TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATLAS FOTOGRÁFICO DE COBERTURAS UTILIZADAS NO TRATAMENTO DE FERIDAS

Por:   •  19/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS- UNIPAM

ATLAS FOTOGRÁFICO DE COBERTURAS UTILIZADAS NO TRATAMENTO DE FERIDAS

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina de Fundamentação Básica da Enfermagem I do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de Patos de Minas, sob orientação da Professora Adriana Cristina de Santana.

Patos de Minas

2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS - UNIPAM

DISCIPLINA: FUNDAMENTAÇÃO BÁSICA DA ENFERMAGEM I

CURSO: ENFERMAGEM

DOCENTE: ADRIANA CRISTINA DE SANTANA

DISCENTE: RAYNARA SANTOS NEVES

ATLAS FOTOGRÁFICO DE COBERTURAS UTILIZADAS NO TRATAMENTO DE FERIDAS

Patos de Minas

2017

COBERTURAS

  1. ÁCIDO GRAXO ESSENCIAL

Composição: óleo vegetal composto por ácido linoleico, ácido caprílico, ácido cáprico, vitamina A, E e lecitina de soja.

Mecanismo de ação: promove a quimiotaxia e a angiogênese, mantém o meio úmido e acelera o processo de granulação tecidual. A aplicação em pele íntegra tem grande absorção, forma uma película protetora na pele, previne escoriações devido à alta capacidade de hidratação e proporciona nutrição celular local.

Indicação: prevenção de úlceras de pressão, feridas abertas superficiais com ou sem infecção. Contra indicação: não relatada. Modo de usar: remover o exsudato e o tecido desvitalizado. Espalhar o AGE no leito da ferida ou embeber gazes estéreis de contato o suficiente para manter o leito da ferida úmido até a próxima troca. Ocluir com cobertura secundária estéril de gaze e fixar. Periodicidade de troca:sempre que o curativo secundário estiver saturado ou, no máximo, a cada 24 horas. Exemplo comercial: Agederm®; Ativoderme®; Dersani®.

[pic 3]

  1. ALGINATO DE CÁLCIO EM FIBRA

Composição: fibras de puro alginato de cálcio derivado de algas marinhas.

Mecanismo de ação: o sódio presente no exsudato e no sangue interage com o cálcio presente no curativo de alginato. A troca iônica auxilia no desbridamento autolítico, tem alta capacidade de absorção, resulta na formação de um gel que mantém o meio úmido para a cicatrização e induz a hemostasia.

Indicação: feridas abertas, sangrantes, altamente exsudativas com ou sem infecção, até a redução do exsudato. Contra indicação: lesões superficiais com pouca ou nenhuma exsudação; queimaduras.Modo de usar: remover exsudato e o tecido desvitalizado. Modelar o alginato no interior da ferida umedecendo a fibra com solução fisiológica. Não deixar que a fibra de alginato ultrapasse a borda da ferida. Ocluir com cobertura secundária estéril. Periodicidade de troca: feridas infectadas (24 horas), feridas limpas com sangramento (48 horas), feridas limpas ou exsudação intensa (quando saturar). Trocar o curativo secundário sempre que estiver saturado.

Vantagens: elevado poder de absorção e eficiente estímulo à granulação. Desvantagens: poderá lesar as bordas da ferida pela sua função autolítica. Exemplo comercial: Algoderm®; Curasorb®; Sorbalgon®; Tegagen®.

[pic 4]

  1. HIDROCOLÓIDE

Composição: camada externa de espuma de poliuretano e outra interna composta de gelatina, pectina e carboximetilcelulose sódica.

Mecanismo de ação: estimula a angiogênese e o desbridamento autolítico. Acelera o processo de granulação tecidual.

 Indicação: feridas abertas não infectadas, com leve a moderada exsudação. Prevenção ou tratamento de úlceras de pressão não infectadas. Contra indicação: feridas colonizadas ou infectadas. Feridas com tecido desvitalizado ou necrose e queimaduras de 3o grau.

Modo de usar: lavar a ferida. Escolher o hidrocolóide, com diâmetro que ultrapasse a borda da ferida pelo menos 3 cm. Periodicidade de troca: a cada um a sete dias, dependendo da quantidade de exsudação.

Vantagens: é à prova d’água e lavável, retém odores, tem boa aparência e formas variadas que possibilitam adequa- ção à área cruenta, podendo inclusive ser empregado em lesões da articulações. Desvantagens: a pele poderá ficar macerada se a exsudação se tornar abundante. Exemplo comercial: Comfeel®; Duoderm®; Hydrocoll®; Tegasorb®

[pic 5]

  1. CARVÃO ATIVADO E PRATA

Composição: tecido carbonizado e impregnado com nitrato de prata a 0,15%, envolto por camada de tecido sem carvão ativado.

Mecanismo de ação: o carvão ativado absorve o exsudato e filtra o odor. A prata exerce ação bactericida. Indicação: feridas fétidas, infectadas e exsudativas.

Contra indicação: feridas limpas e lesões de queimaduras. Modo de usar: remover o exsudato e o tecido desvitalizado. Colocar o curativo de carvão ativado sobre a ferida e oclui-la com cobertura secundária estéril. Periodicidade de troca: a cada 1-4 dias, dependendo da quantidade de exsudação.

Vantagens: método eficaz para controle do mau odor e é de fácil aplicação. Desvantagens: não pode ser cortado, pois ocorre liberação do carvão e da prata. Exemplo comercial: Carboflex®; Vliwaktiv®.

[pic 6]

  1. HIDROGEL

Composição: gel transparente, incolor, composto por: água (77,7%), carboximetilcelulose (CMC-2,3%) e propilenoglicol (PPG-20%).

Mecanismo de ação: amolece e remove tecido desvitalizado através de desbridamento autolítico. A água mantém o meio úmido, o CMC facilita a re-hidratação celular e o desbridamento. O PPG estimula a liberação de exsudato.

 Indicação: feridas superficiais moderada ou baixa exsudação. Remover as crostas, fibrinas, tecidos desvitalizados ou necrosados. Contra indicação: pele íntegra e incisões cirúrgicas fechadas. Modo de usar:lavar o leito da ferida. Espalhar o curativo ou introduzi-lo na cavidade assepticamente. Ocluir a ferida com cobertura secundária estéril. Periodicidade de troca: a cada um a três dias, dependendo da quantidade de exsudato.

 Vantagens: sensação de alívio na ferida e promove o desbridamento autolítico. Desvantagens: desidrata rapidamente e é relativamente caro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (2 Mb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com