TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Manejo de Recursos Hídricos

Por:   •  5/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 3

1- O Brasil está entre as maiores fontes de água doce do mundo. O que explica a falta deste recurso em algumas regiões brasileiras?

Existe uma grande preocupação quanto a disponibilidade hídrica no Brasil, pois apesar de estar entre as maiores fontes de água doce do mundo, a reserva não está distribuída de forma uniforme em nosso território. A bacia amazônica concentra cerca de 73% da água doce do pais e é habitada por 5% da população brasileira e apenas 27% dos recursos hídricos do Brasil estão disponíveis para 95% da população.

2- Quais as principais peculiaridades de cada bacia hidrográfica brasileira?

A região hidrográfica do Paraná é a mais populosa com 61 milhões de habitantes (32,7% do total do Brasil) e densidade populacional igual a 67,2 hab/km². Em seguida vêm as regiões Atlântico Sudeste com 27,4 milhões de habitantes epossuindo a maior densidade do país (127,1 hab/km²), e a Atlântico Nordeste Oriental, com 23,4 milhões de habitantes e densidade de 81,1 hab/km².

As regiões hidrográficas menos populosas do país são: Paraguai, com 2 milhões de habitantes e 5,6 hab/km² de densidade populacional; Parnaíba, com 4 milhões de habitantes e 12,1 hab/km²; Uruguai com 4 milhões e 22,3 hab/km²; eAtlântico Nordeste Ocidental com 5,8 milhões edensidade de 21,1 hab/km². Destaca-se também a região Amazônica, que com 9,1 milhões de habitantes, possui a menor densidade demográficaentre regiões hidrográficas brasileiras, com apenas 2,3 hab/km².

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio do Brasil é de 0,790 (PNUD, 2000).

As regiões com maiores IDHs (IBGE, 2000) são: Atlântico Sul, com 0,790; Uruguai, com 0,780; Paraná com 0,760; e Atlântico Sudeste e Paraguai com 0,730. As RHs com menores IDHsdo país são: Atlântico Nordeste Ocidental e Parnaíba, com 0,590; Atlântico Nordeste Oriental,com 0,620; e Atlântico Leste com 0,630.

A maior vazão ocorre na região hidrográfica do Amazonas, seguido Tocantins-Araguaia, Atlântico Nordeste Ocidental, Parnaíba, Atlântico Noroeste Ocidental, São Francisco, Atlântico Leste, Atlântico Sul,Atlântico Sudeste, Paraná, Uruguai e Paraguai.

A vazão específica média brasileira é igual a 20,9 L/s/km². Apesar de possuir, em valores globais, uma grande oferta de recursos hídricos superficiais, o Brasil apresenta acentuada diferençaentre suas regiões hidrográficas. Em território nacional, por exemplo, as vazões específicas chegam a variar de 2,0 L/s/km² (bacias do semiárido brasileiro) até valores superiores a 30 l/s/km²(destaque para Região Hidrográfica Amazônica).

3- Reflita sobre a disponibilidade hídrica no mundo e no Brasil e escreva do seu ponto de vista quais os mecanismos de ações deveriam ser tomados para a redução de impacto nos recursos hídricos?

Diante dos impactos atualmente observados pela ocupação e atividade antrópica no meio ambiente seguem ações que ajudariam se fossem tomadas para redução de impactos nos recursos hídricos:

- Redução do uso de água e agrotóxicos nas atividades agropecuárias;

- Redução do uso de água nas atividades industriais e melhorias nos sistemas de tratamentos de efluentes industriais;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com