TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM AO CUIDADOR DO PACIENTE ONCOLÓGICO

Por:   •  1/4/2017  •  Monografia  •  2.325 Palavras (10 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

BRASÍLIA

2016

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM AO CUIDADOR DO PACIENTE ONCOLÓGICO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Anhanguera de Brasília, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em  Enfermagem.

Aprovado em: __/__/____

BANCA EXAMINADORA

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)


Dedico este trabalho...

(OPCIONAL) (fonte 12)


AGRADECIMENTOS (OPCIONAL) 

Elemento opcional. Texto em que o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho. (Fonte 12)


RESUMO

Este é um estudo embasado em uma revisão bibliográfica, que teve como objetivo elucidar pontos importantes para que o relacionamento e as trocas de momentos vivenciados, dúvidas e afetividade entre profissional que se torna pivô fundamental desta relação e o cuidador, sejam melhor aproveitadas e principalmente aceitas e aplicadas correta e permanente pelos cuidadores deste tipo de paciente.

Palavras-chave: Cuidador; Cuidados; Enfermagem; Oncologia.


ABSTRACT

Deve ser feita a tradução do resumo para a língua estrangeira.

Key-words: Word 1; Word 2; Word 3; Word 4; Word 5.

(Obs.: Siga as mesmas considerações do Resumo)


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – CUIDANDO DA FAMÍLIA        16

Figura 2 – TABELA FATORES DE RISCO        18

´


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

HPV        Papilomavirus Humanos



SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        13

2        O PACIENTE ONCOLÓGICO        15

3        CUIDANDO DO CUIDADOR DO PACIENTE ONCOLÓGICO        17

4        título do TERCEIRO capítulo        19

CONsiderações finais        20

REFERÊNCIAS        21



INTRODUÇÃO

Câncer é um termo usado na medicina para definir o crescimento do tecido anormal do corpo. O paciente oncológico necessita não só de diagnóstico, mas, também de apoio psicológico e assistencial. No entanto entra neste cenário o cuidador deste paciente em questão, que tanto quanto ele necessita de apoio e assistência.

O presente estudo envolve alguns dos cuidados que os enfermeiros devem ter para que o cuidador dos pacientes oncológicos saibam lidar com a situação problema que estão vivenciando. Muitos dos cuidadores acabam adoecendo até mais que o paciente em si. Os profissionais devem se posicionar diante de uma situação semelhante e assim conseguir instruí-los e capacitá-los para um melhor retorno do paciente ao tratamento aplicado em determinado momento e manter a saúde do próprio cuidador.

Há estudos que expõem uma ampla biblioteca de como cuidar melhor de pacientes oncológicos, entretanto não se vê com frequência, talvez bem pouco, de como a enfermagem deve lidar com os cuidadores desses pacientes. Levando então em consideração que a saúde psicológica deste cuidador deve ser tratada como uma das prioridades no tratamento do paciente oncológico e que até mesmo o próprio paciente busca força, apoio e segurança no cuidador, foi que escolhemos falar sobre a assistência de enfermagem ao cuidador do paciente oncológico.

A presente pesquisa refere-se a um estudo documental no que diz respeito à revisão de literatura. Todo o projeto está embasado em uma ampla leitura de artigos científicos, publicações, tais como, manual de oncologia e o embasamento acadêmico, para assim apresentar uma proposta digna de ser implementada nos serviços de saúde, sejam estes públicos e/ou privados

  1. Problema de Pesquisa

O que a assistência de enfermagem pode melhorar para que o cuidador do paciente oncológico tenha menos impacto, e saiba habituar-se para o diagnóstico?

  1. Objetivos do Trabalho

Geral:

Intervir pela integridade física e principalmente psicológica do cuidador de um paciente oncológico.

Específicos:

  • Levantar estratégias de cuidado ao cuidador do paciente oncológico no decorrer do tratamento de um paciente em que ele esteja acompanhando.
  • Elaborar meios de facilitar a interação da equipe de enfermagem com o cuidador para que não haja alterações em suas atividades rotineiras.
  • Conhecer através de publicações que venham a trazer transtornos ao cuidador do paciente oncológico.

.


  1.  O PACIENTE oncológico

Levando em consideração que uma pessoa acometida pelo câncer deve e tem direito à uma assistência de qualidade, oferecida não somente pela equipe multidisciplinar que lhe assiste quanto ao cuidador deste paciente carece e merece dos mesmos cuidados. Sabe-se que estes cuidadores sofrem tanto quanto o próprio paciente.ao receber o diagnóstico de seu ente querido.

A enfermagem é uma das profissões mais importantes na área hospitalar. Pois a enfermagem é responsável desde a admissão do paciente até mesmo no momento do óbito. O câncer, seja qual for o tipo ou a gravidade é uma doença que remete a enfermagem a oferecer cuidados especiais e com grande eficácia.  Pois não é somente o paciente que precisa de cuidados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (226 Kb)   docx (524 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com