TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES RELACIONADAS AOS TEMAS: RECURSOS HIDRICOS

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES RELACIONADAS AOS TEMAS:

RECURSOS HIDRICOS

01 – Muitas pessoas não dão muita importância para o consumo consciente de água, porque acham que ela é um recurso inesgotável, podendo ser utilizada à vontade. Essa impressão se dá porque vemos água por todos os lados, seja na chuva, nos rios, lagos, mares, represas, piscinas etc. Realmente, a maior parte da superfície do nosso planeta, cerca de 70%, é ocupada por água. Porém, desses 70%, apenas 2,5% é constituído por água doce (esse é o tipo que é tratado e destinado ao nosso consumo), o restante é água salgada, segundo a Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente. Assim, precisamos cuidar desse nosso bem precioso, para que ele não nos falte no futuro e continue propiciando o funcionamento dos ecossistemas. Afinal, a água é um recurso finito. Não tome banhos demorados. Desligue o chuveiro na hora de se ensaboar e de passar o xampu e o condicionador, Evite brincadeiras com água. Desligue a torneira ao escovar os dentes; lavar calçadas e carros em dias chuvosos entre outros exemplos.

02- Algumas regiões do Brasil estão vivendo uma crise hídrica em decorrência da ausência de chuvas e do iminente esvaziamento dos mananciais e reservatórios. Os noticiários, todos os dias, mostram as consequências da falta de água e apresentam soluções possíveis para aliviar esse problema. Evitar o desperdício, contribuindo para o melhor aproveitamento da água em casa, e reutilizar é fundamental. Diante da iminente chance de encararmos um racionamento no futuro próximo, economizar é a palavra de ordem.

03- Conscientizar a população, sobre o consumo consciente de agua, implantar nas escolas, matérias que ensinam sobre a reutilização e a economia de desses recursos, que são fundamentais pra nossa própria sobrevivência. Palestras e cursos ajudam a esclarecer as dúvidas é fundamental saber cuidar do bem mais precioso que temos nas mãos e a manter uma vida saudável de recursos hidricos.

04- As indústrias e a agricultura consomem a maior parte desse recurso, na maioria das vezes o descarte é absurdo. A consumação de agua é maior, devido a maquinários e irrigações. Hoje em dia há maquinários que ajudam a reutilizar as aguas que não são aproveitadas e economizam no consumo. Implantar sistemas de consumo econômico, ajuda não só a preservar os recursos hídricos como a economizar em contas. Vale apena apostar um pouco mais em maquinas e recurso, para uma vida saudável, os lucros logo apareceram.

ESGOTOS

01 - O correto tratamento de água, assim como a instalação de redes de esgoto, coletas de lixo, entre outras ações de melhoria das condições sociais de higiene pública, é uma questão de saúde. Isso porque existe uma grande quantidade de doenças provenientes de contato de pessoas com esgotos a céu aberto, da ingestão de água com impurezas, além do contágio envolvendo insetos contaminados. É preciso que os órgãos públicos instalem essas redes de esgoto e fiscalizem o funcionamento, para a melhoria da população.

01 - Fiscalizar e punir empresa que faz descartes de matérias químicos e lixos em redes de esgoto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com