TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO DO TRABALHO NA PREVENÇÃO DE RISCOS OCUPACIONAIS COM ENFASE EM RISCOS ERGONÔMICOS

Por:   •  6/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 8

ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO DO TRABALHO NA PREVENÇÃO DE RISCOS OCUPACIONAIS COM ENFASE EM RISCOS ERGONOMICOS

Barros, Tatiana Nascimento*                 Mendonça, Alessandra Freitas*

Duarte, Cleide Gama*                        Miranda, Priscila da Mota*

Santos, Maria Isabel**

RESUMO: Este estudo se caracteriza por uma pesquisa descritiva exploratória, com uma abordagem qualitativa constituída a partir de uma revisão de literatura. .  As doenças osteomusculares incapacitam trabalhadores e o enfermeiro do trabalho, com especialização em saúde ocupacional, é quem presta assistência de enfermagem a estes, por esse motivo o interesse pelo estudo surgiu, visando à promoção da saúde do trabalhador a fim de promover sua melhor qualidade em saúde. Abordagem ergonômica do enfermeiro do trabalho faz com que seja possível diminuir os agravos causados a saúde do trabalhador. Essa interação entre enfermeiro do trabalho e trabalhador diminui a subnotificação ou mesmo a omissão dos acidentes ocupacionais, com a contribuição da SAE. As NRs 32 e 17 , fazem parte do contexto de riscos ocupacionais, principalmente o ergonômico, mas são difíceis de serem implantadas devido ao custo e resistência do trabalhador. O enfermeiro do trabalho, desempenha atividades de promoção, manutenção e melhoria da saúde dos trabalhadores, dentro e fora do trabalho.Visto que os trabalhadores da área de saúde são os que mais sofrem acidentes de trabalho devido a horas excessivas de trabalho.Cabe ao enfermeiro do trabalho identificar, previnir e colocar em pratica questões relacionadas ao riscos ocupacionais, cuidando dessa forma, do trabalhador . Concluiu - se então que enfermeiro do trabalho é responsável pela avaliação periódica da saúde dos trabalhadores e a intervenção ergonômica na empresa tem a perspectiva de tornar o ambiente mais confortável e adequado para o trabalho e o treinamento e orientações ergonômicas são fatores que previnem distúrbios osteomusculares e promove mudança no comportamento.Dessa forma, o artigo aqui presente, ajudaria na conscientização das empresas e trabalhadores sobre a importância da atuação do enfermeiro do trabalho e a interação entre os mesmos.

Descritores: enfermagem do trabalho,prevenção, riscos ocupacionais, riscos ergonomicos.

ABSTRACT: This study is characterized by an exploratory descriptive research with a qualitative approach made from a literature review. . Musculoskeletal diseases incapacitate workers and nurses 'work, specializing in occupational health, is who provides nursing care to these, therefore the interest in the study appeared, aimed at promoting workers' health in order to promote improved quality Cheers. Ergonomic approach to the work of nurses makes it possible to reduce the injuries caused to workers' health. This interaction between labor nurse and decreases worker underreporting or even the omission of occupational accidents, with SAE's contribution. The NRs 32 and 17, are part of the context of occupational hazards, particularly ergonomic, but are difficult to be implemented due to cost and worker resistance. Nurses work plays promotion activities, maintaining and improving the health of workers, inside and outside the trabalho.Visto that healthcare workers are the ones who suffer workplace accidents due to excessive hours of trabalho.Cabe nurses work to identify, prevent and put into practice issues related to occupational hazards, taking care thereby worker. Concluded - then that the occupational health nurse is responsible for the periodic assessment of the health of workers and the ergonomic intervention in the company has the prospect of becoming the most comfortable and suitable environment for work and training and ergonomic guidelines are factors that prevent musculoskeletal disorders and promotes change in comportamento.Dessa way the article here this would help in raising awareness of companies and workers about the importance of the work of the nurses' performance and the interaction between them.

Descriptors: nursing work, prevention, occupational hazards, ergonomic hazards.

*Acadêmico de enfermagem 6º período da disciplina Ciência e Tecnologia.

** Professor da disciplina Saúde do Trabalhador .

1 - INTRODUÇÃO

       O maior problema em saúde publica são as doenças osteomusculares, pois incapacitam os trabalhadores, esta doença está diretamente ligada a fatores biomecânicos

       Enfermeiros e técnicos de enfermagem são expostos a fatores de risco ocupacionais. O enfermeiro do trabalho com especialização em saúde ocupacional é quem presta assistência de enfermagem a esses trabalhadores.

Por esses motivos o interesse pelo estudo surgiu, visando à promoção da saúde para que através de ações de empresas, trabalhadores e enfermeiros do trabalho sejam interativos, a fim de promover uma melhor qualidade de trabalho e saúde.

Desta forma delimitamos como problema de pesquisa: a prevenção de riscos ocupacionais, principalmente de doenças osteomusculares que mais atingem os profissinais de saúde. A importância e a ação do enfermeiro do trabalho ocupacional,em identificar, avaliar e implantar medidas que melhorem a qualidade de do trabalho e saúde do trabalhador. Apesar da problemática de custo para empresa e aceitação do trabalhador.

Mediante essas questões esta pesquisa tem como objeto de estudo: Os cuidados da enfermagem do trabalho objetivando a promoção da saúde do trabalhador e a interação empresa, trabalhador com enfermagem do trabalho ocupacional.

A partir do objeto exposto trazemos como objetivo: Identificar como deve ser a atuação de enfermagem do trabalho ocupacional nas empresas , como assistir ao trabalhador, e como prevenir riscos ocupacionais , tendo em foco o risco ergonômico.

Justifica-se então a presente pesquisa pelo fato da revisão de literatura apontar a importância da atuação do enfermeiro do trabalho ocupacional, que com sua atuação diminui os riscos e os acidentes ocupacionais.

Espera-se assim que este artigo venha a contribuir para que os profissionais de saúde e as empresas em geral adquiram conhecimento da importância da atuação do enfermeiro do trabalho ocupacional visando assim promover a qualidade de saúde e de trabalho dos trabalhadores, mostrando que a prevenção é o principal caminho para evitar agravos futuros.

2 - REVISÃO DE LITERATURA

Nos dias atuais há evidencias no trabalho de elevados níveis de exigência e produtividade que alteram o processo de saúde dos trabalhadores. A saúde do trabalhador é preservada quando as condições de trabalho não causem risco, desgaste físico e/ou mental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (204.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com