TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÓRGÃOS LINFÓIDES E CÉLULAS ENVOLVIDAS NA RESPOSTA IMUNE

Por:   •  5/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.793 Palavras (24 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 24

 CONTEÚDO 2 – IMUNOLOGIA I – ÓRGÃOS LINFÓIDES E CÉLULAS ENVOLVIDAS NA RESPOSTA IMUNE

O organismo humano está exposto constantemente à diferentes agentes ambientes, muitos deles infecciosos. No entanto, embora o número de indivíduos expostos aos agentes infecciosos seja alto, apenas uma pequena parcela irá manifestar a doença, uma vez que o hospedeiro tem mecanismos de destruir o agente infeccioso.

A resposta imunológica tem como objetivo impedir a disseminação de infecções, além de controlar a microbiota endógena. Para tanto, o sistema imunológico tem mecanismos específicos para lidar com a enorme variedade de antígenos encontrados no ambiente.

Chamamos de infecção a presença de microrganismos que causam alterações fisiológicas e danos teciduais e alterações de proteínas plasmáticas. Chamamos de infecções endógenas aquelas causadas por microrganismos pertencentes à microbiota endógena, ao passo que as infecções exógenas são causadas por microrganismos da flora exógena.

Não devemos confundir infecção com inflamação! A inflamação é uma resposta fisiológica que envolve alterações no sistema vascular e adaptações do tecido conjuntivo. A resposta inflamatória é acionada toda vez que ocorre lesões em um tecido vascularizado. A principal característica do processo inflamatório é o aumento de temperatura local, uma estratégia que serve tanto para induzir a proliferação de células de defesa como também para inibir a reprodução dos microrganismos que desencadeou a resposta.

Chamamos de resposta inflamatória aguda aquela resposta imediata, que se desenvolve no momento da ação do agente inflamatório. Justamente por isto, esta é uma resposta inespecífica, ou seja, o mesmo mecanismo será utilizado para eliminar qualquer agente agressor. Por outro lado, a reposta inflamatória crônica ocorre quando o agente agressor permanece no tecido lesionado, levando ao aumento dos elementos vasculares e destruição tecidual.

 

ÓRGÃOS LINFÓIDES

Os órgãos linfoides e tecidos linfáticos são estruturas pertencentes ao sistema linfático. São nestes órgãos e tecidos que serão geradas e diferenciadas as células de defesa e também estes serão os sítios de ocorrência de resposta imunológica.

Chamamos de órgãos linfoides primários, ou centrais, aquelas estruturas que serão responsáveis pela produção e/ou diferenciação de células de defesa. Nesta categoria enquadramos a medula óssea e o timo.

Já os órgãos linfoides secundários, ou periféricos, são aqueles que atuam no armazenamento de células de defesa, além de atuarem como sítio de ocorrência de resposta imunológicas. São exemplos órgãos linfoides secundários o baço, os linfonodos e os gânglios linfáticos.

Após serem geradas nos órgãos linfoides primários, as células de defesa ficam circulando entre os órgãos linfoides secundários, o sangue e linfa, mas nunca retornam ao órgão linfoide primário

 

MEDULA ÓSSEA VERMELHA

Responsável pela produção de todos os elementos sanguíneos, incluindo neles as células de defesa da linhagem mielóide e também da linhagem linfóide

TIMO

O timo fica situado próximo ao arco aórtico e tem a função de gerar e diferenciar as células T (linfócitos T) a partir de células linfoides provenientes da medula óssea vermelha.

As células T geradas no timo passam por um processo de seleção para adquirirem a capacidade de diferenciar o próprio do não próprio, impedindo assim que as células de defesa ataquem os constituintes do próprio organismo. Aquelas células que não adquirem a característica de diferencia o próprio do não próprio entram em apoptose e são removidas pelos macrófagos.

LINFONODOS

São estruturas levemente relativamente esféricas situadas ao longo de todo o corpo, mas principalmente nas axilas glândulas mamárias e virilha. A função dos linfonodos é filtrar a linfa de forma a captar e reconhecer agentes infeccioso e destruí-las através da ação de células de defesa.

 BAÇO

O baço fica situado próximo ao pâncreas. Tem um papel similar ao do linfonodo, porém agem captando e reconhecendo agentes infecciosos presentes no sangue e destruindo-os através da ação de macrófagos e linfócitos B. O baço também é responsável pela remoção e destruição de hemácias velhas.

NÓDULOS LINFÁTICOS E SITIOS MUCOSOS

Estão localizados no intestino (Placa de Peyer, pulmões, tonsilas etc). São grupos de células de defesa de origem linfoide (Linfócitos B e Linfócitos T) que migram para estas regiões a partir dos linfonodos regionais. Nestas regiões ocorre o reconhecimento e destruição dos antígenos antes que eles alcancem tecidos mais profundos.

CÉLULAS ENVOLVIDAS NA RESPOSTA IMUNOLÓGICA.

As células de defesa, com exceção dos linfócitos T são produzidas e diferenciadas na medula óssea vermelha.

A medula óssea vermelha é um tecido conjuntivo rico em células pluripotentes, ou seja, indiferenciadas. Estas células pluripotentes são estimuladas por medidores químicos e diferenciam-se em linhagem mielóide progenitora e linhagem linfoide progenitora.

A principal característica da linhagem mielóide é a presença de grânulos citoplasmáticos ricos em enzimas oxidativas. A partir da linhagem mielóide são gerados os eritrócitos, as plaquetas, os basófilos, os neutrófilos, os monócitos, os eosinófilos e as células dentriticas. Com exceção dos dois primeiros tipos celulares, todos os outros atuam na defesa imunológica.

A linhagem linfoide progenitora também é gerada a partir das células pluripotentes da medula óssea. Uma parte destas células geradas vai para o timo, onde originara os linfócitos T após um processo de diferenciação específico. Aquelas células que permanecem na medula óssea se diferenciam em linfócitos B e células NK.

NEUTRÓFILOS

São células com o citoplasma ricos em grânulos contendo lisozima e enzimas oxidantes. Atuam principalmente na defesa contra bactérias. Possuem alta capacidade de diapedese, ou seja, atravessam os vasos sanguíneo para chegar até o tecido conjuntivo lesionado.

EOSINÓFILOS

Também possuem o citoplasma rico em grânulos, mas desta vez o conteúdo é de histamina e heparina. Embora também sejam capazes de sofrer diapedese, esta não é tão rápida quanto a dos neutrófilos. Sua principal ação é contra helmintos, embora também atuem em processos alérgicos.

MONÓCITOS

Os monócitos são células que sofrem diferenciação ao realizarem a diapedese. Ao chegarem ao tecido conjuntivo os monócitos se diferenciam em macrófagos, células com alto poder de fagocitose responsável pela remoção não somente de bactérias, mas também pela remoção de células velhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com