TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DO ENFERMEIRO DO TRABALHO NA REDUÇÃO DE RISCOS OCUPACIONAIS - Uma Revisão de Literatura

Por:   •  3/9/2019  •  Artigo  •  3.101 Palavras (13 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 13

OS DESAFIOS DO ENFERMEIRO DO TRABALHO NA REDUÇÃO DE RISCOS OCUPACIONAIS: 

Uma Revisão de Literatura

Resumo

Este artigo teve seu contexto abordado na importância Enfermeiro do Trabalho em suas ações para prevenir riscos em ambientes ocupacionais, para isso foram pesquisados 13 artigos que possuem ligação ao tema que foram lidos, analisados e pudemos concluir que existem diversas maneiras de se trabalhar em cima disso, ou seja, através de palestras, ações em conjunto, dinâmicas, ilustrações, folders, conversas, panfletos, reuniões, orientações ambulatoriais, atividades, exames periódicos, eventos, cartazes, painel informativo, esclarecer dúvidas sejam elas relacionadas ao trabalho, ao físico, emocional ou aos riscos que corre no seu ambiente familiar. Portanto, podemos ver que a enfermagem do trabalho abre um leque grande de locais de atuação e modos de segurança ao seu funcionário tema elaborado e pesquisado nesta revisão de literatura.

Palavras-chave: Enfermagem. Riscos. Trabalho.

THE CHALLENGES OF THE NURSERY OF WORK IN REDUCING OCCUPATIONAL RISKS:

A Literature Review

Abstract

This article had its context addressed in the importance of Nursing Work in its actions to prevent risks in occupational environments, for this we searched 13 articles that have a connection to the topic and that were read and analyzed and we could conclude that there are several ways to work on top In this way, through lectures, joint actions, dynamics, illustrations, folders, conversations, pamphlets, meetings, outpatient orientation, activities, periodic exams, events, posters, information panel, clarify questions are related to work, , emotional or the risks that runs in their family environment. Therefore, we can see that nursing work opens a wide range of workplaces and modes of safety to its official subject elaborated and researched in this literature review.

Keywords: Nursing. Scratchs. Job.

1 INTRODUÇÃO

        Ao desenvolver deste artigo, foram necessárias várias buscas em bases de dados eletrônicas e revisão de literatura de outros artigos publicados. Estes nos informam que existem diversas maneiras de se trabalhar em cima desta temática, como por exemplo, através de palestras, dinâmicas, laboral diariamente, folders, panfletos, coleta de exames periódicos, eventos, cartazes, painel informativo, esclarecimento de dúvidas sejam elas relacionadas ao trabalho, ao físico, emocional ou aos riscos que o trabalhador possa ter dentro do próprio ambiente domiciliar, também é nossa responsabilidade nos preocupar com tudo isso porque ele caso o mesmo adoeça teremos um desfalque de funcionário na empresa.

O método que utilizamos nesta revisão de literatura foi realizar buscas em bases de dados eletrônicas, tais como: Lilacs e Scielo. “Sendo que as palavras-chaves ou descritores utilizados para a busca das pesquisas foram “Ação”, “Enfermagem”, “Redução”, “Diminuição”, “Riscos”, “Ocupacionais”, “Operacionais”, “Trabalho”, “Saúde”, “Emocional”, “Físico”, “Psicológico”, “Exames”, “Ginástica Laboral”, Assistência”, “Distúrbios”, “Reinserção”, “Sentimentos”.

Para que selecionássemos estes artigos, foram usados alguns critérios de inclusão: através da leitura dos mesmos buscamos a relevância do tema de acordo com o título escolhido e os objetivos traçados.

Para análise foram selecionados 13 artigos, sendo todos de descritos na língua portuguesa. Selecionamos sete traços analíticos dentre eles, encontram-se: os riscos notáveis no ambiente de trabalho, a prevenção, a precaução, os tipos dinâmicos, reações adversas, absenteísmo devido a problemas de saúde, participação do público alvo e o monitoramento constante de agravos.

Este artigo teve por objetivo central mostrar a associação entre o trabalho da enfermagem na prevenção de acidentes trabalhísticos e domiciliares visando à saúde do trabalhador. Esmiuçando ao máximo toda característica de precaução de acidentes, o que podemos fazer para evitá-los e como proceder na prevenção de riscos à saúde do trabalhador.

Primeiramente aconteceu uma leitura com análise crítica dos artigos pesquisados e após realizar todas as buscar por informações em cada um deles e após pude fazer comparações sob as informações obtidas e assim foi elaborado o trabalho.

 

2 FATOS RELEVANTES AOS DISTÚRBIOS DOS TRABALHADORES

Segundo observamos nesta pesquisa, são vários os artigos científicos nacionais que investigam de forma ampla e abrangente os vários tipos de distúrbios que um trabalhador poderá ter após tempos em sua função.

Isto pode estar relacionado às impróprias condições de trabalho, má postura, falta de conhecimento, falta de EPI’s de proteção, ou mau uso dos mesmos, onde se encontram diversos riscos eminentes que são relacionados ao surgimento de doenças nos sistemas musculoesquelético, neurológico, digestivo e motor.

“Como causas de estresse são citadas situações que excedem o limite suportado, dentre as quais a sobrecarga de trabalho, o esforço exigido e algumas características ligadas ao exercício da profissão (gênero). As cargas de trabalho a que os trabalhadores de enfermagem estão expostos permitem identificar esse trabalho como penoso, perigoso e insalubre. Como consequência, além do adoecimento propriamente dito, as condições de trabalho e a exposição dos trabalhadores às cargas implicam em: Diminuição da capacidade para o trabalho: estudo mostra que em trabalhadores com idade média de 39,4 anos foi constatado que 19% têm restrição de atividades; 35% têm Índice de Capacidade para o Trabalho de moderado a baixo. Mesmo assim, os trabalhadores de enfermagem executam suas atividades com dor, desgastados, exauridos da energia vital, caracterizando o "presenteísmo" e o comprometimento com os colegas e pacientes, como mostra o estudo em que os trabalhadores só se afastam após as situações de "pico".” (FELLI, 2012, p. 180)

Procurando melhorias, os autores revestem-se de como podemos nos aprofundar e rever a estrutura interna destes ambientes de trabalho. Sendo que depois da chegada da industrialização foram descobertas novas epidemias relacionadas às doenças adquiridas no trabalho, como exemplo: as doenças relacionadas a LER / DORT. Onde podemos afirmar que o distúrbio do sistema muscular e ósseo acarreta um grande problema na saúde principalmente quem depende do SUS, com gravidade no que se diz sobre a saúde do trabalhador. Sendo assim este problema acarreta profissionais de países em desenvolvimento e desenvolvidos também, chegando a conclusão que não importa a região que esta pessoa mora no mundo, no mundo todo, esse distúrbio vem gerando grande aumento de absenteísmo nas fábricas e também, mas atestados médicos são entregues ao trabalhador, afastando-o de suas atividades diárias, que leva a tratamentos com custos excessivos, onde muitas vezes estes tratamentos não são concluídos trazendo a incapacidade funcional do profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (171.7 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com