TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A sae sistematizaçao

Por:   •  17/4/2015  •  Resenha  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  2.923 Visualizações

Página 1 de 2

SAE   e a sistematização de assistência  de enfermagem

Se resume em uma metodologia cientifica que vem sendo implementada na pratica profissional de enfermagem.

Dando maior segurança aos pacientes, melhorando a qualidade na assistência , dando maior autonomia ao Enfermeiro.

As instituições de saúde estão visando cada vez mais o aprimoramento de suas atividades, assim como, diminuir custos e melhorando a qualidade na assistência de enfermagem. O SAE vem sendo uma metodologia usada na assistência ao paciente para uma maior autonomia e satisfação profissional .

A implementação do SAE e fundamental  para uma melhora na qualidade da assistência de enfermagem.

O conselho federal de enfermagem (COFEN),  por meio da resolução 358/2009, tem preconizado que a assistência de enfermagem deve ser sistematizada implantando-se o processo de enfermagem (PE) A concepção de que a enfermagem como ciência deve estar pautada em uma ampla estrutura teórica,aplicada a pratica por meio do PE, vem sendo divulgadas pelos educadores,enfermeiros e estudantes.

Permitindo ampliação dos conhecimentos e melhora da qualidade na assistência e no registro das informações de enfermagem. A sistematização das ações pode favorecer um maior vinculo entre enfermeiro e paciente melhorando o atendimento.

Os enfermeiros precisam,cada vez mais, de conhecimentos acerca das teorias de enfermagem, do PE, de semiologia, fisiologia de patologias.  Tendo também habilidades para gerenciar uma unidade efetivamente, visando o paciente/família  e comunidade. Obtendo indicadores de saúde a partir dos registros e prontuários .podendo avaliar o atendimento prestado .

Importante resaltar que o SAE seja incorporado a pratica, dos profissionais de enfermagem para uma educação permanente.

Alem disso os profissionais necessitam de instrumentos q o auxiliam nessa pratica como impressos para coleta de dados e softwares que o auxiliam.

A SAE confere maior segurança aos pacientes,para ser implementada,requer que o enfermeiro tenha um julgamento clinico.sendo que essa ferramenta favorece uma melhora da pratica assistencial com base no conhecimento, na tomada de decisão. Com suporte de evidencias cientificas, obtidas através avaliação de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com