TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta imune

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  1.788 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

  1. Quais os mecanismos inatos envolvidos com a resposta efetiva contra bactérias extracelulares?

Ativação do complemento, fagocitose e resposta inflamatória.

  1. Defina mecanismos de evasão, e explique um mecanismo de evasão bacteriano. É a capacidade que os microrganismos têm de evitar a fagocitose, driblar o sistema imune. Ex. Produção de cápsulas pode inibir a ligação ao fagócito e a fixação do complemento.

  1. Como se defende naturalmente o organismo de um animal atingido por uma doença causada por bactérias intracelulares?

Inicialmente o organismo recruta macrófagos e NK, mas elas forem ineficientes e ativados a resposta adaptativa, células TCD8 e TCD4.

  1. Interferons são glicoproteínas sinalizadoras, as quais participam efetivamente das respostas a microrganismos virais, explique todo o envolvimento desta citocina nesta resposta imunológica.

Toda resposta imune contra vírus é mediada pelo Interferon tipo I. Essa citocina tem a capacidade de sintetizar proteínas antivirais, proteína quinase, aumentar a produção de MHC e ativar células TCD8 e NK que tem a capacidade de destruição.

  1. Como é denominada a reação dos tecidos vascularizados a um agente agressor caracterizada morfologicamente pela saída de líquidos e células do sangue para o interstício?

É denominada como inflamação

  1. Os processos de migração leucocitária são complexos, mas tem um mecanismo básico universal; por isso a adesão leucocitária ao endotélio pode ser dividida em três etapas, cite-as e explique cada uma delas, mencionando as moléculas envolvidas.

Fase 1 – Retardamento – a velocidade do leucócito diminui a medida que eles passam pela superfície do endotélio, mediada pelas selectinas. Acontece a interação entre L selectinas produzidas pelo leucócito e P selectina produzida pelo endotélio. Elas se ligam, mas a L selectina se solta. Mas o leucócito só diminuía a velocidade e começa a rolar.

Fase II – Ativação – no momento em que o leucócito está rolando ele tem a capacidade de se ativar, aí acontece a migração através de citocinas do tipo quimiocinas produzidas pelo endotélio. Quanto mais tempo o leucócito rola sobre o endotélio maior é a chance de ativação.

Fase III – Fixação de Adesão – a ativação regula a produção de integrinas. São ICAM 1 e LFA 1, elas se ligam e acontece a adesão e integração, e a diapedese ( saída do leucócito). São as quimiocinas que determinam qual células que vão atravessar e dão sentido de orientação.

  1. Diferencie mediadores pró-inflamatórios e anti-inflamatórios.

Mediadores pro-inflamatórios são compostos derivados do antígeno que são secretados por células ativadas e servem para ativar ou aumentar aspectos específicos da inflamação, eles promovem o processo de inflamação e mediadores antiinflamatórios promove a microcirculação e recuperação do estado normal e cicatrização e regeneração do tecido lecionado.

  1. A inflamação é um processo natural do corpo, em resposta a vários estímulos. Uma das características marcantes desses processos são os sinais cardinais. Cite e explique cada um deles.

Calor – devido ao aumento da circulação local, tem hiperemia arterial e aumento da temperatura local.

Rubor – É a vasodilatação, chegando mais glóbulos vermelhos no local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com