TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E COMBATE AO SEDENTARISMO INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Por:   •  9/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.461 Palavras (22 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 22

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E COMBATE AO SEDENTARISMO INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL I

  1. INTRODUÇÃO

        Atualmente faz-se imprescindível disseminar a importância da prática de atividade física na infância e na adolescência, pois muitas crianças e adolescentes preferem ficar por horas intermináveis em frente a aparelhos de TV (assistindo filmes ou jogando vídeo game) ou de computadores (navegando na internet), ao invés de brincar ao ar livre (andando de bicicleta, brincando de pega-pega ou de queimada correndo, pulando ou mesmo jogando bola, pois, segundo Gonçalves et al (2007) esta é uma das justificativas para o aumento do sedentarismo infantil, uma vez que, estas brincadeiras de rua já não são atividades praticadas com frequência nos centros urbanos, em virtude da insegurança face à violência que atinge a sociedade e nas escolas essa situação tem se agravado, porque os alunos dependem do incentivo de professores para realizar qualquer atividade física. Nessa conjuntura, o incentivo à prática de atividade física deve ser vista como uma prioridade, para tanto urge a necessidade de se elaborar políticas públicas para as áreas de educação, saúde e lazer.

        Nas últimas três décadas, diversos estudos realizados comprovaram a incidência de um gradativo aumento de sobrepeso e obesidade desde a infância até a idade adulta.  Esse aumento apresenta-se como um comportamento epidêmico, pois, o crescente aumento de consumo de alimentos ricos em açúcares simples e gordura industrializada (que apresentam alta carga de densidade energética) e a redução da prática de exercícios físicos se apresentam como os principais vetores dessas condições. Nesse contexto entende-se que a prática de atividade física apresenta-se como fator protetor preponderante contra a obesidade e o sobrepeso.

        A atividade física apresenta inúmeros efeitos benéficos ao organismo, sendo aconselhada como uma estratégia de promoção da saúde para a população.  Ultimamente, diversos estudos científicos têm revelado e discutido os benefícios da prática da atividade física e sua conexão com a saúde e o bem-estar, tanto físico quanto mental.

        O Brasil, de acordo com vários estudos mundiais, é apontado como um dos países que tem apresentado elevado índice de sedentarismo em todos os grupos etários, variando de 50% a mais de 80% na população mundial.

        O sedentarismo atinge as crianças em virtude das mesmas haverem trocado brincadeiras mais saudáveis, e que estimulavam atividades físicas (como brincar de bola, pular corda, brincadeiras de correr) por outras atividades que não exigem um mínimo de esforço físico (como os computadores aliados à internet, videogames e televisão).

        A obesidade como forte consequência do sedentarismo tem crescido assustadoramente em todo o mundo inclusive no Brasil, tanto que a OMS confere a ela o status de problema de saúde pública, devendo a mesma ser tratada e prevenida pelos diversos aparelhos estatais no intuito de melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

        Este problema está relacionado a inúmeros fatores, inclusive às mudanças nos hábitos alimentares que vem acontecendo devido ao estilo de vida sedentário (consequência do notório avanço tecnológico das últimas décadas - surgimento do controle remoto, jogos eletrônicos e a internet) e ao fácil acesso à alimentos ricos em gorduras, calorias e pobres em fibras, originando um grande número de crianças e jovens obesos.

        Além dos fatores mencionados acima, que levam uma pessoa a ser obesa, devemos considerar outros, como: o psicológico (a ansiedade é a maior inimiga de quem se encontra acima do peso, uma vez que para compensar esta ansiedade a pessoa acaba por ingerir uma quantidade exagerada de alimentos); os fatores genéticos (estudos comprovam que filhos de pais obesos têm maior predisposição para serem obesos) e os fatores culturais (a cultura de uma região pode exercer influências sobre os hábitos alimentares).

        A Pesquisa de Orçamentos Familiares[1] realizou estudos entre os anos de 2008 e 2009 onde se verificou que a cada três crianças (com idade entre 05 e 09 anos) uma se encontra acima do peso. O consumo excessivo de calorias (açúcares e gorduras presentes em alimentos como em doces e refrigerantes e além do que o organismo necessita) se apresenta como o maior e mais declarado os fatores que predispõe à obesidade, pois, as pessoas não se alimentam de maneira equilibrada e em virtude da comodidade existente no cotidiano a vida se torna cada vez mais sedentária. Entre os grupos de alimentos estudados,

O biscoito recheado destacou-se como um dos mais importantes marcadores de consumo não saudável, associando ao consumo reduzido de micronutrientes, e ao consumo elevado de energia total, energia proveniente de gordura saturada e açúcar. O consumo de refrigerantes, doces, pizza e salgadinhos industrializados também se destacou como marcador de consumo não saudável. (IBGE/POF 2008-2009)

        

        Para avaliar se o individuo (quer seja uma criança, adolescente ou adulto) se encontra fora do peso é necessário seguir a Tabela de Índice de Massa Corporal[2] (IMC).

        A obesidade deve ser combatida e prevenida, através do incentivo às práticas de atividades e exercícios físicos, aliados a uma alimentação equilibrada, saudável.

        O sedentarismo é um fator relevante para a obesidade maior do que a própria alimentação exagerada e inadequada. A atividade física oferece ao corpo humano muitos efeitos benéficos e, quando aliada a uma dieta equilibrada, representa um formidável elemento entre balanço e gasto de energias sendo, portanto, um elemento essencial para o sucesso do emagrecimento e manutenção do peso.

        A realização deste trabalho justifica-se em virtude da inatividade observada em muitas crianças e adolescentes, que estão trocando a pratica da atividade física pela tecnologia e a comida saudável do dia a dia por comida industrializada. Por esse motivo o interesse de fazer este estudo, é que o sedentarismo vem tomando conta das crianças e adolescentes no Brasil inteiro.

        Atualmente a sociedade moderna apresenta altos níveis de sedentarismo, pois, quanto mais tempo crianças e adolescente passam assistindo televisão tem mais chance a sobrepeso e obesidade, devido ao consumo de alimentos de alto gasto energético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (154.5 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com