TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3
  1. INTRODUÇAO

O termo Puericultura foi criado pelo suíço Jacques Ballexserd em 1762 e chega ao Brasil em fins do século XVIII pelo francês Carlos Artur Moncorvo de Figueiredo sendo definida como um conjunto de regras e noções sobre a arte de criar fisiológica e higienicamente a criança com o intuito de garantir um bom crescimento e desenvolvimento. (ROCHA, 1987)

Hoje seu conceito foi aperfeiçoado. A Puericultura também pode ser chamada de Pediatria Preventiva que busca dar uma atenção mais especial a crianças de 0 a 5 anos com consultas feitas por médicos e\ou enfermeiros e tem como objetivo os cuidados à criança e seu alvo é um “adulto perfeito”: fisicamente sadio, psiquicamente equilibrado e socialmente útil. (ROCHA, 1990)

A Puericultura pode ser conceituada como Ciência que reúne noções de fisiologia, higiene, psicologia, nutrição e sociologia desde o período da gestação até a puberdade. Trata de um conjunto de noções e técnicas, desenvolvidas muitas vezes pelo enfermeiro, voltadas para os cuidados da criança com participação e interação dos pais\familiares. (CRESPIN, 1992)

A Puericultura se dá pelo acompanhamento de crianças em constantes consultas que podem variar conforme a faixa etária. Primeiramente ocorre a visita domiciliar durante os primeiros 7 dias após a alta, depois realizar no mínimo 7 consultas individuais, sendo 3 realizadas por médicos e 4 por enfermeiros. Em seguida, os pais\familiares deverão participar de no mínimo 4 vezes no primeiro ano de vida de grupos educativos, realizar pelo menos 2 consultas individuais no segundo ano de vida e, por conseguinte, realizar 1 consulta no mínimo do terceiro ao quinto ano de vida.

Nessas consultas o enfermeiro deverá realizar exames físicos apontando os riscos no crescimento e desenvolvimento da criança; preencher gráfico referente ao peso e altura nos cartões das crianças; verificar temperatura, perímetro encefálico e administrar as vacinas conforme o calendário básico de vacinação; fomentar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida; fazer análises das informações das consultas anteriores; conversar com pai\familiares e observar o comportamento tanto desta quando da criança; orientar a respeito de como prevenirem acidentes; avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor; identificar as dificuldades da família e tentar desfazê-las; e se necessário, encaminhar para a consulta médica informando o responsável sobre a importância dela. As consultas as realizadas, geralmente, em postos de saúde ou em consultórios e são de extrema importância para que se garanta um bom desenvolvimento à criança de forma que ela cresça e alcance todo o seu potencial.

O desenvolvimento é característica primordial da criança que cresce, amadurece e se afirma como indivíduo na sociedade. O bom desenvolvimento também é significado de boa saúde. Não pode haver um desenvolvimento satisfatório se a saúde da criança estiver afetada, pois as dificuldades na hora de começar a andar, brincar e desenvolver o lado psicomotor é maior. (MANCIAUX, 1984, p.238)

Desta forma, delimitou-se como problema da pesquisa: Quais os cuidados de Enfermagem em Puericultura na atenção básica?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com