TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posposta de Tratamento da Urina Humana ser Utilizada como Fertilizante Para Agricultura na Localidade de Naico - Mocubela

Por:   •  20/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.455 Palavras (10 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 10

Lúcio Silveira Manecas Mateus

Tema: Proposta de Tratamento da Urina Humana a ser Utilizada como Fertilizante para Agricultura 

Tema: Proposta de Tratamento da Urina Humana a ser Utilizada como Fertilizante para Agricultura 

1. Introdução 

O presente projecto tem como objectivo Propor o tratamento e a utilização da urina humana como fertilizante na obtenção maior produção e produtividade para agricultura na província de Zambézia, distrito de Mocubela na localidade de Naico, entre 2018 e 2019. Espera-se melhorar a vida dos agricultores no tratamento e utilização da urina humana como fertilizante para agricultura melhorando a produção alimentar e minimizando o abandono de terra por parte dos agricultores, devido a incapacidade de fertilização dos solos como consequência ocorre a destruição e devastação das florestas na medida em que os agricultores vão deixando os solos procurando áreas adequadas para a realização da agricultura provocando assim desflorestação.

A agricultura é uma actividade praticada por nossos ascendentes há milhares de anos e vem sendo praticada até os dias de hoje. É a base de sobrevivência para muitas sociedades naquela região. Surge da necessidade de encontrar mecanismo com vista ao aprimoramento de abandono de terras por parte dos agricultores melhorando a produção e a produtividade alimentar naquela região.

A urina é um fertilizante com acção rápida e rico em nitrogénio. Os seus nutrientes são melhor utilizados se a urina for aplicada antes da sementeira, até dois terços do período entre sementeira e colheita.

A urina pode ser aplicada pura ou diluída. Contudo, a taxa de aplicação deve sempre basear-se na taxa de aplicação de nitrogénio necessário e a urina ou mistura deve ser manuseada em recipiente fechados e rapidamente incorporada no solo, para minimizar a perda de amónia. Qualquer necessidade potencial de água suplementar deve ser com água simples, e não urina diluída.

Segundo ESREY (1998) apud VITORIA (2007), a urina pode ser aplicada das várias maneiras na agricultura:

  • Não diluída, antes de plantar (bactérias no solo mudam a ureia para nitrato que pode ser usado pelas plantas)
  • Pode ser aplicada em grandes doses ou em doses menores diversas vezes durante o estacão da colheita.
  • Também pode ser aplicada diluída com água.
  • A urina líquida pode ser adicionada ao solo onde os vegetais e as plantas estão crescendo;
  • Uma vez por semana ou uniformemente duas ou três vezes por semana, contanto que as plantas sejam molhadas também em outras épocas;
  1. Delimitação do tema 

A presente pesquisa visa propor o tratamento da urina humana a ser utilizada como fertilizante para a agricultura, será realizada na província da Zambézia, no distrito de Mocubela na localidade de Naico, num período de 2 anos. Contudo, essa urina humana será aplicada nas culturas de Arachis hypogaea (amendoim) e feijão jugo, pois são as praticas agrícolas mais realizadas naquela região.

  1. Justificativa

A escolha do tema para seu estudo é motivada pelo abandono frequente de muitas terras devido a infertilidade dos solos por parte dos agricultores. Surge da necessidade de encontrar alternativa de aprimorar o devassamento de terra e melhorar a produção e a produtividade alimentar.

A urina humana pretende-se ser tratada e utilizada como fertilizante para agricultura, pois existem países que já submeteram a esta experiencia e tiveram bons resultados com a prática dessa técnica e ate agora continuam utilizando.

Exemplos de alguns pais que já realizaram experienciam de utilização da urina humana como fertilizante para agricultura são:

No México a urina foi testada como fertilizantes nuns viveiros de alface. A urina deu a melhor colheita de alface, devido a alta disponibilidade de N, resultados similares foram reportados de outras hortaliças. (GUADARRAMA at al., 2002 apud RICHERT et al, 2004).

Na Suíça a urina foi testada como fertilizante na cevada no período 1997-1999. Os resultados demonstraram que o efeito de N de urina corresponde a cerca de 90% da quantidade igual do fertilizante mineral amónia nitrato. (JOHANSSON et al, 2001 apud RICHERT et al, 2004).

A urina foi testada como fertilizante no algodão e sorghum em Malí. Os resultados são encorajadores e os ensaios continuam durante o ano 2004 (RICHERT et al, 2004).

No ensaio do campo na Suécia em 2002, estratégias diferentes de aplicação para urina como fertilizante no alho-porro foram testadas, fertilizando com urina aumentou a colheita por três vezes. (BÅTH, 2003 apud RICHERT et al, 2004).

Segundo VINNERAS et al. (2004), apud BOTTO (2003), a urina é um potencial recurso a ser utilizado como fertilizante natural por conter concentrações significativas de nutrientes, como nitrogénio (N), fósforo (P) e potássio (K), complementando ou até mesmo substituindo os fertilizantes comerciais. Esses nutrientes ainda possuem a propriedade de estarem presentes na forma de fácil assimilação por plantas quando dispostos no solo.

Alem disso se os agricultores optarem em tratar e utilizar a urina humana como fertilizante na agricultura ira minimizar o uso de adubos químicos na mesma

  1. Problematização

Segundo LAKATOS & MARCONI (2003), problema é uma dificuldade, teórica ou prática, no conhecimento de alguma coisa de real importância, para a qual se deve encontrar uma solução.

A agricultura é uma actividade primordial naquela região, trata-se de base de sobrevivência, pois é a partir dessa pratica agrícola que os agricultores sustentam os seus familiares. Para além de produzir para alimentação, os agricultores produzem para vender com finalidade de sustentar seus filhos escolarizados, dando assim a possibilidade de um bom futuro aos seus filhos.

Nesses últimos 10 anos, essa actividade agrícola tem trazido uma fraca produção e produtividade naquela sociedade devido a infertilizacao do solo, os agricultores tem a tendência de procurar novas terras adequadas para realização da agricultura destruindo florestas de forma contínua como consequência provocando o desflorestamento. Actualmente naquela região a produção tem reduzido bastante em comparação com a semeacao.

Tendo em conta a situação descrita, coloca-se a seguinte pergunta:

Será que a proposta de tratamento da urina humana a ser utilizada como fertilizante para agricultura poderá melhorar a produção e a produtividade alimentar e minimizar o abandono das terras pelos agricultores na localidade de Naico?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (307.5 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com