TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NOÇÕES BÁSICAS DE ADMINISTRAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE – CLÍNICA CIRÚRGICA

Por:   •  24/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

UM PARALELO COM NOÇÕES BÁSICAS DE ADMINISTRAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE – CLÍNICA CIRÚRGICA.

AURENICE GOMES DA SILVA

PABLO HENRIQUE ARAÚJO DA SILVA

RAYNE RAISSA CORREIA DE CARVALHO

RECIFE

2017

Um paralelo com noções básicas de administração no Centro de Material e Esterilização – CME.

A estrutura física do CME do hospital escola Santa Casa de Misericórdia do Recife segue a seguinte organização: Enfermaria, expurgo, setor de separação, e autoclaves e uma área limpa (estoque dos materiais que estão prontos para serem utilizados). O CME atente a todo hospital, tem um fluxo de entrada e saída de materiais muito grande. Além de atender a outras instituições.

O mecanismo usado pela instituição funciona de forma que, os materiais chegam diretamente para o expurgo (por uma janela), levado pelos enfermeiros. O técnico que está responsável pelo expurgo no dia protocola o recebimento do material e registra.

           No expurgo acontece a limpeza dos materiais que depois de limpos seguem para uma outra janela, para a área limpa, onde ocorre a embalagem e separação dos materiais que por sua vez seguem para autoclaves que após o processo já sai na área estéril e assim já estão prontos para serem liberados e seguem para os devidos setores.

           Fazem parte do CME  1 enfermeira e 6 técnicos de enfermagem. O enfermeiro faz a parte de gerenciamento da entrada, saída e da integridade dos materiais. Os técnicos são divididos, 3 no expurgo e 3 na área limpa, segundo os mesmos, eles fazem rodízios semanais para assim serem justos com todos e visando também a segurança do profissional que submete-se ao expurgo. A comunicação é indispensável pois existe um fluxo de serviço, uma sequência de atividades ligadas onde uma depende da outra. Observamos que no serviço existe comunicação e o empenho de toda a equipe.

           Como se trata do CME, eles são responsáveis pelo controle de materiais de entrada e saída (materiais que circulam no hospital). Porém a equipe é responsável por se atentar a qualidade do material e a integridade do mesmo, os materiais só são liberados se estiverem em estado perfeito de uso, caso não, é encaminhado a coordenação de enfermagem para solicitar o concerto. Em especial no CME, o uso de EPIS são indispensáveis, os funcionários se preocupam com a utilização dos mesmos, logo, como se trata de uma instituição filantrópica tem suas dificuldades de materiais e disponibilidade de EPIS. Porém os profissionais improvisam como podem, mas não deixam de usar mesmo que improvisado, como luvas especiais para o expurgo, lá eles usam luvas de limpeza doméstica mesmo existindo uma especifica para o ambiente hospitalar e os aventais são inapropriados para o ambiente. O que nos chamou a atenção foi a despreocupação com os pés dos funcionários, observamos o uso do propé, porém com a sandália no lugar de sapatos fechados, colocando em risco os pés dos funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com