TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE TERMINAL

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 3

A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE TERMINAL

INTRODUÇÃO

                    Apesar da morte ser parte do ciclo natural da vida, os profissionais da enfermagem, geralmente, não vêm sendo adequadamente preparados para lidar com ela. O contato com esta pode ser fonte de estresse e sofrimento psíquico para esses trabalhadores interpretando sua ocorrência como fracasso pessoal e falha no trabalho desenvolvido, pois são eles que passam mais tempo ao lado do paciente, acompanhando-o no seu processo de morte. (MOTA, GOMES, COELHO et al; 2011.

                   O profissional de enfermagem precisa ser preparado para ofertar assistência de qualidade ao paciente terminal e aos seus familiares, pois a assistência proporciona uma qualidade de vida ao paciente apesar do seu estado de sofrimento, oferecendo conforto aos mesmos e familiares. O profissional precisa estar preparado psicologicamente para lidar com a morte, para que ele consiga transmitir um cuidar eficiente ao paciente que está debilitado e muitas vezes inconformado com a morte.

                   Os cuidados paliativos constituem um campo interdisciplinar de cuidados totais, ativos e integrais, destinados a melhorar a qualidade de vida do paciente sem possibilidades de cura e dos seus familiares, por meio de avaliação correta e de tratamento adequados para o alivio da dor e dos sintomas decorrentes da fase avançada de uma doença, além de proporcionar suporte psicossocial e espiritual, em todos os estágios, desse o diagnóstico de uma doença incurável até o período de luto da família. (ANDRADE, COSTA, LOPES; 2013).

                  No entanto o paciente terminal necessita que seja ofertado os cuidados paliativos, para que os mesmos tenham dias mais tranquilos com menos incertezas e medos, promovendo uma morte digna. Inúmeras vezes a enfermagem apresenta a dificuldade de ofertar esse cuidado paliativo ao paciente terminal, por motivo de ser uma fase negativa, onde o profissional relata sofrimento para oferecer esse cuidado.

                  No âmbito da enfermagem, a comunicação representa uma estratégia de suma relevância para a pratica de cuidados paliativos. E quando subsidiada por uma relação de atitude, cooperação, sentimento e sensibilidade este instrumento é um importante impulsionador da relação entre o enfermeiro e o paciente em fase terminal. (ANDRADE, COSTA, LOPES; 2013).

                  A comunicação é fundamental ao ser ofertado o cuidado paliativo ao paciente terminal e aos seus familiares, pois é através da comunicação que é criado o vínculo do profissional com o paciente e familiares, esse vínculo vai transmitir segurança, onde vai ocorrer a melhora do auto estima do paciente e vai facilitar a aceitação do paciente ao tratamento.

OBJETIVO GERAL:

  • Conhecer a reação do profissional de enfermagem frente a morte do paciente em estágio terminal.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

  • Analisar a importância do cuidados paliativo para o paciente terminal;
  • Compreender a importância da comunicação do profissional de enfermagem com pacientes em estágios terminal;
  • Analisar a importância do vínculo do profissional da enfermagem com pacientes terminais e familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com