TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta Imune a infecções

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

Resposta imune às infecções

Grupo:

  1. Julia de Amorin
  2. Julia Sanches Santos
  3. Julia Soriano Vaz Durante
  4. Isabela Ramsdorf Costa
  5. Maria Eduarda Delatore Braga

Resposta imune a vírus:

São patógenos intracelulares obrigatórios. Entrado do vírus na célula estimula a síntese de inteferons, citocinas que inibem a infecção viral, essas constituídas por dois grupos de proteínas distintas:

IFN-alfa: produzido por fagócitos mononucleares

IFN-beta: produzidos por muitos tipos celulares.

Uma vez produzidas a moléculas de IFN tipo I estimulam a célula infectada a sintetizar inúmeras enzimas, sua ação biológica é parácrina e, assim, a célula infectada secreta moléculas de IFN, que agiram em outras células vizinhas não infectadas, protegendo-as da infecção viral. A interação de IFN-alfa ou IFN-beta com o receptor IFN-ALFA/BETAN ativa uma tirosina quinase citoplasmática que fosforila a proteína stat II, essa molécula transduz sinais e ativa a transcrição de vários genes codificadores de citocinas, inclusive os IFN do tipo I, entre esses genes há também o que codifica 2’, 5’oligoadenilato sintetase que por sua vez ativa RNAse L, uma enzima que digere moléculas de RNA genômicodo vírus, de RNAm celular e do vírus e de RNAr celular, esse mecanismo leva a redução da síntese proteica inibindo a replicação de partículas virais, e o consequente dano celular. Na fase inicial das infecções, antes que o vírus tenha atingido sua célula alvo é muito importante a presença de anticorpos específicos, pois esses apresentam melhor proteção antiviral para epítopos do envelope ou para proteínas do capsídeo pois impedem que vírus se liga e penetre na célula do hospedeiro, em algumas infecções são expressas proteínas virais na superfície da célula infectada, que podem como alvos para anticorpos, vírus – específicos, levando a lise da célula infectada mediada por complemento, ou pela ação das células NK.

Resposta imune a bactérias:

Extracelulares: Imunidade natural: o peptideoglicano na parede celular das bactérias G+ ativa o complemento por promover a formação da C3 convertase na via alternativa. O LPS na parede das bactérias G- ativa a via alternativa por conta da ausência de anticorpos.

Imunnidade adquirida: a resposta imune humoral adquirida contra bactérias extracelulares e suas toxinas, consiste na produção de anticorpos e ativação das células TCD4+. Aqueles, neutralizaram e eliminaram microrganismos e toxinas.

Intracelulares: Imunidades natural: células NK e fagócitos que promoverão interações mediadas por citocinas (IL-12 e IFN-gama)

Imunidade adquirida: consiste na resposta imune celular na qual a células T ativam os fagócitos, que eliminam os microrganismo.

Resposta a parasitas:

Imunidade natural: consiste na fagocitose, porém muitos dos parasitas são resistentes a esse mecanismo e podem se replicar dentro dos macrófagos.

Imunidade adquirida: o principal mecanismo é a resposta imune celular, particularmente a ativação do macrófago por citocinas derivadas de células Th1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com