TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE COMBATE AO CÂNCER

Por:   •  18/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE COMBATE AO CÂNCER ALCENOR ALMEIDA HOSPITAL SÃO MARCOS[pic 1][pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO – UNIFSA

Situação Problema 01: Case Grupo Hospitalar Esperança

Rafael e sua equipe de auditoria do Grupo Hospitalar Esperança, estão juntos desde o ano de 2007 A maior parte da equipe cursou Administração e Gestão Hospitalar, participavam sempre de diversas especializações, seminários, cursos, oficinas e workshops. Auditavam as 3 unidades do Grupo Esperança (Hospital Geral “, Maternidade “Nasce Bem”, Hospital Dia “Passe Bem”.

O grupo adquiriu mais um Hospital, o “Beleza Pura” referência em Ortopedia, localizado em um bairro nobre da cidade de Beira Rio, com equipamentos novos e uma equipe de TI recém contratada. O “ Hospital Beleza Pura” não tinha documentação referente a auditorias anteriores e foi necessário conhecer bem a estrutura hospitalar para que pudesse fazer um diagnóstico da situação.

Durante uma auditoria verificou, a existência de bastante tempo para tomar conhecimento de uma despesa, as contas eram postadas 30 dias ou mais após a realização. Tomavam conhecimento da despesa hospitalar muito tempo após a sua efetiva utilização. Tinham dificuldades para realização de auditoria retrospectiva e concorrente (in loco).

O processo de auditoria retrospectiva era extremamente moroso e manual, analisando guias de papel e repassando as glosas para o sistema. Além disso, as auditorias concorrentes ou in loco eram desgastantes e onerosas, visto que precisavam deslocar um auditor técnico para fazer as análises presenciais de muitos prontuários no hospital.

Um evento adverso aconteceu durante a auditoria, o que levou Rafael a seguinte reflexão: minha obrigação é diminuir os custos deste hospital par que o resultado aumente, então não irei me preocupar com isso.

Após estas constatações você como auditor (a) iniciaria por onde? Será que Rafael e sua equipe estão realmente cumprindo com seu papel?

Em equipe de até 5 componentes, faça o que se pede a seguir:

  1. Realizem uma reunião visando identificar as fragilidades e potenciais do Hospital.
  2. Após isso, elaborem um planejamento de auditoria.
  3. Elaborem questões a serem respondidas pelos diversos setores do Hospital.
  4. Como sua equipe de auditoria se comportaria diante da informação da ocorrência do evento adverso?

  • Diversas especialidades
  • Equipe não conhece bem o serviço
  • Glosas
  • Sobrecarga
  • Negligências na análise dos erros
  1. Inicialmente será realizada a fase de avaliação da contratação dos serviços. Nesta etapa diremos levantar as informações necessárias para conhecer o tipo de atividade da entidade, qual a sua complexidade, e como a legislação pode ser aplicável, além disso será realizado relatórios, pareceres e outros informes a serem emitidos, para assim determinar a natureza do trabalho a ser executado. O objetivo de um planejamento de auditoria será para obter conhecimento das atividades da entidade, para identificar eventos e transações relevantes que afetem as demonstrações contábeis, propiciar o cumprimento dos serviços contratados com a entidade dentro dos prazos e compromissos previamente estabelecidos; assegurar que as áreas importantes da entidade e os valores relevantes contidos em suas demonstrações contábeis recebam a atenção requerida;  identificar os problemas potenciais da empresa; identificar a legislação aplicável à entidade e estabelecer a natureza, a oportunidade e a extensão dos exames a serem efetuados, em consonância com os termos constantes na sua proposta de serviços para a realização do trabalho.
  2. Qual a missão, visão e valores da empresa?

        Quais os benefícios da auditoria para empresa?

        Quais a falhas encontradas?

        Qual maior desafio encontrado no setor?

  1. Investigando o evento adverso e buscando solução para solucionar e para que não repita o mesmo erro novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com