nas pernas, nas mãos, inflamações e sensação de constante falta de ar.

A trombofilia em termos médicos pode ser definida como a maior “ocorrência de eventos trombóticos venosos”, ou seja, o chamado sangue grosso que contribui para o entupimento das veias. Essa doença possui uma diversidade de fatores, entre eles condições hereditárias que é causada por fatores genéticos e a condição adquirida, que ocorre por diversas causas o que contribui para a coagulação do sangue. Entre os fatores que contribuem para a aquisição da trombofilia, encontram-se a ligação do paciente ao uso de estrogênios, reposição hormonal, cirurgias e a gravidez.

Quando se aborda a trombofilia na gestação, é necessário que sejam compreendidos diversos fatores entre eles o entupimento das veias durante o período gestacional o que faz com que haja obstrução da circulação do sangue que deve chegar até a placenta. Com o entupimento das veias da placenta, ocorre o deslocamento antes do período correto o que faz com que se tenha uma um parto prematuro. Esse é um dos principais males que as grávidas que sofrem de trombofilia, em alguns casos pode ocorrer de haver apenas obstruções leves da placenta o que reduz a quantidade de sangue e de nutrientes que chegam até o bebê.

        Dessa forma trombofilia está ligada com o processo de desenvolvimento fetal, principalmente quando faz a redução de 90% das veias da placenta que foram obstruídas, o que faz com que o bebê faleça. No que diz respeito a saúde da mãe, a complicação mais temida pela maioria das pacientes é a embolia pulmonar, que ocorre por conta das veias ou das artérias do pulmão serem obstruídas durante a gestação, além do pré-eclâmpsia.

        Durante o desenvolvimento deste trabalho, será descrito a trombofilia na gestação, onde serão abordados, os sintomas da trombofilia, os fatores que contribuem para a aquisição e o desenvolvimento da doença, os cuidados que  a gestante deve tomar durante a gestação, além das diversas complicações que levam a paciente a perder o bebê ou até mesmo complicações futuras durante a vida.

1.1 O PROBLEMA

        Como os cuidados de enfermagem podem contribuir na prevenção da trombofilia durante a gestação?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Compreender a importância de conhecer a trombofilia durante o período gestacional.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estudar os aspectos gerais da trombofilia;
  • Definir os tipos de trombofilia;
  • Abordar a importância da enfermagem na atenção ao combate a trombofilia.

3 JUSTIFICATIVA

A composição do sangue humano é feita por diversas substâncias, dentre elas estão às plaquetas e os fatores de coagulação que são responsáveis pelo processo de solidificação, isso ocorre quando o ser humano em algum ferimento ou é exposto a alguma situação que o corpo necessita de reconstituição interna ou externa. Durante esse processo temos a cascata de coagulação, que é responsável pelo equilíbrio natural da hemostasia. Por conta desses fatores, podem ocorrer situações de possíveis desequilíbrios na coagulação do sangue, as quais se denominam Trombofilia que é responsável por problemas de saúde grave como a trombose, embolia pulmonar e o pré-eclâmpsia na gravidez.

         A trombofilia faz com que qualquer pessoa possua sérias complicações, porém durante o período da gestação essa situação se multiplica. Isso porque as gestantes já estão sujeitas a um estado de hipercoagulabilidade que é um fator típico da gravidez. Por conta disso, essas pacientes que ficam sujeitas a o fenômeno trombótico de maneira mais elevada. Existem exames que detectam a trombofilia durante o período gestação, porém não fazem parte dos testes solicitados durante o pré-natal que é solicitado.

        É importante que as gestantes tenham conhecimento do que se trata a trombofilia durante a gravidez, isso porque a maioria das pacientes que são diagnosticadas com a doença não possui nenhum tipo de conhecimento sobre a origem da mesma. A investigação sobre a trombofilia geralmente só ocorre, quando a paciente possui pessoas próximas ou familiares que tiveram casos de repetição de aborto sem explicação nenhuma. Esse é um dos grandes fatores que contribuem para disseminação da doença e dos óbitos dos fetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com