TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE - RESPOSTA IMUNE

Por:   •  16/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Clareana de Santana Borges – Matrícula: UP20120513

Atividade – Microbiologia, Imunologia e Parasitologia

Destacar do texto como ocorre a resposta imune a:

A) Bactérias – A resposta imune às bactérias ocorre através das respostas imunes inatas, como sistema de complemento e fagocitose. Vários tipos de respostas imunes são responsáveis ​​pela remoção de bactérias do corpo, entre elas estão a lise mediada por complemento, fagocitose e imunidade adaptativa.

B) Vírus - A resposta imune ao vírus ocorre principalmente por imunidade adaptativa, como células T citotóxicas e anticorpos.  A resposta imune a um vírus é uma resposta a patógenos intercelulares, uma vez que os vírus vivem dentro das células hospedeiras, completando seu ciclo de vida. Os métodos utilizados pelo sistema imunológico para responder ao vírus são através de células T citotóxicas, interferons e anticorpos.

C) Parasitas - A primeira linha de defesa contra os patógenos extracelulares, geralmente, é a ativação da via alternativa do complemento e também da via das lectinas, visto que muitos apresentam membranas extracelulares compostas de carboidratos. O principal mecanismo celular da imunidade inata é a fagocitose por macrófagos. A resposta imune adquirida é fundamental para o controle de infecções parasitárias, nas infecções causadas por protozoários intracelulares se destaca a imunidade celular. Tradicionalmente se observa uma forte resposta de linfócitos TCD4+ do perfil Th1, linfócitos TCD8+ citotóxicos e produção de IFN-γ, que induz a produção de óxido nítrico (NO) por macrófagos, potencializando a resposta inata. Antes de invadirem as células, logo depois da infecção, ou quando lisam as células infectadas, os protozoários podem ser alvo de anticorpos e do sistema complemento.

D) Fungos – Os principais mediadores da resposta natural contra os fungos são os neutrófilos e macrófagos, que destroem os microrganismos através da fagocitose produzindo enzimas lisossômicas, espécies reativas do nitrogênio como NO, espécies reativas do oxigênio como o peróxido de hidrogênio. resposta celular é o principal mecanismo de ação imune contra fungos, principalmente os linfócitos TCD4+, produzindo IFN-g (TCD8+ também participa, mas é em cooperação com o T CD4+).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com