TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE REFLEXIVA ACERCA DA ELABORAÇÃO DE UM ÁLBUM SERIADO SOBRE IST/HIV/AIDS EM ADOLESCENTES

Por:   •  18/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.758 Palavras (8 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 8

ANALÍSE REFLEXIVA ACERCA DA ELABORAÇÃO DE UM ÁLBUM SERIADO SOBRE IST/HIV/AIDS EM ADOLESCENTES

Aline Carneiro de Carvalho1 - UNINOVAFAPI

Bruna de Cássia Pereira de Santana2 - UNINOVAFAPI

Erica Ellen Rocha Alencar3 - UNINOVAFAPI

Ingrid Maria Rodrigues Almendra4 - UNINOVAFAPI

Isabel Cristina de Lima Sousa5 - UNINOVAFAPI

Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida6 - UNINOVAFAPI

DESCRITORES:

Adolescente; Educação em Saúde; Saúde Sexual; IST; Sexualidade;

INTRODUÇÃO         

O termo doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) representa o grupo de doenças transmitidas por via sexual através de um indivíduo infectado sem o uso de preservativos, esse termo está em desuso segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconizou a substituição por Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), pois a palavra doença implica em sinais e sintomas visíveis no organismo, enquanto a palavra infecções dar referência a um período sem sintomas. O objetivo dessa nova nomenclatura é enfatizar a inclusão das infecções assintomáticas (BRASIL,2015).

As IST são infecções causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidos principalmente por contato sexual, seja ele vaginal, anal e/ou oral, sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão pode ocorre também pela utilização de seringas, agulhas ou outro material perfuro cortante partilhado (Soc. Bras. Ped., 2018).

A adolescência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta, que abrange a idade de 15 a 19 anos (IBGE), nesse período, ocorre um distanciamento de comportamentos e privilégios típicos da infância. O adolescente passa a estruturar sua personalidade física e psíquica. Nessa fase, torna-se vulnerável diante das características da própria idade, da inabilidade para tomada de decisões, bem como a responsabilidade, às vezes inexistente, ao se envolverem em relacionamentos afetivos e sexuais de forma precoce (AZEVEDO et al, 2014).

O exercício da sexualidade pode se tornar um problema devido à falta de informação em relação a saúde sexual, reprodução de comportamentos de amigos do mesmo círculo social, deficiência na comunicação entre os familiares e influência de tabus e crenças, os dois últimos citados estão inteiramente ligados. Com essa influência social os adolescentes podem ser direcionados a adotar práticas sexuais como o não uso ou o uso inconsistente dos preservativos, o que aumenta a vulnerabilidade para as Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). (BRASIL, 2015).

As ISTs são consideradas problema de saúde pública, estão entre as mais comuns em todo o mundo. No Brasil as informações sobre ISTs em adolescentes são escassas, apenas a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Sífilis e as hepatites virais estão na lista de nacional de doenças e agravos de notificação compulsória, Sistema de Investigação de Agravos de Notificações (SINAN), não havendo relato de outras ISTs. (BRASIL,2015).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima em mais de 1 milhão de casos novos de IST por dia no mundo. Ao ano, ocorrem cerca de 357 milhões de novas infecções, entre clamídia, gonorreia, sífilis e tricomoníase. A presença de uma IST, como sífilis ou gonorreia, aumenta consideravelmente o risco de se adquirir ou transmitir a infecção por Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) (BRASIL, 2016).

O ministério da saúde contextualiza que a sífilis ameaça cada vez mais por transmissão sexual, onde observa-se um crescente de 603% em seis anos, um salto de 2.694 em 2007 para 18.951 em 2013. O HIV/AIDS teve seus indicies dobrados entre os jovens de 15 a 19 anos, passando de 2,8 casos por 100 mil habitantes para 5,8 casos. Também aumentou entre os jovens de 20 a 24 anos, chegando a 21,8 casos a cada 100 mil habitantes. (SAÚDE ABRIL, 2018)

Com o Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis/ Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, o ministério visa propostas de informações para o público em geral, não foi encontrado programas direcionados aos adolescentes. Com essas constatações, anexa-se o fato que muitos adolescentes iniciam a vida sexual quando ainda apresentam pouco ou nenhum conhecimento sobre as ISTs e têm uma visão equivocada sobre o risco pessoal de adquirir essas doenças (BRASIL, 2016).

O profissional enfermeiro deve utilizar intervenções educativas que promovam o conforto e a liberdade para a discussão do tema, entre os adolescentes, alertando sobre as práticas sexuais seguras, motivando o interesse e aplicação do conhecimento adquirido pelos pacientes atendidos para que estes utilizem o novo aprendizado.

De acordo com a problemática apresentada, este estudo tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre a elaboração de um álbum seriado como material educativo para a promover a saúde, conscientizar, informar e orientar jovens adolescentes quanto a importância do conhecimento sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/AIDS.

METODOLOGIA

Estudo elaborado a partir do processo de construção do seminário avaliativo apresentado na disciplina de enfermagem e o processo de trabalho em grupo no período letivo de 2018.1 do curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário UNINOVAPI, em Teresina, Piauí, Brasil.

Estudo descritivo, do tipo análise reflexiva para subsidiar a discussão de como o enfermeiro pode utilizar a Educação em Saúde para a promoção da saúde sexual de adolescentes, fundamentado em referenciais teóricos procedeu-se com a analise descritiva e de conteúdo, o que contribuiu para a realização de abordagem reflexiva ampliada e contextualizada a partir de duas categorias analíticas: “Adolescência e sexualidade” e “Educação em saúde para a promoção da saúde sexual de adolescentes: uma pratica da enfermagem”.

A análise crítica por afinidade de conteúdo das publicações se deu se deu a partir da leitura e interpretação dos conhecimentos. O período de coleta de dados ocorreu durante o mês de abril de 2018, com ênfase na literatura científica publicado no período de 2015 a 2018 que apresentaram relevância com a temática em questão.

RESULTADO

        Produziu-se um álbum seriado (imagem 1), confeccionado a partir do Microsoft Word, no qual as imagens foram criadas a fim de ilustrar as informações úteis e mais importantes dentro da temática em questão. Tendo a base com medidas 32cm x 50 cm, impressa em papel A3, e o miolo possuindo medidas de 32cm x 50 cm, em 44 páginas, com encadernação tipo wire-o, impresso em papel couché brilhoso 180g.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (241.9 Kb)   docx (55.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com